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LinkedIn: 4 dicas para anunciar na plataforma

O LinkedIn é uma das maiores redes sociais voltadas para a divulgação profissional que existe atualmente, sendo uma ferramenta valiosa tanto para empresas quanto para profissionais das mais diversas áreas.  

Uma das mudanças trazidas pela internet foi a inserção no mundo digital das relações contratuais, agora, as empresas não divulgam mais suas vagas em cartazes e os profissionais não entregam mais currículos em folhas de sulfite.

Inclusive, caso isso ocorra, as empresas costumam jogar currículos físicos fora e se a vaga for divulgada por meio dos métodos tradicionais, o número de candidatos é menor em relação aos meios digitais. 

Com a finalidade de se adequar a essas mudanças, como a inserção de um tapete para sala grande em sua casa, atualmente existe uma série de sites que desempenham o papel de ponte entre contratante e contratado.

Apresentando vagas de empresa para os profissionais interessados, mas poucos são plataformas de divulgação de informações e propagandas de marca.

Contratar profissionais capacitados e que se destacam dos demais no mercado não é uma tarefa fácil como muitos acreditam, pois nem sempre os avisos sobre os processos seletivos atingem essas pessoas.

Em um mercado extremamente competitivo, o LinkedIn se tornou uma rede social que proporciona um aumento da visibilidade de empresas e pessoas, além de proporcionar uma segurança do trabalho.

Se preparar para o mercado de trabalho e captar talentos para trabalhar em uma empresa se tornou um processo mais focado, com a criação desse canal de comunicação. 

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o que é o LinkedIn, como ele funciona, quais as vantagens de sua utilização e algumas dicas de como utilizar essa plataforma para divulgar sua empresa, captar talentos e divulgar seu currículo profissional. 

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social profissional, que permite aos seus usuários a desenvolverem e fortalecerem seus relacionamentos profissionais, assim como um petrifilm.

Essa plataforma é utilizada pelos profissionais das mais diversas áreas como um site para hospedar currículos, tendo em seu layout os seguintes pontos: 

  • Foto de perfil; 
  • Foto de capa;
  • Cargo; 
  • Graduação;
  • Cursos realizados; 
  • Experiências profissionais;
  • Experiências académicas; 
  • Experiências com voluntariado; 
  • Atividades extracurriculares; 
  • Certificações;
  • Idiomas;
  • Interesses. 

Todos esses pontos são apresentados no perfil do LinkedIn de qualquer usuário, o que possibilita candidaturas simplificadas em vagas de emprego oferecidas dentro da plataforma e funciona também como um complemento dos currículos convencionais. 

Além dessas informações básicas mostradas no perfil de todo usuário, que constituem um currículo virtual, ainda é possível utilizar outros recursos na plataforma.

Por exemplo, o LinkedIn permite ao usuário seguir diversas pessoas e empresas, para dessa forma entrar em contato somente com o conteúdo postado que é de seu interesse em sua área profissional. 

Por exemplo, esteticistas costumam gostar de posts sobre botox, limpeza de pele masculina e feminina, entre outros assuntos, postados por outros profissionais e empresas da área.

Os conteúdos postados podem variar entre vagas de empregos, palestras e posts educacionais, chamadas para webinars, relatos pessoais, posts de agradecimentos, cursos, dentre uma série de outros eventos e recursos voltados para enriquecer as relações.

Além disso, o LinkedIn permite ao usuário participar de diversos grupos, como o grupo de ex-alunos da faculdade, grupos voltados para a sua área ou grupo sobre empresas de interesse e organizações voluntárias ou não, dentre outros exemplos. 

Por meio das confecções realizadas entre outros profissionais, às empresas de interesse e os grupos nos quais participam, o usuário terá a oportunidade de participar de discussões, obter conteúdos informativos de interesse e acessar listas de empregos. 

Para as empresas, ele é uma ferramenta de divulgação de seus serviços. Uma empresa com uma página no LinkedIn pode trazer informações para a população sobre as suas atividades, facilitando a compreensão de muitos. 

Sendo assim, a ferramenta é uma rede social que foi criada para tornar as relações de trabalho mais fáceis, leves e fluidas, como uma bolsa transversal feminina, e tem dado certo. 

Quais os pontos positivos de utilizar o LinkedIn? 

O LinkedIn é a ferramenta mais utilizada no mundo inteiro voltada para o desenvolvimento profissional. Lá, você vai encontrar o perfil de vários colegas de trabalho e de especialistas na área. 

Além disso, todas as grandes empresas do mundo possuem um perfil, algo que tem se expandido para as pequenas empresas. 

Sendo assim, o LinkedIn traz benefícios tanto para os profissionais quanto para as próprias empresas cadastradas.

Pontos positivos para os profissionais 

O LinkedIn traz diversos benefícios para os profissionais que possuem um perfil e se mantém atividade, como:

  • Aumento da visibilidade do currículo;
  • Aumento das vagas ofertadas por chat;
  • Acesso a vagas de forma mais fácil;
  • Candidaturas simplificadas;
  • Acesso às informações profissionais de colegas;
  • Acesso a cursos e outros conteúdos profissionais.

