Persona pode ser usada para buscas primárias, mas também como uma ferramenta para a criação de estratégias. Assim, vários aspectos que podem determinar se a estrateǵia vai ser boa, mas sem a construção de uma persona, os clientes ideias não vão ser alcançados.
Esse é um termo amplamente usado dentro do marketing e do design para criar um tipo de imagem fictícia de um cliente ideal. E se uma empresa de embaladeira automática para polpa de frutas, por exemplo, quer ter resultados nas campanhas, deve criar a persona.
Sabe-se que é um instrumento valioso para entender os gostos, desejos e condutas dos consumidores, o que permite que os negócios desenvolvam produtos e serviços bem mais relevantes e eficazes. E assim, essas organizações conseguem crescer mais no mercado.
Para fazer criação de personas, é preciso fazer a coleta de dados demográficos, contato e comportamentais, bem como a identificação de padrões de condutas e preferências. Tudo isso serve para que um negócio de camiseta personalizada dos vingadores, crie a sua.
Uma vez que as personas são criadas, elas podem ser usadas para orientar a criação de conteúdo, estratégias de marketing e até mesmo o desenvolvimento de produtos. A maioria das ações da empresa terão que ser orientadas com base na persona que foi construída.
Afinal, a persona vai representar o público a quem o negócio está se dirigindo, portanto, é necessário que todas ações sejam pensadas usando com estrutura basilar a persona. E se algo fugir da persona, a estratégia de marketing pode ser um total fracasso para as vendas.
Ao fazer uso das personas, os negócios podem melhorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, elevar as chances de sucesso no mercado. Pois, todas as vezes as ações da empresa estarão focadas em quem de fato compra, e não em clientes desqualificados.
Percebe-se com isso, que as empresas não podem negligenciar a construção da persona em suas estrateǵias de marketing digital. E muitas empresas acabam fazendo isso, e assim, acabam não tendo um resultado bom com o marketing, como consequência da negligência.
Assim, se uma empresa que vende remédio homeopático para refluxo, por exemplo, deseja ter resultados melhores em suas estrateǵias de marketing digital, deve investir na criação da persona de seu negócio, para que as estrateǵias sejam mais assertivas no final.
Atingir o cliente ideal é sempre a opção mais interessante, independente do tamanho que a empresa tem, se apenas clientes desqualificados para conversão forem atingidos, todos os resultados esperados serão frustrados com o tempo, e com isso um grande prejuízo.
No decorrer do artigo, vários pontos sobre este tema serão mostrados, e cada um deles vai servir para uma empresa que vende armário aéreo escritório, por exemplo, decidir se deve fazer a sua persona.
Conceito de Persona
A persona é uma imagem fictícia de um cliente ideal, criada a partir de dados demográficos, psicográficos e comportamentais. Ela ajuda os negócios a saberem as necessidades e desejos de clientes, permitindo que criem produtos e serviços mais personalizados.
Por exemplo, se uma empresa que oferece serviços de chaveiro 24 horas perto de mim deseja criar uma persona, ela pode considerar características como a idade, gênero, ocupação e hobbies de um cliente em potencial que possa precisar de seus serviços.
A persona criada pode ser uma pessoa que trabalha no turno da noite, que se preocupa com a segurança da casa e que pode precisar de um chaveiro de emergência no meio da madrugada.
Com essa persona em mente, a empresa pode criar estratégias de marketing e serviços que atendam às necessidades e desejos desse cliente em potencial.
Ao criar personas, as empresas podem se concentrar nas necessidades dos clientes e criar soluções de produtos e serviços mais personalizados, que atendam às necessidades de clientes específicos.
Dessa forma, uma empresa que oferece serviços de chaveiro 24 horas pode ter uma persona que represente um cliente em potencial que trabalha durante a noite e precisa de assistência rápida e de confiança.
A criação de personas ajuda as empresas a entender os clientes e a desenvolver soluções mais eficazes para atender às suas necessidades.
Ao criar uma persona para um cliente em potencial que precise de um chaveiro de emergência, a empresa pode ter estratégias de marketing e serviços que sejam mais relevantes para esse cliente e, assim, elevar as chances de sucesso no mercado.
