SEO

Aprenda a definir estratégias de SEO em 10 passos

A prática de SEO é um dos fatores mais importantes do atual mercado de marketing digital, sobretudo para que as grandes corporações se tornem conhecidas e construam a tão sonhada autoridade diante dos clientes e da concorrência.

É por esta razão que não pode existir uma campanha na internet, seja para banho e tosa em um pet shop ou para o lançamento de um infoproduto, sem que haja um investimento concreto nas táticas de otimização da posição de um site no ranqueamento do Google.

Dessa forma, todas as pessoas que desejam potencializar o seu negócio necessitam conhecer essas técnicas o quanto antes, uma vez que o seu domínio é fundamental até mesmo para a criação de uma propaganda para uma escola de dança para jovens.

Por esta razão, e para que esse conteúdo se torne cada vez mais acessível para as pessoas que precisam usá-lo, será abordado como tema deste artigo o conceito desse conjunto de estratégias juntamente com a sua importância para uma campanha no Google.

Ao final, e para que isso seja pensando antes mesmo do investimento em um uniforme de copeira empresarial de uma companhia, o texto será finalizado com dez dicas para inserir estes métodos em uma estratégia digital.

Afinal de contas, em que consiste o SEO?

Todas as corporações e pessoas que possuem um site compartilham uma meta em comum, que é fazer com que mais pessoas cheguem até o conhecimento da existência dele.

O site é a porta de entrada para qualquer empresa nos tempos atuais, por esse motivo a importância de trabalhar de forma assertiva a tática de SEO em cada página aumentou muito.

Para começar a falar sobre isso, é necessário dizer que todas as vezes que uma página é publicada na web, os buscadores da internet procuram indicá-la para que seja encontrada por quem busca pelo assunto que ela aborda.

Mas existe uma imensidão de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, de forma que até mesmo a mais simples loja que vende artigos como refletor de led precisa de uma para atuar de forma precisa no meio digital.

É justamente isso que faz a concorrência ser tão vasta para aparecer nas primeiras posições de uma busca na internet.

O conceito do SEO aparece justamente no momento em que é preciso responder como se faz para possibilitar que uma página apareça na frente da outra e qual é a lógica para administrar todos esses processos.

É exatamente aqui que entra o conceito de Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca, como é mais popularmente conhecido em língua portuguesa.

Como a própria tradução já sugere, o SEO é uma potencialização para a atuação dos motores de busca. É um conjunto de técnicas que guiam os algoritmos dos buscadores na definição do ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi buscada.

A otimização de sites para os mecanismos de buscas continua pujante, indo sempre muito além de técnicas questionáveis que visam a tão conhecida manipulação dos resultados exibidos pela plataforma que são penalizadas e extintas com as atualizações.

Dessa forma, as técnicas desse conceito devem ser feitas visando alcançar o usuário, por meio da entrega da resposta que ele busca com o formato ideal, proporcionando a melhor experiência possível no ambiente da marca e seguindo os padrões dos mecanismos.

Por conta disso, a tendência é que sua relevância cresça com o passar do tempo e que empresas dos mais diversos segmentos invistam nessa prática, ainda que ela seja um comércio especializado no aluguel de mesas e cadeiras.

Além do mais, também é necessário dizer que as execuções das abordagens de SEO se dividem nas estratégias no modo on-page e off-page.

O on-page compõe as técnicas que os gestores aplicam na sua própria página, a exemplo dos conteúdos, do tempo de carregamento, das melhorias no código, bem como diversas outras táticas.

Já o SEO off-page consistem nas técnicas que são ligadas a elementos externos à sua página, a exemplo da obtenção de links de outras plataformas que estão apontando para o site.

Qual a importância do SEO para o Google?

É um fato comprovável que existe uma grande demanda por conteúdos de todos os tipos na internet. Na realidade, é possível dizer que toda a web é baseada em conteúdo, uma vez que os usuários usam esse meio para a procura, seja uma informação ou entretenimento.

Dessa forma, tudo que se publica ou se comenta nas mídias sociais, seja nos blogs, sites, portais de notícias ou mesmo nas próprias redes, todas essas coisas são conteúdos que estão sendo produzidos.

