Conferir o histórico do veículo e ficar de olho em ofertas muito atraentes são dois cuidados indispensáveis para quem está pensando em comprar um carro online
A negociação de carros online tem movimentado o mercado. Apesar de ser um mecanismo mais rápido e fácil para encontrar o veículo certo, é importante que o comprador fique atento antes de fechar o negócio.
Isso porque, como em qualquer outro setor, existem pessoas mal intencionadas, divulgando anúncios falsos com o propósito de enganar os compradores. Além de consultar o valor do carro e desconfiar de ofertas tentadoras, há outros cuidados que podem ser tomados para evitar dores de cabeça. Confira dicas práticas para você não cair em um golpe de venda de carros online.
Fique atento aos preços
O primeiro aspecto que precisa ser analisado com cautela é o preço da oferta. Sempre desconfie de valores muito abaixo de mercado. Primeiro, consulte a Tabela Fipe, que oferece uma ideia concreta do valor de venda que está praticado no momento da pesquisa. Além disso, você pode conferir os valores em sites de compra e venda de veículos.
Faça uma avaliação e veja se a média de valores está próxima do valor da oferta. Se você notar que há muita disparidade no valor médio e no que está sendo ofertado, é hora de ligar o sinal de alerta para aquele anúncio.
Verifique o histórico do veículo
Não compre nenhum veículo sem antes verificar o seu histórico. Esse serviço geralmente está disponível no site do Detran. Na base de dados do órgão é possível verificar a situação legal dos documentos, a existência de multas e até a quantidade de pessoas que já foram proprietárias do veículo.
Para consultar esse histórico você precisa ter em mãos a placa do veículo e o número do Renavam. Solicite para o anunciante essas informações e faça a pesquisa junto ao Detran.
Importante destacar que o órgão cobra uma taxa para que você tenha acesso ao relatório completo com o histórico do veículo. Não deixe de conferir essas informações antes de fechar qualquer negócio.
Analise as fotos com atenção
Você se deparou com uma oferta tentadora que mostra exatamente o veículo que procura e as fotos são incríveis. As fotografias de um anúncio podem fazer toda a diferença no fechamento de uma venda. No entanto, os compradores precisam analisar com cautela, principalmente fotos de altíssima qualidade e que não condizem com o preço anunciado.
Você pode conferir detalhes como: as sinalizações de trânsito e placas de veículos no entorno indicam que as fotos foram feitas no Brasil? A fotografia condiz com as informações do anúncio? Peça ao vendedor para tirar novas fotos do carro para que você compare com as do anúncio, com isso, você pode verificar se, de fato, o veículo existe.
Cuidado com a exigência de pagamentos antecipados
O vendedor pediu o pagamento de um “sinal”, e agora? Na maioria dos anúncios falsos, os golpistas conseguem atrair a atenção dos compradores graças aos valores bem abaixo do preço de mercado. Com a oferta, eles criam uma sensação de urgência para que o comprador não perca a oportunidade, e exigem o pagamento de um “sinal”. E é justamente aqui que necessita de atenção.
Esse pagamento antecipado de uma parte do valor é solicitado sob o argumento de que existe outro cliente interessado naquela compra, motivado pelo ótimo preço, e ele precisa garantir que você “não vai desistir da venda”.
As vítimas, acreditando nos argumentos, acabam fazendo o pagamento em uma conta-corrente (que normalmente é de outra pessoa, um laranja). Feito o pagamento, o anunciante some e a vítima fica sem saber o que fazer.
Para evitar esse tipo de situação, a dica é: faça o pagamento somente após verificar que o veículo de fato existe e exija que a transferência seja feita para a conta de titularidade do proprietário do veículo que está sendo negociado.
Solicite a comprovação da propriedade
Antes de fechar um negócio de compra e venda de qualquer bem, você deve se preocupar em solicitar a comprovação de propriedade. Se o automóvel está sendo vendido por uma loja, exija informações como:
- nome da loja;
- CNPJ;
- endereço;
- referências de locais próximos ao estabelecimento.
Com essas informações você consegue verificar o cadastro na Receita Federal e conferir em sites como o Google Maps se aquela loja realmente existe.
Caso você esteja fazendo uma negociação de um veículo e está em dúvida com relação a qualquer um dos pontos acima mencionados, a dica é: não dê prosseguimento ao negócio.
Geralmente, as vítimas não conseguem reaver os valores pagos em anúncios falsos. Por isso, só feche o negócio se tiver verificado todos os documentos e estiver totalmente seguro da lisura da negociação.