Marketing de massa é uma estratégia diferente das ações que estão em alta no mercado, uma vez que as práticas não são segmentadas, tendo como propósito impactar o máximo de pessoas possível com os anúncios.
Mesmo indo na contramão das práticas mais procuradas pelas empresas, o marketing de massa tem valor e é muito eficiente, desde que exista um planejamento estratégico, considerando os objetivos do negócio.
Uma das principais mudanças trazidas pela era digital é o fortalecimento do consumidor que se tornou muito mais exigente. As pessoas querem que as organizações saibam atraí-las por seus gostos, preferências e desejos.
Para atender essa demanda, as companhias começaram a segmentar suas estratégias de marketing. Dentro do marketing digital, existe a personalização de anúncios e conteúdos para que as ações sejam um sucesso.
Mas existem outras práticas que resistem a esse comportamento e apostam no marketing de massa, sem prezar pela segmentação. São ações que não focam em personalização, tendo como objetivo impactar uma grande quantidade de consumidores.
Para muitos negócios, essa estratégia é eficiente, por isso, este artigo vai explicar o que é marketing de massa, como trabalhar esse tipo de marketing e mostrar algumas dicas para aplicar ao negócio.
Conceito de marketing de massa
Geralmente, a equipe de marketing se vê diante de um orçamento apertado para colocar em prática tantas estratégias, mesmo assim, esses profissionais precisam apresentar resultados positivos para as organizações.
Quando isso acontece, o planejamento se volta para técnicas que tentam segmentar e personalizar as estratégias de comunicação, de modo que tudo seja mais preciso.
O marketing de massa não segue essa premissa, tendo como foco impactar o maior número de pessoas. Ao colocá-lo em prática, um fabricante de grelha para piscina ignora fatores como nicho, persona e público-alvo.
Isso porque o objetivo é expor a empresa o máximo possível, sem pensar em diferenciação. O marketing de massa surgiu na década de 1920, quando as organizações começaram a usar o rádio como meio de comunicação.
Os anúncios que antes eram veiculados apenas nos locais de atuação da empresa, passaram a atingir uma quantidade maior de consumidores.
Durante o século XX, mostrou-se como uma estratégia muito eficiente, principalmente depois que a televisão começou a chegar aos lares do mundo todo. Com ela, foi possível gerar um impacto ainda maior nos consumidores.
Atualmente, mesmo diante de tantas outras estratégias mais segmentadas, ainda existem muitas marcas que investem em marketing de massa para atrair consumidores.
O método consiste em utilizar canais de comunicação populares para divulgar a empresa, seus produtos e serviços, sem fazer distinção de público, tendo como propósito apenas chamar a atenção de uma grande audiência.
É uma ação que costuma ser adotada por organizações desconhecidas e que querem entrar em um mercado para lançar seus produtos.
Com o marketing de massa, um fabricante de mesa de passar industrial consegue gerar valor para ela mesma, valorizando a experiência do consumidor, atendendo suas demandas e criando anúncios que chamam a atenção das pessoas.
A organização consegue atrair o público justamente porque a personalização fica de lado, assim, consegue modificar o comportamento do usuário, por meio de anúncios impactantes, mas com resultados que não são fáceis de mensurar.
Ao adotar a estratégia, alguns indicadores, como retorno sobre os investimentos e taxa de cliques, não têm a mesma importância. As principais características do marketing de massa são:
- Impactar o grande público;
- Usar canais populares;
- Obter retorno com grande impacto;
- Introduzir novos produtos e marcas.
Mas para cumprir seu papel, o marketing de massa precisa ser colocado em prática do jeito certo e com um bom planejamento.
Como trabalhar o marketing de massa?
O marketing de massa pode ser trabalhado por meio de algumas estratégias conhecidas dentro dele. Uma delas é chamada de abordagem shotgun, tendo como propósito atrair o maior número de pessoas para a marca.
Ao aplicá-la, um fabricante de produto para limpeza de piso industrial não se preocupa com segmentação e utiliza uma mensagem genérica para passar a mesma ideia a diferentes usuários.
Outra estratégia muito conhecida é o marketing de guerrilha, que se utiliza de ações, campanhas e anúncios para chocar a audiência, tanto por meio de mensagens criativas quanto por meio de conteúdos emocionantes.
