SEM e SEO

SEM e SEO: qual a relação entre essas 2 estratégias de marketing digital?

Muitas pessoas costumam usar os termos SEO, sigla para Search Engine Optimization, e SEM, que significa Search Engine Marketing, muitas vezes, como se ambos significassem o mesmo quando se referem a estratégias de marketing digital.

Tanto um quanto outro ajudam a aumentar a classificação de um site ou uma página nos resultados dos principais buscadores da internet. Mas SEO, na verdade, pode ser considerado uma parte do SEM, que é uma categoria mais ampla.

No entanto, não há necessidade de achar que esse assunto é difícil ou que essas letras significam algo complexo.

Pelo contrário, ao dominar isso, uma pessoa e seu negócio de bateria estacionárias 150ah se beneficiarão de tal forma que saberão a importância de ter aprendido sobre esse assunto.

SEM e SEO: quais as diferenças no marketing?

Search Engine Marketing aumenta a visibilidade de um site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, conhecidas como SERPs, por meio de promoção e otimização.

SEM inclui SEO, assim como outros métodos de marketing. Para entender o que é SEM, é preciso primeiro entender como ele se encaixa no marketing digital como um todo.

Supondo que o primeiro passo para qualquer profissional de marketing seja obter mais tráfego para seu site. Existem várias maneiras de conseguir isso, desde mídias sociais até criação de sites.

Uma das melhores maneiras de obter mais tráfego no seu site de serviços de envelopamentos náuticos, por exemplo, é garantir que suas páginas tenham uma classificação alta quando as pessoas pesquisarem as palavras-chave relacionadas.

Independente de ser através de anúncios ou de forma orgânica. E tudo isso está ligado ao SEM.

As plataformas de anúncios são a forma mais direta de obter uma classificação alta nos resultados de pesquisa do Google, Bing, entre outros buscadores.

Porém, a forma de cobrança para os anúncios varia entre Pay Per Click (PPC), quando o cliente clica no anúncio, Pay Per Impression (PPI) quando o cliente vê o anúncio, e Pay Per Action (PPA), quando o cliente realiza uma ação.

Mas os anúncios pagos não são a única estratégia de marketing digital contida no                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    SEM. É aqui que se chega ao SEO.

SEO também diz respeito à otimização de seu site de conserto de prensa hidráulica para que tenha uma classificação mais alta nas SERPs dos principais buscadores.

A grande diferença, em relação aos anúncios de marketing, é que é possível utilizar várias técnicas para aprimorar os conteúdos. A partir disso, o próprio buscador definirá em que posição a página estará nas pesquisas depois dessa otimização.

Outra diferença bastante pertinente de se comentar é que o SEO não cobra o clique, em outras palavras, não é pago. Ele trabalha com um conceito orgânico de busca. Ou seja, quem utiliza as técnicas tem muito mais papel e  impacto nos resultados.

Embora a publicidade paga sobre PGR possa levá-lo ao topo dos resultados de pesquisa imediatamente, ela pode não ser sustentável a longo prazo.

Isso porque é necessário pagar por cada clique, o que torna a operação bastante cara e, às vezes, até pode ultrapassar o orçamento, que é tão disputado dentro de uma organização.

É por isso que seu site também deve ter uma classificação alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa de forma orgânica, principalmente para equilibrar o lado financeiro do negócio.

Como não é algo pago, quem utiliza SEO precisa saber como fazer essa otimização de forma que o Google conceda premiações ao conteúdo de qualidade, levando-o para as primeiras páginas e expondo mais a marca.

Isso leva tempo, bastante dedicação e pensamento de longo prazo. Exatamente por esse motivo que o ideal é conciliar as estratégias, tanto a paga quanto a gratuita.

Em uma das opções os resultados vêm rápido, porém se gasta bastante. E em outra, os resultados são um pouco mais demorados, mas o custo é muito mais baixo.

Colocando as duas estratégias de marketing na balança, se forma uma estratégia geral de SEM para alavancar os resultados da sua empresa de cuba dupla para triturador nos mecanismos de pesquisa da internet.

O que forma o SEO?

Visto isso, é importante explorar um pouco as táticas de SEO que podem ser usadas para o Google conferir se aquele conteúdo teve atenção no que o buscador julga como essencial.

Por exemplo, deve-se usar palavras-chave importantes relacionadas ao site e ao assunto abordado nos títulos, subtítulos, legendas de imagens.

