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Comunicação interna: 5 dicas de como ser assertivo em sua empresa

A comunicação interna clara e objetiva é um fator chave para o sucesso do negócio. A partir disso, o relacionamento ficará mais harmonioso e o clima organizacional mais agradável.

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Um bom líder é, entre outras coisas, capaz de se comunicar com confiança com as pessoas de sua empresa e encorajar todos a melhorar seu estilo de comunicação.

E a comunicação interna é um fator chave para o sucesso de qualquer organização, principalmente as que trabalham com produtos e serviços delicados, como uma empresa de restauração de cadeiras antigas, por exemplo.

Qualquer organização que emprega pessoas deve dedicar recursos à comunicação interna, os benefícios derivados são inúmeros, os mais significativos são:

  • Diminui o índice de demissões;
  • Fortalece a imagem da marca;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Torna o clima organizacional melhor;
  • Reduz a chance de conflitos.

Quando a comunicação interna é eficaz, esses pontos podem ser alcançados por empresas de todos os setores, até mesmo as que comercializam closet pequeno planejado para casal.

Quando executado de forma decisiva, permite que os colaboradores se alinhem aos objetivos da empresa, compreendam seus papéis e responsabilidades e, assim, possam realizar suas atividades com mais eficiência.

Além disso, uma comunicação interna eficiente também pode aumentar a motivação dos funcionários, melhorar o clima organizacional e evitar conflitos desnecessários.

Por isso, é fundamental que os empreendedores, líderes e até gestores entendam como desenvolver uma comunicação assertiva dentro das organizações.

Isso ajudará tanto em processos como o de instalação de bomba hidráulica de alta pressão, produção de itens, vendas e muitos outros aspectos dentro das empresas.

Mas, afinal, o que é uma comunicação assertiva?

A comunicação assertiva e mais confiante beneficia muito uma empresa na resolução de conflitos e na motivação de equipes e funcionários.

É possível defini-la como uma comunicação cuja mensagem é passada de forma transparente, segura e baseada no respeito mútuo, ao final, não há margem para dúvidas, muito menos conflitos.

Isso porque o comportamento negativo é a pior forma de comunicação, direcionando qualquer tipo de relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Com isso em mente, é fácil para um empreendedor dizer que esse é certamente um recurso sem o qual os funcionários de uma empresa especializada em design de fachada de loja não podem viver.

Como aprimorar a comunicação interna?

Apesar da importância da comunicação interna, muitas empresas não dedicam atenção adequada a esse tema. Isso acontece, porque, sem o apoio das novas tecnologias, os departamentos de RH acabam gastando muita energia nas atividades operacionais.

Para mudar essa realidade e melhorar a comunicação interna, é necessária uma abordagem mais estratégica e para isso existem algumas dicas muito úteis. Essas são:

Utilizar ferramentas inovadoras

Utilizar uma plataforma que facilite o engajamento dos funcionários tem sido a alternativa escolhida por empresas que desejam automatizar e aumentar a agilidade e eficiência dos processos de RH.

Com isso, uma companhia especializada em cerca elétrica monitorada consegue aprimorar a gestão de pessoas, o que levará ao aumento da participação, melhoria da comunicação interna e retenção de talentos.

Incentivar o diálogo entre líderes e equipes

Incentivar os gestores a interagirem mais diretamente com suas equipes é fundamental para melhorar a comunicação interna da empresa.

Para isso, é fundamental que as empresas promovam uma cultura de feedback que promova o desenvolvimento dos colaboradores, além de entender as expectativas e dificuldades que eles enfrentam no dia a dia.

Um dos principais benefícios da utilização de recursos tecnológicos inovadores na gestão de pessoas é aumentar o relacionamento entre os colaboradores, o que levará a informações valiosas que poderão ser utilizadas para orientar as decisões.

Outro benefício desse método para empresas que atuam com rufo de telhado, por exemplo, é que ele permite que qualquer funcionário, independentemente do cargo ou hierarquia, peça feedback a outro da empresa.

O feedback entre departamentos também é pouco discutido, mas é crucial para a comunicação interna das organizações.

Valorizar a opinião de todos na empresa

Ao utilizar ferramentas para a gestão estratégica de pessoas, torna-se possível estimular a colaboração da equipe para que sua opinião seja incorporada às melhorias que devem ser implementadas pela empresa.

Isso é feito por meio da realização de pesquisas frequentes para avaliar o clima da organização e a opinião sobre as decisões mais significativas, essas informações ajudarão a responder às questões mais prementes.

As pessoas querem ser ouvidas, expressar seus pensamentos e sentimentos, por isso pesquisas frequentes são importantes para melhorar a comunicação interna dentro da organização.

