Marketing de Conteúdo B2C

O guia definitivo para marketing de conteúdo B2C

Marketing de Conteúdo B2C é um modelo de estratégia muito usado hoje em dia, em várias empresas que atuam no digital. Elas têm usado o conteúdo como forma de atrair os clientes e, também engajar eles com as campanhas de marketing, para fazer mais vendas.

São estratégias muito boas para os negócios. Até um que faz conserto de celulares, vai poder usar essa estratégia para mostrar mais autoridade. Uma empresa que põe em uso essa estratégia, vai mostrar aos clientes que eles têm autoridade no assunto técnico.

Não é muito raro ver as empresas divulgando, algum artigo dela sobre a área em que a empresa atua no mercado. É o que faz uma empresa de terceirização de serviço, que mostra como ela pode ser benéfica para o mundo de negócios.

Portanto, as estratégias que envolvem criar conteúdos, e desenvolver coisas que geram valor aos clientes são as melhores. 

Desta maneira eles geram um engajamento muito absurdo com as marcas. Por isso hoje, até empresas que criam uma boa bancada eletrônica completa usam ela.

O marketing de conteúdo se mostra de várias formas. A estratégia vai depender do seu público-alvo e das metas da empresa. Por isso que há variações entre conteúdos para o B2C, Business to Consumer e o B2B, que é o Business to Business.

Os conteúdos voltados para clientes, pessoas físicas, é diferente de pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Uma empresa de projeto ar condicionado apartamento, quando cria uma estratégia de conteúdo, normalmente, é voltada para clientes físicos e não para empresas.

Pois quem de modo geral consome os seus produtos, que são serviços de projetar, são as pessoas físicas e não jurídicas. Se ela for segmentar ao contrário, vai perder tempo e, perde o dinheiro que poderiam estar sendo investidos em estratégias que dessem resultados.

Desse modo fica claro que, os conteúdos precisam ser voltados para os públicos certos e, não para públicos que podem acabar se tornando totalmente desqualificados, que não vão gerar resultados positivos para a empresa no final do andamento dessas campanhas.

Um negócio que faz manutenção em sistema vrf precisa estar bem ciente disso, para que possa segmentar bem seus públicos e obter bons resultados no final das campanhas. Afinal, esse é sempre o foco de um negócio com estratégias de marketing, ter resultados.

Um relatório criado no ano de 2018 pelo CMI, ou Content Marketing Institute, diz que 86% dos empresários de marketing de empresas B2C em geral veem o marketing de conteúdo, como uma de suas estratégias mais fundamentais para o bom sucesso das campanhas. 

Diante desse fato, fica evidente que o marketing de conteúdo para B2C é um instrumento comum de grande potencial. E, ela já está sendo bem aproveitada pela grande maioria das empresas com esse tipo de modelo de negócio, no caso, Business to Consumer. 

Um exemplo de empresa que pode usar, é uma focada em limpeza de piso poliuretano antiderrapante, usar o marketing de conteúdo em todas as estratégias desse negócio, vai trazer resultados muito interessantes e, bem proveitosos para a empresa no final de tudo.

Dessa forma, se a pessoa tem um negócio B2C, é essencial saber bem mais sobre esse assunto para não ficar para trás dentro do mercado. Neste artigo, vão ser apresentadas certas características do marketing de conteúdo B2B, bem como a definição dele.

Em termos mais gerais, o conteúdo B2B se foca em executivos e influenciadores de negócios, enquanto o marketing B2C procura chegar em clientes finais em busca de um serviço ou produto cujo qual a empresa oferece. 

Compreenda mais os detalhes sobre as diferenças entre marketing de conteúdo B2B e B2C, mais adiante no artigo.

Mas, é necessário que se atente às características importantes do marketing de conteúdo, uma estratégia muito usada hoje em dia, que pode ser usada por qualquer negócio, até um negócio que faz frete compartilhado interestadual.

Conceito de Marketing de conteúdo B2C

O primeiro passo é saber o que é um negócio B2C. E, para isso, é exigido entender a sigla B2C, que, no inglês, quer dizer, business to consumer. A tradução do português fica algo como de empresa para o cliente, e quer dizer o maior foco desse formato de negócio.

Isso significa, logo, que um negócio B2C é uma empresa que vende de forma mais direta para o consumidor final. Desse modo, essa empresa não faz o uso de intermediários ou vende para outras empresas, ela só vende especificamente para as pessoas físicas. 

