Design responsivo

As melhores práticas de design responsivo para otimizar o SEO do seu site mobile

Design responsivo é um conjunto de ações usadas para que uma página na internet possa receber acessos de diferentes dispositivos, independentemente do tamanho da tela.

Hoje em dia, as pessoas podem usar computador, notebook, tablet, smartphone e outros tipos de aparelhos para acessar a internet. Tendo isso em vista, a empresa precisa se preparar e ajustar o site institucional.

Para investir em design responsivo, é necessário combinar duas linguagens de programação muito conhecidas, sendo o HTML, responsável pela estrutura do texto, e o CSS, que trata de compor e agrupar o estilo visual do site.

O maior objetivo de investir em design responsivo é permitir que a plataforma seja acessada pela maior quantidade de pessoas. O tráfego melhor é muito quando diferentes tipos de aparelhos, delas e resoluções são compatíveis.

É importante lembrar que essas ações também estão relacionadas à experiência do usuário, uma vez que melhora a qualidade da usabilidade e considera o posicionamento dos elementos.

Este artigo vai mostrar quais elementos do design responsivo melhoram a experiência do usuário, como ele afeta o desempenho do SEO em dispositivos móveis e quais são as melhores práticas para implementar no site.

Principais elementos constituintes

Existem alguns elementos presentes no design responsivo que tornam a experiência do usuário mais positiva nos dispositivos móveis. São eles:

  • Layout;
  • Conteúdo;
  • Tipografia;
  • Imagens e vídeos;
  • Animação.

O layout serve para garantir que outros elementos, como menus, botões e blocos de conteúdo sejam coerentes em cores, posições e formas e permitam a interação pelo usuário.

Um fabricante de piso laminado click durafloor também precisa cuidar bem da qualidade de seu conteúdo para transmitir a mensagem que deseja ao usuário. A informação textual deve estar visível, bem hierarquizada e vinculada ao design.

As fontes usadas também precisam ser legíveis, sincronizadas com a mensagem e adaptadas para diferentes dispositivos. A companhia deve levar em conta a apresentação da tipografia em várias densidades de pixel para escolher a melhor.

As imagens e vídeos possuem limitação quando o assunto é flexibilidade de tamanho, por isso, precisam ser usados levando em conta a plataforma, e caso seja necessário, devem ser cortados e redimensionados.

Outro ponto elementar é fazer com que a animação possa se adequar a qualquer tamanho de tela, o que exige desenhos em versões para dispositivos distintos.

Uma mesma animação deve ter formato horizontal na tela de um computador e formato vertical para tela de celular.

Impactos do design responsivo

O design responsivo gera impactos diretamente nas estratégias de SEO, e faz isso porque melhora o tráfego move para o site. A navegação móvel cresce constantemente porque o celular faz parte do dia a dia das pessoas.

Se alguém quer pesquisar, por exemplo, sobre forro de isopor anti chama, basta pegar o smartphone, acessar a internet e fazer a pesquisa. Esse tipo de navegação já é padrão e o design responsivo é voltado para ela, portanto, atrai tráfego móvel.

Outro impacto é que o carregamento da página será muito mais rápido, e isso é fundamental porque a velocidade é um fator importantíssimo para a classificação no Google.

Carregar um site completo em uma tela menor é algo frustrante para o usuário e extremamente lento, mas o design responsivo condensa as páginas para que elas fiquem menores e mais fáceis de carregar.

A velocidade de carregamento é muito importante porque reduz a taxa de rejeição, pois de nada adianta receber muitas visitas, se elas não consomem o conteúdo e saem assim que entram na plataforma.

A responsividade é extremamente recomendada porque reduz as taxas de rejeição e consequentemente melhora a classificação nos mecanismos de pesquisa.

Também torna o design mais atraente e entrega o conteúdo em uma página organizada, limpa, nítida e fácil de compreender.

Experiências negativas afetam a otimização, por isso, é imprescindível focar nas pessoas na hora de construir o site. Ao acessar o portal institucional de uma empresa de pintura automotiva industrial, o usuário precisa ver o conteúdo todo.

Se ele puder fazer isso em qualquer tela, terá uma boa impressão logo no início, e não vai precisar sofrer para dar zoom, rolar a página de um lado para o outro, entre outras situações desagradáveis.

