O marketing digital é definido como um método de marketing que se baseia principalmente na internet para se conectar com um público-alvo por meio de vários canais e plataformas de mídia digital.
Neste artigo, veremos o conceito de marketing digital e os principais canais de marketing digital para que você possa determinar qual é o melhor para sua estratégia de crescimento.
O que é Marketing Digital?
Marketing digital é um termo que abrange canais digitais como marketing de conteúdo, SEO, email marketing, marketing de mídia social, marketing móvel, etc. para criar estratégias detalhadas para alcançar e se conectar com clientes e prospects.
O usuário médio consome conteúdo por meio de televisores, computadores, tablets, smartphones, rádios e outras mídias tradicionais. A constante exposição a diferentes tipos de mídia resultou em sobrecarga de informações, dificultando ainda mais a jornada do comprador.
O domínio do marketing digital permitiu que as marcas permanecessem relevantes, tornando-as visíveis em diferentes canais e pontos de contato. Além dos canais de marketing tradicionais, como TV, jornais, outdoors, etc., os profissionais de marketing usam esses canais digitais para orientar clientes em potencial na jornada de compra e manter contato com os clientes.
Tipos de Canais de Marketing Digital
Antes de mergulhar em outros aspectos do marketing digital, vamos dar uma olhada rápida nos onze principais tipos de canais de marketing digital:
- 1 Site
O site geralmente contém seus esforços de marketing digital. Algumas marcas e organizações usam sites para hospedar conteúdo enquanto usam outros meios para ampla distribuição. A maior parte do seu marketing digital estará vinculada ao seu site, onde a ação deve ocorrer e onde as conversões são rastreadas. Por exemplo, baixar um arquivo como um e-book, encomendar um produto ou serviço como um quarto em uma casa de hóspedes e assim por diante.
- 2. Marketing de Conteúdo
A criação de conteúdo é a espinha dorsal de toda a sua estratégia de marketing digital. Independentemente de você ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada ou não, você cria conteúdo para informar, entreter, inspirar ou convencer seus compradores por meio de outros canais. Esse conteúdo é indiferente entre os mais diversos temas, seja ele do nicho de Marketing, de Games, de Culinária e etc. Alguns dos formatos de conteúdo mais comuns incluem texto (postagens de blog), vídeos, imagens, infográficos, podcasts, apresentações de slides e eBooks.
- 3. Search Engine Optimization (SEO)
SEO atua como uma ferramenta poderosa para seus esforços de marketing de conteúdo. O SEO inclui atividades na página e fora da página para aumentar a visibilidade do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) para suas palavras-chave favoritas. No passado, o SEO era principalmente baseado em texto, mas nos últimos anos, a pesquisa por voz também ganhou destaque, e é por isso que suas atividades de SEO devem ter uma abordagem conversacional.
- . Publicidade Digital
A publicidade digital é um termo abrangente para várias estratégias de publicidade online. As estratégias típicas de preços/lances para publicidade digital são o custo por clique (CPC) e o custo por mil (CPM), ou seja, por mil impressões. Os formatos comuns de publicidade digital são marketing de mecanismo de pesquisa (SEM), publicidade gráfica, publicidade nativa, publicidade em mídia social e publicidade programática.
- 5. Email Marketing
Email marketing envolve a manutenção de uma base de dados de contactos quentes e frios e o envio de notificações por email sobre a sua marca, produtos e serviços. Este é um canal eficaz para se comunicar continuamente com seu público. O marketing por e-mail é útil para construir sua base de assinantes, atrair novos clientes, reter clientes existentes, promover descontos e ofertas e distribuir conteúdo.
- 6. Social Media Marketing
O marketing de mídia social garante que você esteja presente nas plataformas onde seus usuários passam mais tempo. Isso inclui Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat e Instagram, onde você pode distribuir conteúdo por meio de canais orgânicos e pagos. As redes sociais também desempenham um papel importante na divulgação do vídeo marketing e na onda de conteúdo efêmero. Ele permite a comunicação bidirecional e seus fãs e seguidores podem interagir com você em seu conteúdo através de curtidas, comentários, mensagens diretas, ou postando nas páginas oficiais do site.
- 7. Marketing de afiliados
O conceito de marketing de afiliados é semelhante às vendas por comissão. As organizações fornecem links personalizados para seus afiliados. Os afiliados ganham um desconto/comissão específico toda vez que alguém faz uma compra através do seu link personalizado. O marketing de influenciadores pode ser considerado uma subseção moderna e em evolução do marketing de afiliados.
- 8. Mobile Marketing
Espera-se que o número de usuários de smartphones em todo o mundo atinja 3,5 bilhões até 2020. Para capitalizar essa oportunidade, as marcas estão se conectando com os usuários em seus telefones. sua inteligência por meio de aplicativos móveis, e-mail, sites compatíveis com dispositivos móveis e mídias sociais . Ao se conectar com os usuários em movimento, as marcas conseguiram otimizar suas estratégias de marketing e entregar mensagens oportunas.
- 9. RP online
RP online é uma forma de comunicação conquistada. É quando um membro da imprensa (jornalista ou publicação online) menciona sua marca através de seus artigos, entrevistas, etc. Avaliações de produtos de clientes, blogueiros e influenciadores que mencionam sua marca ou produtos, sejam pagos ou orgânicos, também ajudam no seu PR online.
- 10. Conversational AI
O surgimento de tecnologias como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) abriu caminho para estratégias de marketing mais avançadas, como conversacional AI. À medida que o uso de pesquisa por voz, chatbots e assistentes digitais aumenta em popularidade, a IA conversacional se torna importante para o marketing digital.
- 11. Web Analytics
Web Analytics é a atividade de coletar, medir, analisar e relatar dados. Isso geralmente é rastreado pelo Google Analytics, mas os sites também podem criar suas próprias ferramentas de análise. Os dados coletados podem ser quantitativos ou qualitativos.
A análise da Web ajuda os profissionais de marketing a entender as fontes de tráfego, o que funciona e o que não funciona, retorno sobre o investimento (ROI) e como eles podem melhorar seus esforços de marketing digital.
Conclusão
Depois desta longa lista, com certeza deve saber quais os tipos de marketing digital que existem e quais melhor se adequam à sua estratégia de negócio.