O planejamento estratégico é fundamental dentro das empresas porque ajuda as organizações a alcançarem o sucesso.
O problema é que muitos gestores e empreendedores não param para pensar nisso por conta do excesso de atividades operacionais.
Isso é ainda mais comum em negócios menores, em que o dono precisa fazer muitas coisas ao mesmo tempo e o acúmulo de funções é algo comum.
São tarefas que tomam conta da rotina e que não permitem aos empreendedores pensarem de maneira estratégica sobre os rumos da empresa.
Mas qualquer pessoa que queira ver seu negócio crescer e conquistar espaço no mercado, precisa de um bom planejamento estratégico. Se isso não for feito, é bem possível que a organização fique estagnada.
Aliás, é importante dizer que o planejamento é parte essencial de uma boa gestão, sendo necessário usar um método claro que seja capaz de identificar onde a companhia está e para onde deseja ir.
Ter essa visão ajuda a tomar decisões mais assertivas e a atingir os propósitos da corporação. Para desenvolver mais o assunto, o artigo mostrará o que é planejamento estratégico, como montá-lo e quais são os benefícios para um negócio.
Entenda o conceito de planejamento estratégico
Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que ajuda o empreendedor a definir o caminho que precisa seguir para atingir seus objetivos.
É como se fosse um mapa que mostra onde a empresa está e aonde ela quer chegar, além das ações que precisa realizar para alcançar seu propósito.
Esse planejamento é feito de maneira contínua e sistemática, com base em tomadas de decisão empresarial e tem como base o futuro da corporação.
Ao implementá-lo, uma empresa de polimento automotivo manual saberá quais são os esforços necessários para alcançar os resultados que deseja.
O empreendedor fará escolhas mais assertivas, e conseguirá se antecipar aos problemas e ainda poderá monitorar os resultados, algo fundamental principalmente durante os períodos de crise.
O recurso elimina a gestão por intuição e mostra claramente quais são os rumos do negócio. Por ser uma estratégia dinâmica, não deve ficar parada no tempo, pelo contrário, precisa ser revisada e ajustada constantemente.
Como montar o planejamento estratégico?
Após o entendimento do conceito de planejamento estratégico, torna-se importante entender o passo a passo que deve ser seguido para implementá-lo. O processo é formado pelas seguintes ações:
Determinar a missão, visão e valores
Determinar a missão, visão e valores do negócio é fundamental para que o planejamento siga essas políticas. É assim que ele terá alinhamento de longo prazo e poderá respeitar as crenças da corporação.
A missão representa a razão de existência do negócio, a visão determina onde ela quer chegar e os valores são seus princípios inegociáveis.
Estabelecer metas e objetivos
Uma empresa de pintura fachada de loja precisa definir o caminho que vai seguir e os objetivos que pretende alcançar. O caminho é traçado por metas e elas devem seguir um padrão conhecido como SMART. Esta é uma sigla em inglês para:
- Specific;
- Measurable;
- Attainable;
- Relevant;
- Time based.
Em português, significa que as metas estabelecidas pelo negócio precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido.
Analisar o ambiente interno
Outro ponto fundamental é conhecer os recursos do negócio, visto que seu negócio depende deles. Várias questões são de grande valor, como ter uma equipe motivada, processos claros, instalações adequadas e produtos de qualidade.
A companhia deve fazer uma lista com os principais recursos necessários para alcançar suas metas e avaliar se eles estão de acordo com seus pontos fortes e fracos.
Pontos fortes são aqueles que beneficiam o negócio, como no caso de colaboradores motivados e recursos tecnológicos. Já os pontos fracos são tudo o que prejudica a corporação, como máquinas ultrapassadas e estratégias que não foram bem planejadas.
Monitorar o ambiente externo
O ambiente externo influencia de maneira dinâmica as ações empresariais, o que envolve questões financeiras, leis novas, mudanças nos hábitos de consumo, entre outros.
Um fabricante de defumador pequeno deve dividir o ambiente externo em macroambiente e ambiente de tarefa. Ambos os blocos devem ser analisados para encontrar oportunidades e ameaças que precisam ser consideradas.
Atentar-se ao público
Os clientes são o foco das estratégias de engajamento, por isso, merecem atenção especial, e uma das formas de fazer isso é segmentá-los de acordo com seus hábitos de compra.