Do outro lado da mesa, existem as mais diversas pessoas, cada uma com suas próprias demandas por conteúdo, tanto para sanar problemas ou resolver dúvidas das mais complexas à uma simples pergunta a respeito de uma tag veicular.

Tudo aquilo que se lê, ouve ou assiste na web é um conteúdo que está sendo consumido pelos navegantes do mundo inteiro e por pessoas que, se ainda não se tornaram clientes da empresa, em breve se tornarão.

Por esta razão, para que determinados tipos de conteúdos venham a se destacar dos outros, é necessário apostar urgentemente no critério da relevância.

Se existe uma demanda para determinado conteúdo, significa que ele é relevante para um determinado grupo de pessoas. A partir disso, a próxima necessidade será a de garantir que esse grupo encontre a sua página.

O papel dos buscadores nesse processo é que ele é o detentor dessa demanda, naqueles grupos bem segmentados.

Para citar um exemplo, todos que buscam pela palavra-chave whey protein no Google são parte de um conjunto de pessoas segmentado cuja demanda é conhecer mais sobre produtos de academia e exercícios físicos.

A estratégia do SEO serve para que a empresa possa canalizar essa demanda para o seu site de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por campanhas de anúncios.

Isso quer dizer que se souber explicar qual é o conteúdo específico da sua página que possui aquilo que se encaixa na classificação, ele pode entregar para ela uma grande quantidade de visitas interessadas no que está sendo publicado.

São visitantes extremamente qualificados, uma vez que eles já estão buscando pelo conteúdo dessa firma. Por conta disso, possuem grande potencial para se tornarem leads, isto é visitas qualificadas, que deixaram os seus dados e futuramente eles serão clientes.

Além do mais, é preciso ressaltar que existe uma enorme importância em estar em primeiro lugar nas pesquisas dos buscadores, a razão é que os primeiros resultados são os que recebem a maior quantidade de cliques.

Existem várias pesquisas a respeito desse percentual de cliques na página de resultados de busca de forma que até um item simples, como um salgadinho de forno fit, pode entrar na lista de coisas que são constantemente buscadas pelos internautas.

O que se sabe é que o primeiro resultado recebe entre vinte e quarenta por cento dos cliques, ao passo que o quinto resultado fica entre seis e nove por cento.

Uma vez que se está falando de uma palavra-chave que detém a marca de cem mil buscas por mês, são de vinte a quarenta mil visitas mensais para o primeiro colocado e seis a nove mil visitas para o quinto colocado.

Isto significa que a diferença entre o quinto e o primeiro lugar pode chegar a trinta e cinco mil visitas, neste único exemplo.

Por esta razão, é muito importante otimizar a página e ocupar os primeiros destaques nos resultados de busca pelas palavras-chave mais importantes para a empresa.

10 dicas para implementar uma tática de SEO

Por fim, e para que uma moldura de gesso ou uma determinada instituição possa aplicar essa técnica e ser mais conhecida, será importante finalizar este artigo com dez dicas para implantar essa estratégia em uma companhia.

Entre as primeiras e principais coisas a serem levadas em consideração, é possível destacar que o responsável por esse papel deve:

  1. Definir uma estratégia de palavras-chave;
  2. Investir na produção de bons conteúdos;
  3. Ir além das expectativas;
  4. Nunca copiar conteúdo;
  5. Apostar em uma escrita de qualidade;
  6. Atrair bons links externos;
  7. Oferecer bons links externos;
  8. Fazer uso dos links internos;
  9. Pôr textos-âncora dos links internos;
  10. Potencializar a experiência do usuário.

Através de um bom planejamento, a execução da tática poderá ser melhor realizada, ao mesmo tempo em que os resultados e o desenrolar da campanha pode ser sincronizado de forma satisfatória.

Considerações finais

A estratégia de SEO é uma das formas mais eficazes de fazer uma empresa ser conhecida na internet. Por essa razão, fazer uso da técnica de forma adequada poderá, dentro de pouco tempo, colocar o site em um patamar de destaque.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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