Palavra-chave

Como usar a análise de palavra-chave para melhorar o SEO

Palavra-chave é um termo que costuma ser composto por uma ou mais palavras, usado pelos usuários quando vão escrever uma dúvida nos mecanismos de busca para conseguir respostas precisas.

Quando uma empresa está começando a investir em SEO (Search Engine Optimization), um dos primeiros termos que ouve é justamente palavra-chave, isto porque elas precisam fazer parte dessa estratégia para que a marca alcance bons resultados.

SEO reúne diversas ações que vão otimizar o conteúdo e as páginas do negócio para que ele consiga ser bem posicionado nos resultados de pesquisa, e embora a palavra-chave não seja a única estratégia, ela é basicamente a mais importante.

Isso porque, hoje em dia, a porta de entrada para novos clientes costuma ser o Google, tendo em vista que as pessoas procuram produtos e serviços e outras informações por meio dele.

A empresa precisa saber quais são os termos que essas pessoas usam para fazer pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços, usá-los como palavras-chave e aí sim montar sua estratégia de otimização.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar por que a análise de palavra-chave é importante para o SEO, quais são as ferramentas disponíveis para analisá-las e como fazer uma pesquisa de palavra-chave abrangente para identificar as mais relevantes.

Importância desse processo

A análise de palavras-chave é um processo muito importante para o SEO porque ajuda a direcionar tráfego qualificado para o site da empresa.

Esse termo traz algumas pistas sobre quem são as pessoas, suas necessidades e problemas, além de permitir entender como a organização pode atender seu público.

Por exemplo, se o termo usado por uma pessoa durante uma pesquisa for “como tirar carteira cnh pcd”, significa que esse usuário quer saber como funciona o processo de habilitação para portadores de deficiência.

Para uma autoescola, isso é muito útil porque vai ajudá-la a criar conteúdos mais direcionados, além de ser fundamental para todas as estratégias de marketing, visto que também direciona os produtos e serviços para as pessoas certas.

O direcionamento para o site acontece porque é a palavra-chave que vai permitir ao público descobrir conteúdos de maneira orgânica. Elas ajudam os buscadores a compreenderem qual é a informação passada na plataforma e sua relevância.

Os motores de busca prezam pela qualidade do conteúdo e da página, e se eles não tiverem os termos usados pelos usuários, podem ser considerados ruins e não serão bem posicionados nos resultados de pesquisa.

Assim sendo, para que a estrutura da plataforma seja otimizada, assim como a do conteúdo, a marca precisa escolher palavras-chave primárias e secundárias que vai utilizar.

Ferramentas e técnicas

Uma empresa de limpeza de coifa de restaurante pode usar ferramentas e técnicas de análise de palavras-chave para melhorar suas estratégias de SEO. Entre as ferramentas estão:

  • SEMrush;
  • Ahrefs;
  • Keyword Tool;
  • Zutrix.

A SEMrush é a ferramenta mais popular porque é completa e muito útil para o planejamento de SEO. Possui uma grande base de palavras-chave e existe volume de buscas para todas aquelas que o negócio precisar.

Também faz uma boa análise de concorrência para comparar os termos usados pelos concorrentes. A ferramenta de lacunas traz um diferencial difícil de encontrar em outras plataformas.

Quanto à Ahrefs, é uma excelente ferramenta para analisar backlinks, mas também pode ser usada para pesquisas de palavras-chave. Sua base é de termos também é um de seus diferenciais.

Para utilizá-la, um dos pontos mais importantes é prestar atenção aos detalhes de informações de cada palavra, e ao fazer uma análise em particular, ela mostra o resultado nas buscas orgânicas e o histórico de mudança de posicionamento.

Já a Keyword Tool sugere muitas palavras-chave relacionadas ao volume de buscas, sendo possível usar um único termo, fazer pesquisas em massa e pesquisar usando um domingo.

É a opção perfeita para uma administradora de condomínios que precisa fazer distribuição de vagas de garagem, entre outros trabalhos porque é simples e intuitiva.

Durante o uso, é possível pesquisar palavras-chave em quase todos os buscadores, redes sociais e plataformas de vendas. Além disso, também pode ser usada para pesquisar termos no YouTube.

Por fim, a Zutrix é uma ferramenta de pesquisa muito útil para o Google e o YouTube, visto que faz pesquisas por domínio e pode ser configurada com outras ferramentas que são utilizadas com os clientes.