E isso deve ser feito ao longo de um conteúdo mais denso, em termos de abrangência, mas bastante palatável para os variados tipos de público. Então, não precisa ser necessariamente algo aprofundado.

No entanto, é imprescindível ter conteúdo o bastante para informar, pegar referências e trazer o leitor para o universo do qual está sendo explicado, aprimorando assim uma estratégia de marketing.

Integrar com outros sites que são referências no assunto ou até fontes oficiais pode tornar seu conteúdo mais confiável, o que o Google vê com bons olhos.

E vale lembrar algumas coisas que o grande buscador da internet não vê com bons olhos. É o que especialistas chamam de Black Hat SEO, como se fosse um manual de más práticas SEO. É o contrário do que deveria ser feito.

O Google premia os bons conteúdos otimizados, mas também penaliza quem está tentando trapacear ou, simplesmente, não apresenta uma boa experiência de leitura aos clientes. É crucial destacá-los de forma resumida:

  • Conteúdo duplicado dentro e fora das páginas;
  • Conteúdo recorrente gerado de forma automática;
  • Conteúdo sem relevância para o leitor;
  • Conteúdo cheio de palavras-chave de forma artificial;
  • Muitas frases em negrito;
  • Links que levam ao próprio site;
  • Referências de outros sites com baixa relevância.

A parte de redes sociais também é relevante para os buscadores, uma vez que o compartilhamento e o número de seguidores da empresa podem influenciar no julgamento do Google sobre seu negócio de instalação ar condicionado ser uma autoridade.

Além da parte de otimização do conteúdo, editando as palavras, frases e títulos, o SEO tem uma verdadeira engenharia por trás.

Ou seja, para obter bons resultados é preciso que profissionais de códigos, como os desenvolvedores, ajudem a deixar as páginas rápidas e limpas, tornando o carregamento rápido, o que é outro fator que o Google considera bastante.

Os benefícios do uso de SEM e SEO

Primeiramente, como visto ao longo do artigo, o SEM é uma estratégia de marketing mais abrangente que contempla tanto práticas de SEO quanto ferramentas de publicidade paga.

Então, considerando isso, o SEM ajuda a aumentar a conscientização sobre sua marca ao expor conteúdos e anúncios ao público consumidor.

As pessoas veem um site ao pesquisar no Google e, mesmo que elas não cliquem naquele link em questão, o conteúdo pode ficar guardado na mente e, posteriormente, a marca fica como autoridade quando aquela pessoa precisar voltar ao assunto.

É importante salientar que os mecanismos de pesquisa via SEO são canais de marketing baseados na intenção das pessoas.

Por isso, o tráfego adquirido por meio do SEM, tanto orgânico quanto pago, tem mais probabilidade de conversão do que o tráfego de uma campanha de mídia social.

O SEO é, portanto, muito mais econômico do que a publicidade. Afinal, não é preciso pagar por cada clique no seu site. Depois de investir em SEO e começar a ter uma classificação alta, é possível colher os benefícios do tráfego orgânico para o seu site.

Ou seja, só com as páginas que foram construídas, caso estejam bem otimizadas, é possível receber leads e mais leads de graça.

É muito mais sustentável a longo prazo em relação à publicidade que depende do seu orçamento e de um grande investimento.

Considerações finais

De forma mais geral, o SEM é uma parte muito importante do marketing digital, não podendo em hipótese alguma ser ignorada pelo seu alto potencial de geração de leads.

A publicidade paga, nos grandes buscadores da internet, é ótima em algumas situações em que sua marca precisa estar no topo de forma muito rápida. Isto é, vale muito para situações específicas de muita visibilidade.

No entanto, a publicidade, nesses termos, é limitada pelo orçamento e nem sempre pode ser sustentável a longo prazo. Principalmente, se for um pequeno negócio, seja vendendo tratamento de piso granilite ou qualquer outro serviço.

Ou seja, a conclusão é que o SEM é importante para atingir objetivos tanto do lado pago quanto gratuito. No entanto, os recursos são escassos e quanto mais se economizar com marketing, mais lucro é capaz de ser gerado.

Embora leve um bom tempo para o SEO mostrar resultados, sobretudo se o seu negócio de projeto de ventilação exaustão e climatização for novo, vale a pena investir nesta estratégia a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love