Qual empresa não quer crescer? Desde um micro empreendimento até uma marca já consolidada, todos os empreendedores têm a mesma mentalidade: crescer e expandir o próprio negócio cada vez mais, sendo assim, o termo escalabilidade tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos.
Com o desenvolvimento de novas startups, um negócio escalável e disruptivo tem se tornado um conceito recorrente e um tema cada vez mais debatido entre os empreendedores, se tornando um dos principais pilares não só para as startups, mas para qualquer negócio que deseja alcançar o topo.
A escalabilidade serve de motivação para muitos empreendedores e ter o seu negócio escalável gera uma energia diferente como se estivessem conectados com um grupo gerador de energia, esse grande objetivo deve ser visto como algo prioritário por qualquer um que deseja rentabilidade, segurança e sucesso.
No texto de hoje, iremos falar mais sobre o negócio escalável e seus principais pilares para empreendedores, o que é a escalabilidade e como alcançá-la na sua empresa? Bora conferir as respostas? Então vamos lá!
O que é um negócio escalável?
A escalabilidade é um conceito que tem se tornado prioritário nos últimos anos, mas você já parou para pensar o que ela representa? Muitos acreditam que esse termo está relacionado ao crescimento de uma empresa, o que está em partes, certo, mas não é apenas isso.
Ter um negócio escalável significa crescer a absorver um aumento da demanda ao mesmo tempo que você consegue manter a qualidade e tem seus custos reduzidos, sendo assim, sua empresa consegue escalar, crescer e ampliar, ao ponto que mantém as mesmas fórmulas de qualidade e principalmente de gastos.
Muitos negócios podem investir em determinadas áreas para conseguirem ter o crescimento necessário, a escalabilidade retrata um negócio que não precisou investir, e que, na verdade, conseguiu reduzir custos, manter a qualidade e mesmo assim cresceu, parece complicado ou até mesmo impossível, concorda? Mas acredite, a escalabilidade é algo simplório, porém extremamente cobiçado.
Se a sua corporação consegue ampliar seus clientes, seus produtos e serviços mantendo a sua estrutura inicial de custos, então significa que ele é escalável.
Porque a escalabilidade é tão importante para um negócio?
Quem não quer ver a empresa crescendo? Mais do que isso, quem não quer que o seu negócio faça sucesso sem precisar investir a mais para isso?
A escalabilidade é um conceito crucial que deve ser compreendido por qualquer empreendedor justamente por trazer opções para a empresa, fazendo com que ela se amplie sem a necessidade de um grande investimento.
Entender melhor sobre esse conceito ajuda a ter um potencial de crescimento maior, além de se preparar e flexibilizar para tornar o seu negócio escalável, se você tem uma ideia boa, não fique parado em seu pallet de madeira, é hora de colocar a mão na massa e procurar crescer de forma exponencial.
Abaixo, separamos os principais pilares de um negócio escalável para qualquer empreendedor que deseja entender melhor sobre o assunto, confira!
Replicabilidade
Um dos principais fatores que torna, de fato, um negócio escalável é a sua replicabilidade, ou seja, ele deve ser repetível, sua fórmula pode ser repetida incontáveis vezes sem mudar a sua qualidade ou afetar os resultados dos seus produtos e serviços.
Replicar algo não é uma tarefa simples, ainda mais quando falamos de uma empresa, sendo assim, esse é um pilar complicado, mas crucial para a sua escalabilidade, garanta que o seu processo pode ser feito várias e várias vezes, sempre mantendo a qualidade e almejando alçar voos maiores.
Oferta valiosa
Não é qualquer empresa que pode ter um negócio escalável, para isso, ela precisa ter uma oferta que seja realmente valiosa, que mostre algo diferente para o consumidor e que consiga sanar todas as suas dores, desejos e necessidades.
Existem alguns locais que são essenciais na nossas vidas, como uma estação de tratamento de água, e uma empresa escalável também deve estar apresentando algo novo ou que cumpra bem a sua missão.
Pense na Nubank, por exemplo, por mais que seu layout seja atrativo e a cor roxa se destaque, o seu grande ponto forte de escalabilidade é trazer um banco virtual sem burocracias, o que faz com que seu negócio alcance a escalabilidade por dar algo ao público que eles necessitavam, ou seja, uma oferta valiosa.
Alta demanda dentro do mercado
É claro que a ideia importa e muito, mas também é necessário que ela tenha uma alta demanda dentro do mercado, por melhor que seja a sua intenção, caso o nicho já esteja saturado ou a ideia não encaixe naquilo que busca, talvez sua empresa não consiga escalar da forma que deseja.
Sendo assim, é preciso ter demanda para que você possa ofertar da maneira correta, sendo assim, além de uma ótima ideia, é preciso que também tenha uma boa demanda no mercado, sem isso, é quase impossível expandir sua empresa.
Viabilidade
Um bom planejamento, sonhos, metas e objetivos é claro que são o princípio de algo, porém, não são eles que vão tornar seu negócio escalável, e sim a sua viabilidade, de nada adianta uma ótima ideia se ela não conseguir sair do papel.
É preciso que tudo aquilo que está sendo planejado seja viável, inclusive o plano de escalonamento do negócio, tudo precisa ser realista e o mais pé no chão possível, sem loucuras ou atos impossíveis.
Automação e padronização dos processos
Por fim, um negócio escalável é aquele que funciona praticamente sozinho, andando com as próprias pernas,e para que isso aconteça, é necessário que ele esteja totalmente automatizado e que todos os processos sejam padronizados.
Com isso, basta observar tudo da câmera de monitoramento para acompanhar os processos evoluindo e crescendo na medida correta, é necessário que tudo se desenvolva no mesmo padrão, de forma rápida e automatizada.
Esses são os principais pilares de um negócio escalável, é necessário a junção de todos para que a sua empresa de fato, alcance a escalabilidade, qual deles você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!