O aumento da visibilidade do currículo é com certeza algo almejado por diversos profissionais, o que torna o LinkedIn uma das melhores plataformas para isso é o fato de ser considerado a maior rede profissional mundial. 

Portanto, ao criar um perfil e se engajar em mantê-lo atualizado e postar periodicamente, o número de empresas e funcionários do RH procurando o seu perfil aumenta consideravelmente. 

Outro ponto positivo, é quando queremos descobrir o cargo de algum funcionário da empresa, por meio do LinkedIn é possível obter essas informações facilmente. 

Pontos positivos para as empresas 

Apesar desses diversos benefícios proporcionados aos usuários, o LinkedIn também influencia positivamente às empresas que mantém perfis cadastrados, sejam elas pequenas ou de grande porte, como:

  • Aumento do número de candidatos interessados em vagas;
  • Aumento o SEO da empresa;
  • Auxilia na construção da marca;
  • Aumenta o contato com os profissionais.

Para as empresas, o LinkedIn é uma porta para aumentar a visibilidade da marca, pois é uma rede social como qualquer outra, funcionando por meio de engajamentos que geram números, como likes, comentários, compartilhamentos e seguidores. 

Aumentar esses números é essencial, não apenas aumentar a quantidade de pessoas se candidatando a suas vagas. 

Pois, é por via desses números que a empresa constrói a sua marca, conquistando o público e aumentando o seu posicionamento na internet.

Inclusive, possuir um perfil empresarial no LinkedIn é uma das estratégias do SEO, voltada a direcionar esse público presente na rede social ao site da empresa, gerando o aumento de vendas, como a de máquina tampografia.

Por fim, o LinkedIn também auxilia no contato com os profissionais, pois a empresa por meio dessa rede social pode a vir comentar nos posts de pessoas de seu interesse ou lançar notas periodicamente.

Dicas para anunciar na plataforma 

Como dito anteriormente, o LinkedIn é uma plataforma utilizada por empresas e profissionais das mais diversas áreas, portanto, ambos podem anunciar na plataforma.

No caso das empresas, é possível fazer anúncios a respeito de suas vagas e sobre o que a empresa desenvolve, e para os profissionais, os anúncios são voltados para currículos, disponibilidade para receber vagas, cursos realizados e outras conquistas. 

Sendo assim, de forma geral e simplificada, às seguintes dicas podem ser seguidas por ambos os grupos para que os anúncios na plataforma obtenha sucesso: 

  • Mantenha seu perfil atualizado;
  • Interaja com os outros usuários e empresas;
  • Sempre poste às novidades; 
  • Crie campanhas. 

Todas essas dicas aliadas, quando alinhadas, fazem com que os números da empresa aumentem e a credibilidade de um profissional também.

Dica 1- Mantenha o seu perfil atualizado

Essa dica é valiosa tanto para as empresas quanto para os profissionais. O ideal é alterar o LinkedIn periodicamente, sempre adicionando em seu perfil às atividades que estão sendo desenvolvidas em seu trabalho ou em sua empresa, caso você seja um empreendedor.

Dessa forma, ele se torna uma ferramenta voltada a proporcionar conhecimento para amostras pessoas a respeito de você ou se sua empresa, funcionando como uma bomba de pressurização no quesito credibilidade. 

Sendo importante para os profissionais de recursos humanos que estão recrutando e para os profissionais que estão buscando emprego.

Dica 2- Interaja com outros funcionários e empresas

Esteja disposto a comentar, dar likes e compartilhar posts dos colegas, pois a ferramenta já conta com um histórico de suas atividades online, que influencia no seu posicionamento dentro do site.

Inclusive, atualmente é possível ser até mesmo influenciador digital nessa rede social. Para as empresas, interagir com os funcionários, candidatos interessados e outras empresas, aumenta a visibilidade e a reputação empresarial. 

Dica 3- Sempre poste às novidades

O LinkedIn não é uma plataforma apenas para postar currículos e vagas de emprego, ela é um veículo de informações voltadas para o mundo profissional. Portanto, é necessário criar posts para se manter visível na rede.

Dessa forma, qualquer novidade, seja um curso ou uma palestra, e no caso das empresas, por exemplo, o lançamento de um novo medicamento ou um novo tipo consulta, como a consulta andrologia,  publique na plataforma. 

Dica 4- Crie campanhas

O gerenciador de campanhas é uma ferramenta de publicidade do LinkedIn, onde é possível criar anúncios por um preço justo. 

O primeiro passo é definir os objetivos da campanha, criar um público-alvo, selecionar o formato de anúncio e definir o orçamento e alcance. 

Após definir o conteúdo do seu anúncio, é possível atingir mais facilmente o seu nicho dentro da plataforma, de acordo com os seus objetivos.

Considerações finais

Portanto, partindo de tudo que foi abordado aqui é possível perceber como essa rede social, pode ajudar o mercado de trabalho, tanto para quem busca emprego quanto para quem procura colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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