De forma diferente das B2B, business to business, ou, em português, de negócio para negócio. As empresas B2C focam de forma direta em clientes individuais, ou seja, a pessoa comum, que adquire os produtos ou compra serviços dessas mesmas empresas.

É o caso de uma lavanderia de uniformes industriais, ela lava a roupa de pessoas comuns que trabalham nas indústrias. Por isso, atua diretamente no B2C.

Para mostrar melhor essa definição, é bom experimentar dar um passeio em um shopping. Quase todos os comércios ali que a pessoa vai ver, sejam eles lojas, restaurantes ou até os cinemas, são estabelecimentos B2C, nenhum deles, geralmente, atua como um B2B.

E como fazer o marketing de conteúdo para B2C

Se o marketing de conteúdo para B2B é focado em empresas, então o B2C é focado para o cliente individual. E esse tipo de cliente tende a fazer menos buscas antes de fazer uma compra. Ele é direcionado muito mais pelo fator emoção do que por conteúdo tipificado.

Sendo assim, é exigido que o marketing de conteúdo para B2C tenha como foco central excitar as emoções do consumidor. Para isso, o empresário vai investir em um conteúdo que use termos que tragam essas emoções à vista, apostando em conceitos com impacto. 

Outra ótima ideia é utilizar o marketing de storytelling, que usa uma história para chamar a atenção dos usuários para a sua marca, mexendo, portanto, de forma forte com todas as emoções desses indivíduos.

A boa experiência do usuário

E, não é só isso. Se a pessoa está fazendo conteúdo para o cliente final, então é essencial focar em ajustar a experiência do usuário no seu site. Afinal, caso o carregamento da sua página seja lento e a sua navegação for ruim, a maioria dos clientes será afastada. 

Por isso, tenha um investimento em uma navegabilidade simples e rápida. A pessoa também deve entender os clientes antes de tentar criar conteúdo para eles. Isso significa desenvolver claramente quem é o seu público-alvo e fazer um perfil do seu cliente ideal. 

Com isso, a pessoa pode entender bem melhor quais são as questões e obstáculos daquela pessoa, bem como suas metas e sonhos, e criar um conteúdo que foque diretamente a esses elementos. Assim, se tem um caminho objetivo para a emoção do seu lead.

Outro plano eficaz é tornar o seu conteúdo mais acessível e fácil de consumir. Isso vai deixar os consumidores mais contentes com a empresa, e, isso é muito importante para o aumento das taxas de conversões da empresa, a satisfação dos consumidores.

O consumidor final não está muito afim de ler artigos científicos e altamente complicados, por isso, busque dar informações mais úteis de forma simples e objetiva. Parágrafos curtos e um conteúdo mais visual para complementar o texto, e isso vai pesar muito a seu favor.

E a grande diferença de conteúdos B2C E B2B

O marketing B2C traduz as movimentações feitas entre o negócio e o consumidor final. Já o B2B se foca em transações entre empresas, ou seja, em que uma empresa vende produtos para as outras empresas.

Além de se diferenciarem por seu cliente ideal e público-alvo, empresas B2B e B2C utilizam diferentes planos de marketing para atingir eles, já que é preciso uma linguagem e também uma abordagem  diferente para tratar do consumidor final e de uma empresa.

O B2C, que é focado para as massas, tem por definição compreender e ir atrás dos desejos básicos e problemas desse público. Por isso, a maior parte das campanhas são focadas em conexão e conversão de vendas. 

Dicas para as estratégias de marketing de conteúdo

Aqui vão algumas dicas que devem ser levadas em conta, quando o assunto é marketing de conteúdo. As dicas são:

  1. O vídeo continuará sendo o formato mais usado;
  2. Use o poder que tem os blogs;
  3. Faça conteúdos de estudos de caso;
  4. E, é bom adotar o uso de infográficos nos conteúdos.

Essas são as dicas mais essenciais que podem ser apresentadas agora. Se atente a sempre tornar os conteúdos mais chamativos possíveis, para despertar as emoções.

Considerações finais

Tanto os consumidores finais quanto os negócios, sentem muito mais credibilidade e conforto para fazer um negócio, de ler conteúdos de peso e alto valor informativo sobre tudo sobre o que será comercializado para eles. 

Por isso o bom conteúdo, não depende do modelo de mercado, é o fundamento para criar relevância. As empresas não podem deixar de investir no marketing de conteúdo, pois é uma das estratégias que mais geram resultados no mercado hoje.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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