Existem várias estratégias que ajudam a aumentar as vendas de uma empresa, sendo ações inteligentes e que reinventam o negócio para atrair os consumidores.
O objetivo de muitos lojistas é vender cada vez mais, afinal, é assim que a loja ganha dinheiro e consegue se manter ativa e competitiva no mercado. Só que muitos acabam se esquecendo que as estratégias de vendas precisam ser revisadas e aprimoradas.
É dessa forma que elas vão acompanhar as mudanças do mercado, encarar períodos de instabilidade econômica e implementar tendências fundamentais para aumentar o giro de produtos e as negociações de serviços.
O lojista precisa estar sempre de olho no que acontece em seu segmento de mercado, mas isso não é o suficiente, tendo em vista a importância de acompanhar o que acontece fora dele também.
Em linhas gerais, é necessário ter uma visão completa do panorama em que o negócio está inserido. Isso ajuda a ter informações valiosas sobre o mercado como um todo e o que fazer para ter sucesso nas vendas.
Como se pode aumentar as vendas do negócio?
Existem várias estratégias que ajudam a aumentar as vendas do negócio, e dentre as principais que podem ser usadas pela maioria das organizações estão:
Conhecer o comportamento do público-alvo em estratégias
As estratégias de marketing e vendas dependem muito das características do público para que possam ser direcionadas para as pessoas certas. Além de conhecer o comportamento dos consumidores, é necessário acompanhá-lo.
A maneira como uma pessoa compra os produtos e serviços que precisa, como persiana romana sala, muda muito ao longo do tempo. Outra coisa é que a marca deve analisar o que os consumidores estão procurando na internet.
Conforme a situação do momento, uma pessoa pode procurar determinada solução, por exemplo, em 2020 muitos consumidores pesquisaram sobre exercícios físicos para fazer em casa.
Por conta disso, empresas do setor começaram a criar produtos relacionados a essas procuras, o que ajuda a atrair leads qualificados e consequentemente aumenta as vendas.
Saber precificar dentro das suas estratégias
As estratégias de precificação estão totalmente relacionadas ao número de vendas do negócio. A loja deve chegar ao custo ideal para os produtos e serviços que vende, equilibrando o valor da oferta e a demanda dos consumidores.
O lojista também precisa entender a fundo qual é a inteligência de mercado para reconhecer conceitos importantes, tais como:
- Precificação de produtos;
- Custos variáveis;
- Regime tributário;
- Margem de lucro;
- Margem de contribuição.
Uma loja de artigos para computador terá muito mais facilidade para precificar cabo de força para notebook Lenovo com base nessas informações.
Aproximar o produto do cliente por meio de estratégias
As plataformas de vendas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, mesmo assim, ainda tem gente que tem receio de comprar. O principal motivo para isso é a falta de contato com a mercadoria.
Nessa modalidade, o cliente não pode experimentar uma roupa antes de comprá-la, assim como não pode testar o produto antes da decisão de compra. Para lidar com essa questão, é fundamental aproximar o produto do cliente.
No site de vendas, as fotos precisam ter boa qualidade e as descrições das mercadorias devem ser muito detalhadas.
O lojista precisa falar sobre detalhes dos produtos, como material de fabricação, dimensões, possibilidades de uso, marca, entre outros.
Variar as formas de pagamento
Variar as opções de pagamento sempre é uma boa alternativa para aumentar as vendas, e isso porque o consumidor tem mais autonomia para escolher como vai pagar suas compras.
O negócio precisa oferecer todas as opções que os consumidores brasileiros costumam usar, como boleto bancário, cartão de crédito, depósito, transferência e o PIX.
Mas além de variar as opções de pagamento, uma empresa de conserto Iphone 7 também deve usar os gateways de pagamento. Esses sistemas são responsáveis por conectar e transferir dados entre usuários e bancos ou operadoras de cartão de crédito.
Aproveitar datas comemorativas
Existem períodos sazonais muito proveitosos para alavancar as vendas por meio de estratégias, como no caso da Black Friday, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.
Negócios de qualquer segmento podem aproveitar datas importantes, independentemente de seu nicho. Até mesmo as estações do ano e certos meses são motivos de sobra para criar promoções e atrair as pessoas.