O design responsivo melhora muito a usabilidade, por isso consegue evitar esse tipo de situação. Mas para garantir que ele tenha um bom desempenho, existem alguns fatores que precisam ser considerados.

São os fatores de rankeamento do Google, e um deles é o Pagerank ou Page Authority. O Google oferece uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página em relação a uma palavra-chave.

A nota se baseia na qualidade e quantidade de links recebidos, além de oferecer uma nota de 1 a 100 para fatores como relevância.

A autoridade de domínio também é um fator imprescindível por que o Google avalia o domínio da plataforma em todas as suas páginas.

Uma das estratégias de SEO mais utilizadas é o link building, mas o Google está sempre de olho na qualidade dos links que uma loja de saco silagem 200 micras recebe e cria.

Por essa razão, é muito importante criar relações com plataformas relevantes e de empresas que atuam em mercados complementares.

Melhores maneiras de se fazer um design responsivo

Existem algumas práticas de design responsivo que devem ser implementadas para melhorar as estratégias de SEO do site mobile e ainda favorecer a classificação nos resultados de pesquisa móvel. São elas:

Renderização de URL

Essa estratégia se refere ao modo como a URL aparece na barra de endereço, algo fundamental para o funcionamento das otimizações para mobile.

Para ter sucesso com esse elemento, uma empresa de chapa de madeirite 15mm deve criar e manter regras de renderização de URL em tags canônicas, mapas do site e links internos.

Para o SEO, o objetivo é criar uma versão canônica da URL, uma vez que esse elemento de link HTML se encarrega de informar para os buscadores que tal URL é aquele que está sendo procurado para mostrar aos usuários.

Ao definir as regras de normalização, a marca pode usar o servidor para reconhecer a solicitação, redirecionar ou reescrever o navegador para que ele interprete a URL correta, e assim fazer com que o usuário acesse a página.

As regras de normalização podem fornecer códigos que alteram letras maiúsculas, prefixos incorretos, e barras à direita para que o usuário acesse a página certa.

Ao definir uma única URL canônica em cada página, a organização garante uma versão de uma URL que será trabalhada, indexada e otimizada.

Um fabricante de bancada de inox com cuba deve seguir essa diretriz para saber qual URL precisa editar, caso tenha algum problema com a indexação.

Esse tipo de URL também é importante para renderizar as páginas e a velocidade de carregamento porque a variação retarda a taxa de carregamento das páginas.

As URLs canônicas também evitam a perda de páginas durante uma migração, quando a companhia quer mudar de servidor ou quando a URL é atualizada ou movida.

É uma forma de garantir que as páginas vão permanecer ativas depois de uma reformulação e que o valor do link não será perdido ao longo do tempo, uma vez que o endereço da página e o conteúdo melhoram a classificação.

Experiência do usuário

Ao tornar seu site responsivo, uma empresa de demolição industrial leva em conta a experiência do usuário. É fundamental que as pessoas possam navegar pela plataforma sem maiores problemas para que tenham uma boa experiência.

A preocupação com isso também evita situações que podem prejudicar o funil de vendas, ao mesmo tempo, é uma forma de aumentar a credibilidade e a confiança essenciais para as conversões.

Focar em dispositivos móveis

Por fim, é fundamental usar a marcação com foco nos dispositivos móveis para que a página seja descoberta pelos mecanismos de pesquisa móveis.

Um fabricante de moldura de isopor para fachada precisa estar atento porque isso envolve classificações de produtos, receitas, resenhas, detalhes das mercadorias, entre outros assuntos que tornam a página mais relevante para as pesquisas.

O Google está mais concentrado na classificação das respostas para as perguntas nas pesquisas, isso porque houve um crescimento na pesquisa por voz, que acabaram impulsionando outro contexto durante as buscas.

As pesquisas por voz são basicamente perguntas que os usuários fazem para o buscador, assim sendo, a empresa precisa se preocupar em construir conteúdos que ofereçam respostas.

Considerações finais

Investir em design responsivo é uma necessidade nos dias de hoje, e as estratégias de SEO são muito impactadas pelas mudanças que ele provoca.

São mudanças positivas que melhoram o desempenho da página nos resultados de busca e que ajudam as empresas a melhorarem vários outros fatores, como o número de visitantes e as conversões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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