Já é difícil ser uma pessoa calma em um mundo que sempre foi muito agitado. Mas quando você joga agora uma pandemia, depressão econômica e agitação cívica, é fácil até mesmo para a mente mais calma mergulhar em um redemoinho de medos, ansiedade, turbulência e pânico.
Contra um mar de problemas, lutamos bravamente para não perder a cabeça. Em tempos como esse, como uma cerveja gelada em um dia quente, nossa alma anseia por calmaria. Na internet há testes de ansiedade onde você consegue saber qual o nível de estresse você se encontra.
Estar calmo é ter uma profunda sensação de paz, mesmo quando a vida te surpreende com limões. É lidar com o pior de uma situação com aceitação, graça e dignidade.
Saber ser uma pessoa calma permite que você veja as coisas com clareza e saia do clima mais tempestuoso. Você será capaz de pensar logicamente, atencioso e um melhor tomador de decisões. Também lhe dará a sensação de estar no controle de suas emoções, especialmente quando estiver enfrentando os contratempos e desafios da vida.
Técnicas comprovadas para controlar suas emoções e ser uma pessoa calma
Simplesmente respire
Pode parecer simples demais para ser útil, mas a respiração é a maneira natural do seu corpo de acabar com o estresse. Há uma variedade de técnicas de respiração focada para ajudá-lo a ficar calmo. Mas todos eles têm um princípio subjacente promover uma sensação de calma inundando seu cérebro com oxigênio e estimulando o sistema nervoso parassimpático.
Observe seus pensamentos
Os antigos estóicos acreditavam com razão que o que realmente importa não é o que acontece conosco, mas como reagimos a eles.
Evite reagir ou agir a todo e qualquer pensamento flutuando em sua cabeça. É uma tarefa árdua impedir que sua mente gire interminavelmente em suas horas de vigília, mas você pode optar por observar os pensamentos com algum distanciamento sem julgamento.
Visualize uma imagem calmante
Escapar para a natureza é uma bela maneira de restaurar a tranquilidade em sua mente. Mas nem sempre você tem a oportunidade e o tempo para fazê-lo. A próxima melhor coisa é colocar-se mentalmente em um lugar tranquilo.
Use o poder de sua imaginação e transporte-se mentalmente para cenas relaxantes, calmantes e calmantes. Reproduza um filme mental em HD completo com som 3D – uma cachoeira barulhenta, o murmúrio silencioso de um pequeno riacho, vegetação exuberante ou a visão e os sons das ondas do mar quebrando.
Pratique (e escreva) gratidão
Pouco antes de se deitar todos os dias, reserve alguns minutos para escrever em seu diário de gratidão. Anote todas as coisas pelas quais você é grato em sua vida. Se você está estressado financeiramente ou não importa sua circunstância, pense em tudo o que você tem para ser grato (são incontáveis, acredite), em vez de ficar pensando em tudo que deu errado.
Essa prática não apenas reduz o estresse, mas também limpa a mente e melhora o bem-estar geral.
Faça uma pausa nas notícias
As casas de mídia prosperam com más notícias – e isso não falta agora. Mas você pode querer reduzir o quanto você consome.
Pesquisas mostram que alimentar sua mente com uma dieta constante de notícias negativas pode sobrecarregar você. Se você se sentir sobrecarregado, poderá restaurar sua sensação de calma desconectando-se de todas as mídias por um período. Não se preocupe, você não vai perder nada que valha a pena.
Crie uma lista de reprodução de música relaxante
Está estabelecido que ouvir música pode ter um efeito relaxante substancial. Faça uma lista de reprodução de músicas para ajudá-lo a relaxar quando estiver estressado. Foi demonstrado que a música clássica lenta diminui a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial e reduz os níveis de hormônio do estresse.
Mais uma vez, uma música captura nossa atenção e impede que a mente divague. É por isso que é usado como um auxiliar de meditação.