A ideia principal é chamar a atenção das pessoas e envolver o público com uma mensagem. Para se destacar em meio aos concorrentes e conquistar a atenção do consumidor, o marketing de guerrilha se comunica com várias pessoas de uma vez.
Ele transmite ações chocantes e chamativas que podem ser usadas para provocar uma reação, como comprar um produto, reavaliar as prioridades do negócio, convidar as pessoas a conhecerem a marca e até provocar o concorrente.
Como aplicar o marketing de massa
Para aplicar o marketing de massa, um fabricante de churrasqueira gourmet a carvão precisa investir nas seguintes ações:
Focar na audiência
Embora o marketing de massa não se preocupe com a personalização e a segmentação, ainda assim é importante entender qual é o desejo dos consumidores e como as pessoas se comportam.
Mais precisamente, a marca deve saber de que forma seu público se comunica, quais são os canais que utiliza e o que é importante para essas pessoas.
Mesmo que a segmentação não seja tão importante, ainda assim vale a pena usar alguns formulários e questionários para coletar informações importantes sobre a audiência.
Investir em interatividade
Uma coisa é fato, o público gosta de interagir com as marcas, uma vez que isso torna o relacionamento mais dinâmico e interessante, além de proporcionar uma experiência única e que faz as pessoas se sentirem parte da ação.
Um fabricante de guardanapos de papel personalizados pode usar diferentes exemplos de marketing de massa para engajar a audiência, usando para isso meios interativos, como jogos e competições.
Apostar na simplicidade
O marketing de massa pretende alcançar uma grande quantidade de pessoas, mas isso não significa que a estratégia precisa ser complexa ou grandiosa.
Uma ideia simples e inteligente consegue impressionar muito mais do que ações chamativas. Estratégias muito complexas são mais caras e nem sempre são capazes de impactar o público.
Existem inúmeros exemplos de ações tão simples que foram capazes de atrair uma grande quantidade de pessoas para a marca.
Por exemplo, uma marca de pasta de dente criou uma sequência de imagens em que uma pessoa está chupando um sorvete, e conforme isso acontece o palito se transforma em uma escova de dentes para lembrar sobre a importância da escovação.
Uma empresa de lavagem de almofadas a seco pode seguir esse mesmo padrão de ideia e surpreender o público com uma mensagem inteligente.
Amplificar as mídias
Depois de criar uma estratégia de marketing de massa, é necessário divulgá-la em diferentes canais, visto que isso vai garantir uma divulgação maior para o negócio.
A ação será vista por mais pessoas porque o negócio vai trabalhar em cima de uma amplificação com outras mídias, maximizando os resultados.
O marketing digital também precisa ser trabalhado porque a organização pode documentar um evento por meio de vídeos e publicar no YouTube.
Quando a campanha é realmente boa, é compartilhada pelas redes sociais e consegue atrair mídia espontânea.
Vantagens do marketing de massa
A maior vantagem do marketing de massa para uma empresa de regulagem de válvula do motor é a possibilidade de impactar milhares de consumidores com uma só mensagem publicitária.
Um anúncio durante a transmissão de uma partida de futebol será visto por muitas pessoas no país todo, algo muito eficiente para fortalecer a imagem da companhia, mesmo diante de um público específico.
Se o negócio operar em uma escala de audiência maior, a distribuição será mais barata, visto que apenas uma ação vai conseguir chegar a diversos usuários e com o melhor custo benefício.
Mesmo que a campanha não gere nenhum tipo de retorno para o negócio, os gastos não foram tão altos e isso ajuda a reduzir as perdas com pesquisas de marketing.
Outra vantagem para um fabricante de nobreak datacenter é o fortalecimento da marca pela exposição em canais usados pela maioria. Por isso o recurso é tão eficiente quando se trata de organizações que estão tentando entrar no mercado.
Também vale muito a pena para as companhias que querem lançar um novo produto porque elas conseguem chamar a atenção do consumidor, sem precisar de anúncios personalizados e mais caros.
Considerações finais
O marketing de massa reúne um conjunto de estratégias capazes de impactar uma quantidade maior de pessoas, por meio de canais populares.
É uma estratégia antiga, mas que continua trazendo excelentes resultados e que precisa fazer parte do planejamento de marketing das empresas, independentemente de seu segmento de atuação ou porte.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.