Knowledge Graph

O que é Knowledge Graph do Google?

A plataforma do Google é uma das mais reconhecidas e utilizadas em todo o mundo, por isso, compreender o que acaba tendo em torno da plataforma pode ajudar uma empresa em suas estratégias, e uma dessas compreensões necessárias é o Knowledge Graph.

Traduzido para Gráfico de Conhecimento, o formato do Google acaba abrangendo vários setores que incluem pessoas, lugares e até mesmo coisas, dentro dos tópicos que podem interessar os usuários que navegam e acessam a página.

Fazendo parte da pesquisa do Google, o processamento no formato Graph acaba aumentando ainda mais as bases de conhecimentos e dados da plataforma, de modo que pode até mesmo ser comparado como um mapa mental.

Se um usuário faz uma pesquisa sobre limpeza de piso de madeira com sinteco, com base nesta busca, a plataforma pode unir informações que estão armazenadas e relacionadas ao termo pesquisado, para facilitar os resultados dos consumidores.

Não somente respondendo a pergunta principal, mas também tudo o que pode ser importante dentro do que foi pesquisado, o que acaba permitindo uma condução do usuário para outras páginas das quais estão ligadas ao assunto.

Por ser uma forma mais dinâmica em comparação a pesquisa tradicional, o Knowledge Graph vem sendo cada vez mais usado pelos usuários quando se buscam produtos de higiene pessoal atacado, principalmente pelo acúmulo de informações.

Podendo ser acessado tanto no formato de dispositivos móveis, quanto também em computadores, o Google busca cada vez mais formas de ajudar os usuários a encontrarem o que buscam e, ainda assim, ser uma referência dentro da internet.

Os resultados de busca e Knowledge Graph

Toda busca que é exercida no Google acaba começando com o propósito de encontrar algo, seja para satisfazer uma curiosidade ou, então, ter uma maior informação sobre algum assunto, empreendimento ou sobre algum hobby.

Por perceber que era requisitado para exercer todos os formatos de busca, o Google passou a melhorar seus algoritmos para que os usuários pudessem ter uma pesquisa mais direcionada às intenções que possuem.

As palavras-chave do Google acabam se destacando nos conteúdos em negrito, fazendo com que a relevância seja estabelecida pela quantidade de tráfego que a página possui, mesmo que nem todos os termos de piso de granilite em placas estejam presentes.

Já com o formato de Knowledge Graph, o Google acaba virando um próprio banco de dados que coletou informações devido a outras buscas que estão sempre relacionadas com as palavras-chave, melhorando, assim, o ranking para iniciar o tráfego.

Embora seja mais atualizado do que os formatos padrões de pesquisa do Google, quanto mais conteúdos o Knowledge Graph for formando, maiores serão as chances de que os resultados das buscas tenham dados mais valiosos e relevantes aos usuários.

E, como o Google sempre busca dar as melhores soluções para os usuários que o utilizam, sendo em computadores ou, então, dispositivos móveis, o recurso em questão possui grandes chances de crescer ainda mais no mercado e oferecer vários benefícios.

Vantagens em usar o Knowledge Graph

Se uma empresa de locação enceradeira industrial busca compreender os benefícios deste modelo de pesquisa, para poder saber o quanto ela irá colaborar em suas estratégias de marketing digital, é importante estudar sobre a modalidade.

Um dos maiores benefícios está em torno das respostas mais objetivas que apresenta as perguntas feitas pelos consumidores, e também, não sendo necessário que muitos cliques sejam feitas para direcionar a outros questionamentos.

O que acaba sendo um fator positivo para os usuários que não possuem muito tempo de leitura de textos, de modo que as respostas vêm mais diretamente, não havendo necessidade de digitações longas.

Por exemplo, se um usuário busca por peças de forno de lastro elétrico com vapor, a barra de pesquisa do Google já irá trazer o nome dos equipamentos, sem a necessidade de digitação, o que torna a pesquisa mais rápida de ser feita.

Passando, também, uma maior confiança ao usuário, que saberá que o Google pode conter as informações que ele procura.

Como funciona?

Para que o Google possa colocar um site de rodapé madeira 10cm dentro das diretrizes que são enquadradas como Knowledge Graph, é necessário que algumas ações sejam feitas, como:

  • Estar conectado ao Google;
  • Usar marcações;
  • Ser ativo nas atualizações;
  • Ter bons conteúdos.