Mas se o usuário quiser usar a ferramenta como uma plataforma de uso para os clientes, precisa pagar uma quantia por mês. Já no plano básico, é possível fazer consultas externas, limitando-se à quantidade de 250 consultas por dia.

Como pesquisá-las?

Uma dúvida muito comum entre os negócios que estão implementando as estratégias de SEO é como fazer pesquisas de palavras-chave abrangentes e identificar os termos mais relevantes e competitivos para o nicho.

A boa notícia é que um fabricante de barra roscada M8 pode seguir um passo a passo com as seguintes práticas:

Definir um tema

O primeiro passo é definir o tema que será trabalhado para que se possa encontrar palavras-chave condizentes que serão utilizadas nos conteúdos e nas páginas.

Se a empresa não definir seu tema antes de começar a pesquisa, não saberá os termos que precisa encontrar para o planejamento.

Escolher as ferramentas

Hoje em dia, existe uma grande quantidade de ferramentas de SEO que as empresas podem usar, como aquelas que foram mencionadas no tópico anterior.

Elas são essenciais porque ajudam a identificar e analisar palavras que representam boas oportunidades para o tema escolhido anteriormente. Além disso, o ideal é que a empresa conte com pelo menos 3 plataformas de análise.

Usar a ferramenta

Supondo que um fabricante de painel acm adesivado tenha escolhido como ferramenta a SEMrush, poderá ter em mãos uma análise completa dos termos, bem como variações e palavras relacionadas.

A ferramenta também mostra opções usadas pelos concorrentes, e após acessá-la e pesquisar pela palavra-chave desejada, o sistema vai trazer um relatório completo sobre ela.

Neste relatório, é possível descobrir o volume de pesquisa mensal, número de resultados, palavras-chave relacionadas, variações de termos, lista com o S20 primeiros colocados e um gráfico de tendência de crescimento na busca.

Também é possível encontrar uma lista de variações da palavra, e o negócio precisa ter total atenção ao relatório para usar as informações e encontrar as variações escolhidas que realmente trazem boas oportunidades.

Também pode haver um alto volume de buscas e uma concorrência aceitável como demonstração de oportunidade. Outra coisa é lembrar que existe uma série de termos mais longos que são ótimos para linkar artigos com palavras curtas.

Por exemplo, “bateria estacionária 24v” pode estar relacionada a palavras mais curtas como “bateria”, “bateria automotiva”, entre outras.

Selecionar as oportunidades

Por fim, é o momento de selecionar as oportunidades e finalizar a pesquisa, criando um pequeno relatório que mostra os melhores resultados e as oportunidades encontradas nas ferramentas usadas.

Supondo que a organização tenha encontrado 4 termos que valem a pena e que trazem oportunidades para as estratégias de otimização, entre essas opções, vai encontrar aquela que pode ser considerada como o foco do tema.

Algumas palavras vão mostrar uma quantidade de buscas mensais muito maiores do que outras, mas nem sempre elas são as melhores opções.

Isso, porque, se uma loja de móveis escrever um conteúdo completíssimo sobre cortina duette, pode encontrar várias opções de palavras-chave.

Por exemplo, se alguém pesquisou o termo “o que é casa contêiner” utilizou uma palavra chave porque, além do volume, ela também conta com variações relevantes.

Pensando na maneira como os usuários pesquisam nos motores de busca, tem-se os termos que a grande maioria de pessoas vai utilizar.

Se não houver a devida criação e busca de palavras-chave que realmente sejam condizentes com o negócio, fica mais difícil obter resultados positivos e alcançar o propósito almejado.

De qualquer forma, as ferramentas oferecem pesquisas consistentes e a partir dos termos sugeridos, fica muito mais fácil criar textos sobre qualquer assunto, como estante de gesso, e que realmente trazem resultados.

Por outro lado, sem a pesquisa e a análise dessas palavras, a organização corre o risco de investir na criação de conteúdos e de páginas que não vão conseguir ser bem posicionadas, uma vez que não se mostram relevantes para os usuários.

Considerações finais

Boas estratégias de SEO dependem da escolha correta de palavras-chave que vão formar o conteúdo e a página em que será inserido. Felizmente, existem muitas ferramentas e estratégias que ajudam a encontrar essas palavras.

Utilizá-las e fazer uma boa análise é a melhor forma de criar materiais que realmente vão atrair visitantes para o site e posicionar o negócio entre os melhores resultados de pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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