Investir em marketing digital
As vendas são frutos de boas estratégias de marketing, e a internet oferece muitas possibilidades para divulgar a marca, seus produtos e serviços.
Tudo dentro dela acontece de maneira direcionada, planejada e estruturada, além disso, é necessário que a presença digital aconteça em diferentes canais.
Isso significa que uma loja de móveis especializada em cadeira escritorio rodizio silicone deve criar um site institucional, um blog da empresa, criar perfis nas redes sociais, se comunicar por e-mail, entre outras ações importantes para manter contato.
Observar os concorrentes
Observar os concorrentes é indispensável para saber se eles estão abaixando ou aumentando os preços, e mesmo que uma análise desse tipo possa parecer invasiva, é necessária para que as estratégias sejam mais competitivas.
O lojista precisa entender os tipos de vendas que a concorrência realiza, como é a configuração do site, quais são os preços e promoções praticados, como é a página de checkout, entre outros aspectos que caracterizam o site da concorrência.
Para fazer uma análise profunda e completa das outras empresas e sentir como os clientes se sentem, vale a pena comprar alguma coisa e ainda aproveitar para analisar as formas de pagamento e o prazo de entrega.
Uma empresa de instalação de drywall teto pode até mesmo entrar em contato com o atendimento para saber se seu concorrente demora para responder, se existe uma informação nova sendo compartilhada e as opções de atendimento que existem.
Observar a concorrência é uma forma de ser mais criativo, compreender como o público se comporta, quais são as necessidades das pessoas e o que o negócio pode fazer para se destacar.
Revisar os processos internos
Os processos internos também precisam estar bem alinhados, e para fazer isso, o lojista precisa analisar as etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato do consumidor com a loja até o recebimento da mercadoria.
É indispensável entender os principais pontos desse processo para listar quais são os pontos positivos e o que deve ser melhorado.
Como estabelecer estratégias de vendas
Além de investir nas estratégias mostradas anteriormente, é necessário saber estabelecê-las para acompanhar as mudanças constantes na economia, entrada de novos concorrentes e atender clientes cada vez mais conectados.
Uma das técnicas que um fabricante de cobertura para garagem residencial pode trabalhar é a penetração de mercado. Trata-se da capacidade de ampliar o negócio e vender mais produtos no mercado em que atua.
É uma forma de convencer os consumidores a comprarem mais soluções oferecidas pela empresa e com isso aumentar a participação dela no mercado.
É essencial tentar reduzir os custos de produção, mas sem prejudicar a qualidade, pois isso demonstra a diferenciação do produto. Ademais, observar os espaços no mercado nos quais os concorrentes ainda não estão atuando.
A marca também pode descobrir novas atividades para os produtos que vende e com isso conquistar novos mercados. Um dos produtos que passaram por essa transformação é o bicarbonato de sódio.
Antigamente, era usado apenas na culinária, nas hoje, pode ser parte de uma mistura para limpar cortina romana sob medida, estofados, tapetes e até mesmo para ser usado como desodorante e creme dental.
As marcas precisam interagir para alcançar novos usuários e incentivar o consumo de seus produtos de maneiras diferentes.
Hoje em dia, é possível se comunicar com pessoas que estão abertas para usar as novidades, aqueles que não sabem usar e aqueles que moram em regiões mais distantes.
Outra forma de estabelecer as estratégias de vendas é para o desenvolvimento de produtos, de modo a diversificar as soluções no mercado em que a loja atua.
Para um fabricante de piso laminado para escritório, a segmentação é uma forma de conhecer melhor seus clientes, seus hábitos de consumo e encontrar novos produtos.
O desenvolvimento de uma solução passa pela fase do pré-desenvolvimento, indo para o desenvolvimento em si e depois para o lançamento.
Por fim, é interessante desenvolver produtos para novos mercados, uma iniciativa que deve ser realizada antes dos concorrentes, encontrando segmentos que praticamente ninguém atua, pois traz muitas vantagens competitivas.
Considerações finais
Vender é uma arte que precisa de muita criatividade, inovação e coragem para implementar estratégias e mudanças necessárias.
Por meio de ações simples e assertivas, o negócio consegue levar suas soluções para mais clientes, estimular a necessidade de compra e melhorar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.