Os clientes podem ser segmentados com base em suas características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.
Quando a organização entende seu público, consegue trabalhar com estratégias mais eficazes e obtém vantagens em relação aos concorrentes.
Definir as estratégias
As estratégias estão relacionadas ao modo como os resultados serão alcançados ou de que forma o caminho será percorrido. Quando boas, as estratégias ajudam a criar o diferencial competitivo e destacam a organização entre os concorrentes.
Existem 3 estratégias genéricas que devem ser consideradas. Uma delas é a diferenciação, que nada mais é do que fazer com que a organização se destaque por conta da qualidade de seus produtos e serviços.
Uma empresa de aluguel de impressora para escritório deve fazer liderança de baixo custo para ganhar o mercado tendo um preço competitivo. O foco tem o propósito de ganhar o segmento de mercado, agindo de maneira focada.
Desenvolver um plano de ação
O plano de ação determina as tarefas que precisam ser realizadas para alcançar as metas e objetivos definidos. Uma das melhores ferramentas para isso é o 5 W.
Ele mostra o que será feito, por que será feito, onde será feito, quando será feito, por quem será feito. Também é possível usar o 2 H, que determina como será feito e quanto vai custar.
Um fabricante de crachás precisa montar uma tabela com as respostas para essas questões, pois isso ajuda a documentar a implementação de cada plano e definir o que precisa ser feito.
Monitorar os resultados
Também é muito importante monitorar os resultados para observar se o planejamento estratégico está saindo de acordo com o esperado, ou se a organização precisa fazer alguns ajustes.
O monitoramento depende de algumas ferramentas, além do alinhamento dos profissionais envolvidos. Uma boa forma de fazer a avaliação é por meio de cronogramas, além do uso de KPIs.
Dentre os principais indicadores está o nível de satisfação dos clientes, índice de absenteísmo, evasão de clientes, índice de lucratividade e retorno sobre os investimentos.
A escolha do indicador depende do objetivo do plano, por exemplo, se o propósito é atrair e fidelizar clientes, é necessário acompanhar o nível de satisfação e a evasão de clientes.
Benefícios do planejamento estratégico
O planejamento estratégico traz muitos benefícios para as organizações, como no caso de um fabricante de letreiro luminoso para fachada de loja.
Um dos que mais se destaca é a possibilidade de criar uma visão dos resultados, com foco no presente e no futuro. Esse planejamento atinge todos os colaboradores e atua como uma maneira prática de alcançar os objetivos da organização.
Quando todos estão cientes dos propósitos da corporação e de que modo podem colaborar, cria-se um senso de responsabilidade.
A metodologia também ajuda a acompanhar o progresso, tendo como base as metas estabelecidas. Um plano estratégico permite acompanhar o alcance das metas e quando os departamentos têm essa compreensão, o sucesso é garantido.
O planejamento estratégico antecipa cenários desfavoráveis antes mesmo que ocorram, permitindo que uma escola maternal 2 tome todas as medidas necessárias para evitar essas situações.
As organizações podem ser mais proativas e reagir às situações, ao passo em que vão aparecendo. A proatividade ajuda a acompanhar tendências que mudam constantemente no mercado e o negócio estará à frente de seus concorrentes.
A produtividade dos colaboradores aumenta, visto que ter um plano mostra para todos os envolvidos o que eles precisam produzir, quando vão fazer isso e o tempo que vai levar.
Por fim, é uma forma de ter uma posição de mercado forte e de longo prazo, algo que não é fácil, tendo em vista as mudanças constantes que ocorrem.
Se uma confecção de camisa gola v feminina uniforme tiver uma base sólida, terá muito mais chances de continuar crescendo no futuro. Por outro lado, a ausência dessa característica pode fazer com que a corporação deixe de existir.
O pensamento estratégico revela segmentos de clientes, condições de mercado e ofertas que correspondem aos interesses da organização de longo prazo.
É uma abordagem intencional e direcionada, capaz de orientar os esforços de vendas e marketing e que se torna o coração da organização, fortalecendo seu crescimento.
Considerações finais
Uma boa gestão depende do planejamento estratégico para orientar o caminho que a empresa deve seguir.
É uma metodologia que ajuda o negócio a conhecer a si próprio e seu mercado, portanto, estará sempre bem preparado para o futuro, podendo se estabelecer como uma potência no setor em que atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.