Com isso, os gestores de uma empresa que fabrica telhas de metal com isopor, por exemplo, passam a entender melhor seus colaboradores, identificam oportunidades de melhoria e resolvem problemas em tempo real de forma ágil.

Desenvolver um ambiente de trabalho agradável

A maioria dos profissionais procura um ambiente de trabalho agradável no qual possam prosperar. Para facilitar ações alinhadas às expectativas dos funcionários, é fundamental avaliar seu comprometimento e entender o que os inspira.

Essa iniciativa também promove um ambiente de trabalho saudável que promove a retenção e atração de talentos.

Esse contato mais informal é importante para conquistar a confiança e conhecer melhor as histórias e os comportamentos das pessoas que ficam escondidos no ambiente corporativo formal.

Além disso, tornar as metas e os objetivos públicos claramente visíveis é fundamental, pois, é difícil para a maioria dos colaboradores trabalhar sem entender completamente para onde a empresa está indo.

5 meios para tornar a comunicação mais assertiva

A assertividade é a capacidade do indivíduo de se expressar e defender seus direitos de maneira calma e racional, sem ser excessivamente agressivo ou passivo.

Com isso em mente, é fácil para os líderes de uma empresa que faz instalação de toldo retrátil de enrolar, por exemplo, dizer que esse é um recurso sem o qual os funcionários da empresa não podem viver.

Mas para uma organização chegar neste nível, é preciso que os líderes e gestores entendam alguns passos para tornar a comunicação entre todos muito mais assertiva. Os principais passos são:

1. Ter empatia ao comunicar algo

Uma pessoa empática é capaz de se colocar no lugar de outra pessoa, entender como as pessoas se sentem e entender o que as leva a se comportar de determinada maneira em uma determinada situação.

Para quem busca ser um líder admirável ou deseja que a equipe se comunique com mais confiança, é preciso desenvolver e incentivar a empatia confiante.

Ao estabelecer um canal de comunicação abrangente, a transferência de informações e a resolução de conflitos aumentarão em eficácia. Além disso, os líderes também podem propor a todos a se expressarem à sua maneira e respeitarem uns aos outros.

2. Saber quando e como comunicar algo

A comunicação assertiva não só é importante no ambiente profissional e também é essencial para evitar problemas e dores de cabeça na vida. E para se beneficiar disso, é necessário aprender quando falar.

Dessa forma, o líder deve observar o máximo que puder antes de expressar sua opinião sobre algo. Permanecer em silêncio também pode ser uma forma de confiança às vezes, pois palavras erradas ou palavras ditas em momentos inapropriados podem prejudicar.

3. Tomar cuidado com a linguagem

Claro que existem diferentes métodos de comunicação como escrita, virtual, oral, gestual, são métodos que devem ser considerados.

A comunicação verbal, no entanto, é o tipo de comunicação que merece mais atenção. Isso porque, quando uma pessoa não se expressa corretamente, as palavras podem ter duplo sentido e causar mal-entendidos para quem nos ouve.

Para evitar isso, uma questão mais importante é a necessidade de permanecer objetivo e claro ao mesmo tempo.

4. Ter uma boa expressão corporal

É estimado que cerca de 93% da comunicação humana seja não-verbal, o que indica que gestos, expressões corporais e postura são formas essenciais de transmitir informações.

É importante que os empreendedores, líderes e gestores estejam cientes disso e prestem atenção a esses aspectos, a fim de se comunicar de forma clara e coesa.

É recomendável manter a segurança, ponderação e calma durante a comunicação verbal e garantir que a linguagem corporal não contradiga as palavras ditas.

Em algumas situações, pode ser necessário lidar com questões pessoais, como inseguranças. Nesse caso, buscar ajuda profissional é uma opção saudável e válida.

5. Pensar antes de comunicar ou tomar uma decisão

Indivíduos assertivos devem aprender a regular suas emoções e reconhecer quando expressar seus pensamentos.

Estes possuem autocontrole, por isso desenvolvem o hábito de contemplar por muito tempo as ações antes de executá-las.

É fundamental usar a razão, e quem quer ser um líder assertivo e tem o hábito de agir por impulso, deve se dedicar a trabalhar e desenvolver seu psicológico para que isso não aconteça.

Considerações finais

A comunicação assertiva é benéfica e essencial em múltiplas áreas, incluindo relações profissionais e pessoais.

Ao aprimorar a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, os conflitos podem ser evitados, a compreensão melhorada e as relações mais produtivas podem ser construídas.

A prática frequente de comunicação assertiva pode levar a melhorias significativas na qualidade da comunicação e resolução de problemas e todas as organizações têm a ganhar com líderes que sabem se comunicar de forma clara e objetiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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