Para que o Google possa ter as informações que aparecem, além dos pontos citados, também há a possibilidade deles serem feitos com o licenciamento de dados e a sua busca, aumentando, assim, os conhecimentos do armazenamento.

Podendo ser coletados de diferentes fontes, desde aqueles que o público tem acesso, até os que que possuem uma restrição, alguns acabam criticando o Knowledge Graph pela ausência de fontes sobre alguns assuntos.

Contudo, estes mesmos assuntos podem ter vindo de um lugar restrito que coletou as informações verdadeiras, mas não deseja ter nenhum nome vinculado a pesquisa, algo comum no formato privado.

E, deste modo, o Google acaba usando essas informações mais restritas para que todos que buscarem sobre ou termos semelhantes, possam ter acesso.

Por terem as informações apresentadas com base em pesquisas anteriores, o Google acaba atualizando-as a cada nova informação que surge, de modo que uma pesquisa que foi feita em um mês, se houver novidades, apresenta novas informações posteriores.

Algumas buscas podem apresentar no canto inferior a palavra feedback, o que colabora com a plataforma para sempre apresentar as informações mais atualizadas sobre o assunto, tendo uma pequena avaliação da opinião do usuário.

O impacto do Knowledge Graph no SEO

Se uma fabricante de moldura de cimento para fachada utiliza as estratégias de SEO dentro do Google para trazer um maior número de consumidores, logo que se compreende sobre o Knowledge Graph pode-se notar alguns impactos que serão sofridos.

Isso porque devido aos resultados mais diretos, e a ausência da necessidade de clicar em outra página, o número de conversão e de vendas pode acabar sofrendo abalos que podem refletir em outras estratégias da empresa.

Especialmente se o empreendimento acaba usando um tráfego orgânico e funcionando com estratégias de SEO, responsáveis pela otimização dos motores de busca em plataformas como o Google.

Isso porque a página irá reconhecer as informações no primeiro momento, apresentando aos usuários e, assim, não dando a necessidade de fazer uma navegação nas páginas que a empresa criou com conteúdos ou links direcionando a outras abas.

Por causa disso, é importante a empresa ter um equilíbrio que una com outras estratégias de marketing digital, para que o formato não se torne um prejuízo para o empreendimento que afetará nas conversões de leads e também na receita.

Para que todo o trabalho digital que foi feito pela empresa não seja descartado, algumas mudanças podem ser elaboradas de modo que ganhe um destaque ao ficar nos painéis do conhecimento da plataforma de busca.

Essa situação ocorrerá quando o Google tiver acesso às informações, de forma que demonstra o quão confiável é a página sobre aquele assunto ou então, termos relacionados que darão aos usuários o que eles buscam.

Assim, as chances para que o site ou até mesmo o blog de um empreendimento alcance o topo, um dos lugares onde mais demonstram credibilidade, aumentam de formas consideráveis, apresentando as informações que a empresa tem.

Ou seja, ao compartilhar os dados e informações corretas, o tráfego da página pode aumentar devido a sua colocação dentro do Google e, com isso, mesmo que a estratégia de SEO não atinja o mesmo efeito primário, ainda dará novas chances de crescimento.

Considerações finais

A plataforma do Google é uma das principais referências dentro da internet, seja para buscar sobre escada em granito travertino ou, então, sanar dúvidas que o indivíduo pode ter a respeito de algo.

Pelo fato de o Google possibilitar ter pesquisas em computadores e em celulares, as ferramentas da plataforma acabam se atualizando cada vez mais com o propósito de dar uma boa experiência aos seus usuários.

Com isso, acabou surgindo o Knowledge Graph, um formato de pesquisa que armazena informações sobre algo e que, sempre é atualizado conforme novas informações vão surgindo, sendo também um modo prático para serem feitas as pesquisas.

Mesmo que possa entrar em conflito com as páginas que utilizam a estrutura SEO para se destacar no Google, ao se ter um bom planejamento, ambas podem acabar encontrando um equilíbrio sem que sejam destacadas e ficando fortalecidas no mercado.

Reconhecendo que o avanço da tecnologia e novas formas de melhorar as pesquisas devem ser feitas, não somente se prendendo a alguns algoritmos. É através dessas mudanças que o Google conquista cada vez mais espaço dentro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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