Importância dentro da estratégia de marketing
Dentro do mundo do marketing, a criação de personas é uma estratégia essencial para atingir o público-alvo. Essa representação permite que as empresas entendam melhor o seu público e criem soluções personalizadas para as necessidades.
Através da criação de personas, os negócios podem identificar vários grupos de clientes e entender as necessidades e desejos mais específicos.
Isso permite que elas desenvolvam produtos e serviços que atendam às necessidades de clientes individuais, como por exemplo, um cliente que precise de serviços de lavanderia por perto.
Com a persona em mente, a empresa pode criar estratégias de marketing direcionadas, comunicando-se de forma mais eficaz com os clientes em potencial.
A importância da persona na estratégia de marketing é evidente em variadas áreas, como na criação de conteúdo, na publicidade e na comunicação com o cliente.
Ao ter personas, as empresas podem desenvolver um conteúdo mais valioso e engajador, que responde às necessidades de seus clientes.
Por exemplo, uma empresa que oferece serviços de limpeza pode criar conteúdo com dicas de limpeza que respondam às necessidades dos clientes, como manter roupas limpas e cheirosas, e assim por diante.
A persona também é crucial na publicidade, ajudando as empresas a entenderem onde e como comunicar com os clientes em potencial.
E tendo persona, uma empresa pode criar anúncios mais segmentados e eficazes, que sejam exibidos nos lugares certos, para o público certo.
Por exemplo, uma empresa que oferece serviços de limpeza pode exibir anúncios em sites de decoração de casa, onde o público-alvo é mais propenso a estar buscando por soluções de limpeza.
Com isso, vê-se que a persona também é fundamental na comunicação com o cliente, permitindo que as empresas entendam e atendam às necessidades de seus clientes.
Benefícios de ter uma persona
Uma das vantagens centrais de ter uma persona é que ela permite que os negócios entendam melhor o público-alvo. Com a persona, as empresas podem ver os aspectos demográficos, psicográficos e comportamentais dos clientes em potencial.
Isso permite que elas criem produtos e serviços que atendam às necessidades de clientes individuais, como por exemplo, um cliente que exija porta de acrílico para sua loja.
Outra vantagem essencial de ter uma persona, é que ela permite que os negócios criem conteúdo mais relevante e engajador. Com uma persona em mente, as empresas podem ter conteúdo que responda às necessidades e desejos de seus clientes.
Isso pode resultar em um aumento no engajamento do público-alvo, bem como em um aumento nas vendas. Por exemplo, um negócio que vende porta preço acrílico pode ter conteúdo com dicas de como usar o produto de modo eficaz em vários tipos de negócios.
Além disso, a criação de personas também pode ajudar os negócios a identificarem novas oportunidades de mercado. Ao saber melhor as necessidades e desejos dos clientes, as empresas podem ver oportunidades de negócios que antes não haviam sido consideradas.
Como definir bem uma persona
Para definir bem uma persona, é importante seguir alguns passos fundamentais que irão garantir que a empresa crie uma representação exata e útil do público-alvo. Abaixo há algumas dicas para definir bem uma persona:
- Pesquisar o público-alvo;
- Identificar as necessidades e desejos do público-alvo;
- Criar uma representação fictícia do público-alvo;
- Criar um rosto para a persona;
- Refinar a persona com feedback.
Todas as dicas apresentadas servem para qualquer empresa, não importa o setor. Um negócio que vende furadeira para vidro, por exemplo, pode fazer uso das dicas citadas para fazer a sua persona.
Considerações finais
Por fim, definir uma persona é uma fase fundamental na estratégia de marketing digital de qualquer negócio. Isso permite que as empresas entendam melhor o seu público-alvo e criem mensagens de marketing mais eficazes e direcionadas.
Além disso, a criação de personas pode ajudar o time de marketing a se conectar de forma emocional com o público-alvo, o que é fundamental para criar relacionamentos duradouros com os clientes.
Portanto, não se deve subestimar a importância de definir uma persona para o negócio, e usar a representação fictícia para orientar as estratégias de marketing e melhorar os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.