A Pirâmide de Maslow é algo que vem sendo exposto por cada vez mais profissionais e empresas ao longo dos últimos anos. É uma teoria motivacional que se divide em vários níveis diferentes de necessidades humanas.
E apesar de todos os benefícios trazidos, ainda há quem não a conheça profundamente. Portanto, se ela serve como uma espécie de Eletroimã para aproximar empresas de clientes, é legal ter esse panorama geral. Para saber mais, continue com a gente!
A história da Pirâmide de Maslow
A Pirâmide foi criada por Abraham Maslow e é baseada em certos apontamentos que dizem respeito aos seres humanos e seu desejo por satisfação das necessidades em uma ordem hierárquica.
A hierarquia vai das necessidades mais básicas às mais avançadas. O trabalho é árduo e não vem sem grandes esforços, mas a curto e médio prazo saberá que valeu a pena todo o investimento. A seguir estão níveis de hierarquia explicados.
Necessidades fisiológicas
As necessidades fisiológicas são as mais básicas neste conceito. Até porque, são os itens essenciais que as pessoas precisam para sobreviver. Exemplos incluem ar, comida, bebida, abrigo, roupas, calor, sono e saúde.
Se você não atender a essas necessidades, não estaria lendo este texto. Como compreendeu, ela é a primeira dentre todos os níveis porque você não pode atender às outras até que as fisiológicas sejam satisfeitas.
Necessidades de segurança
Em seguida, o ser humano precisará de um ambiente seguro e protegido e mesmo que seu foco seja em vender mais Impressora fiscal, por exemplo, a eficácia diminuiria se não houvesse o mínimo de comprometimento da empresa com essa questão.
As necessidades de segurança e proteção também se apresentam fora do âmbito trabalhista, pois todos nós queremos nos sentir seguros e protegidos em qualquer lugar. Então, quando elas não são atendidas, reagimos com medo e ansiedade, para dizer o mínimo.
Como somos animais racionais, sabemos que há envolvimento dos desejos de ordem, previsibilidade e controle. Exemplos disso são fáceis de serem pontuados e incluem: segurança emocional, financeira, lei e ordem natural, estabilidade social, dentre outros.
Necessidades de pertencimento
Pense que trabalha numa empresa de Disco diamantado e é bem quisto. Isso é ótimo, certo? Essa necessidade de pertencimento e aceitação é motivada pelo instinto de interação com o meio.
Esse nível hierárquico envolve amizade, família, relacionamentos amorosos e etc. Também inclui a necessidade de sentir que pertence a um grupo social. Caso não atenda a isso, poderá sentir solidão e até depressão.
Necessidades de estima
Esta é a primeira das chamadas necessidades mais elevadas na hierarquia da Pirâmide de Maslow. Você se sente bem consigo mesmo? Se a resposta for sim, saiba que ultrapassou essa fase, que é tão imprescindível quanto uma Chapa de ACM para o ramo de painéis.
Existem duas subcategorias aqui: autoestima, que é quando a pessoa está confiante e de bem consigo mesma e respeito, quando compreende que é valorizada e reconhecida pelas suas realizações.
Quando suas necessidades de estima não são atendidas, você pode se sentir sem importância, menos confiante, desprotegido e incompreendido. De acordo com os estudos traçados por Maslow, respeito e reputação são vitais para crianças e adolescentes e formam um adulto mais forte.
Necessidades de realização pessoal
Essas necessidades estão em um nível mais alto da pirâmide e, ao mesmo tempo, incluem a realização de seu potencial e das experiências que pretende atingir ao longo de sua vida (sejam elas pessoais ou profissionais).
A realização é um desejo e eles se diferem dos de outras pessoas. A Pirâmide de Maslow afirma que atingir o nível de autorrealização é difícil, tudo porque as pessoas estão focadas em satisfazer primeiro as necessidades mais urgentes.
Há um planejamento que deve ser trilhado por todos nós para que saiamos da base e cheguemos até o topo. Todos irão conseguir o feito? Não. Porém, é nossa obrigação fazer testes e, no âmbito profissional, cursos e outras preparações para ter um nível de excelência acima do esperado.
Com um mundo tão rápido e dinâmico, isso tende a gerar um afastamento e, quem sabe, distrações constantes. Conversar com pessoas experientes e que já lidaram com isso é essencial.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.