Diariamente, uma série de possibilidades passam a fazer parte do horizonte empresarial, a fim de garantir alguns aspectos de visibilidade. Contudo, nada disso será possível sem que se pense em como indexar um site.
Há uma série de possibilidades que podem comunicar uma marca para uma público dentro de um segmento de mercado.
Essa, na verdade, é a grande razão de ser do marketing desde os primórdios das relações industriais e ainda hoje é assim. Por esse motivo, é importante apontar quais são as importâncias da visibilidade de uma marca dentro de um nicho.
Todos os dias, as empresas fundamentam algumas estratégias para que essa realização seja bem elaborada.
No século passado, um dos elementos que garantiam essa consolidação eram, justamente, os meios de comunicação de massa.
Eles, em grande medida, tinham uma cobertura ampla e conseguiam exercer um impacto importante dentro do público.
Com o passar dos anos, os seus desdobramentos acabaram fundamentando a era de ouro da publicidade dentro da televisão, por exemplo.
Esses eram os recursos que existiam para que as empresas conseguissem exercer alguma influência dentro de um segmento.
Se, porventura, uma empresa de concreto usinado para calçada estivesse buscando realizar uma comunicação com o seu público, essas mídias deveriam ser consideradas.
Atualmente, alguns novos imperativos passaram a fazer parte do espectro comunicacional das empresas.
As dinâmicas digitais trouxeram alguns imperativos que vem se desenvolvendo desde a década de 1990.
O que antes poderia, por exemplo, apenas ser representado por uma loja física para vender camisa ciclismo com bolso, hoje, pode ser sustentado de forma digital.
Sendo assim, a produção de uma presença qualificada dentro desse ambiente acaba sendo um elemento preponderante.
Isso pode ser feito, portanto, a partir de uma série de ferramentas que vão qualificando ainda mais essa presença.
Atualmente, já há algumas formas de comunicação que facilitam a especificação de um público, o que garante um impacto maior.
Se a televisão tivesse uma cobertura que fosse amplificada para um público geral, a internet consegue se comunicar com os clientes em potencial.
Por exemplo, não é todo mundo que está procurando comprar uma válvula borboleta automática, mas, certamente, quem está é uma possibilidade qualificada para a empresa.
Garantir, nesse sentido, essa presença dentro de mecanismos de busca e, também, nas redes sociais é elementar.
Afinal de contas, quanto mais o tempo passa, mais esses ambientes vão ganhando usuário e essa possibilidade vai se diversificando.
É possível, diante desse grande fluxo, que algumas especificações sejam feitas de forma mais salutar.
Uma empresa de limpeza predial terceirizada, por exemplo, pode encontrar os condomínios perfeitos para oferecer seu serviço.
Além disso, há uma lógica de pesquisa que nutre uma perspectiva ativa de busca do cliente por uma solução.
Apresentar-se como resposta para ele, portanto, pode definir a qualidade de uma atuação dentro do mercado. Dessa forma, todos os elementos que fundamentam essa relação precisam ser levados em consideração.
A importância de um site
Diante de tudo isso, a presença qualificada acaba passando, inevitavelmente, pela produção de um ambiente empresarial de forma digitalizada.
Assim como em outros tempos era preciso ter uma loja para executar uma venda, hoje, é fundamental que haja algum tipo de elemento de venda no meio online.
Afinal, uma empresa que presta o serviço de produção de churrasco para festa de casamento a noite não conseguirá ser encontrada em uma pesquisa sem estar presente nesse ambiente.
Por essa razão, garantir essa presença de forma qualificada e precisa é um ponto elementar para que isso ocorra.
Uma das formas mais garantidas de garantir que isso aconteça é através da programação de um bom site para a empresa.
Logicamente, há outros elementos que podem garantir uma presença digital, como é o caso do market place.
No entanto, para que haja uma qualificação de ações dentro desse meio, é importante que haja uma consolidação de um site.
Suas vantagens, na verdade, estão fundamentadas em alguns aspectos bastante significativos.
O mais importante deles, nesse sentido, é a capacidade de geração e análise de dados que a empresa passará a ter.
Comprar um botijão de gás completo em um mecanismo de busca, por exemplo, pode passar por uma lógica mais impessoal do market place ou, em grande medida, sustentar uma relação salutar dentro de um site.
Tipos de site
Dentro dessas possibilidades, é fundamental entender a respeito de algumas consolidações de sites para garantir uma compreensão melhor a respeito dos temas. Alguns que podem ser apontados são:
- Hotsite;
- Landing page;
- One page site;
- Blog.
Logicamente, há uma infinidade de possibilidades, mas essas acabam conseguindo ilustrar bem as capacidades dessa estratégia.
Hotsite
O hotsite, como o próprio nome sugere, diz respeito ao calor do momento de uma campanha específica.
Então, se uma loja de óculos estiver com algum lançamento referente a case de óculos atacado, é importante que esse tipo de perspectiva seja considerada.
Landing page
Essa categoria diz respeito à página de destino que um site externo vai levar o cliente para uma empresa.
Saber como efetuar essa perspectiva acaba sendo essencial para conseguir consolidar uma estratégia dentro de um mecanismo de busca, por exemplo.
One page site
O one page site consiste em um ambiente que vai se sustentar em uma página para apresentar todas as informações.
Normalmente, o desenvolvimento do seu conteúdo se dá através da barra de rolagem do navegador.
Dessa forma, se um fabricante quiser destacar um site apenas para a distribuição de piso laminado Eucafloor Ambience, esse recurso pode ser utilizado.
Blog
Por fim, um outro modelo de site bastante utilizado é o blog como condutor de conteúdo de um site. Esse elemento é central e tem como objetivo criar alguns layouts para a produção de textos e conteúdos,
O que significa indexar um site?
Indexar um site significa, sobretudo, garantir uma manutenção de longevidade da empresa em um ambiente digital.
Isso é essencial, uma vez que a ausência de indexação é a ausência de possibilidades estratégicas dentro de mecanismos de busca.
Nesse sentido, essa estratégia, na verdade, tem a ver com a permissividade que uma bot de mecanismo de busca terá para avaliar um site e colocá-lo dentro de seus resultados.
A indexação é, portanto, um elemento central para a manutenção de uma marca dentro das possibilidades de busca.
Caso contrário, não há estratégia de SEO que seja capaz de reverter essa falta tão fundamental.
Como indexar um site?
Diante disso, algumas perspectivas começam a se desenhar e precisam ser levadas em consideração. No caso do Google, é preciso acessar a sua plataforma de autorização para orientação em SEO.
O Google Search Console é onde uma empresa irá sinalizar para a plataforma que ela está buscando uma aparição nos resultados de busca.
Assim, é preciso que as demandas da plataforma sejam correspondidas para garantir uma postura salutar nesse ambiente.
Dicas para indexar um site
Com base em todos os elementos mencionados, é crucial que algumas dicas sejam seguidas para que essa indexação aconteça de forma salutar.
Quanto melhor estabelecida estiver essa relação, maior será o grau de impacto do site dentro desse mecanismo.
1. Fornecer um arquivo robots.txt
Embora tenha aspectos de programação bastante complexos, o arquivo robots.txt funciona como uma carta aos bots do Google.
Com ele, será possível estabelecer algumas conexões importantes, como, por exemplo, quais páginas devem ser indexadas e quais não.
De fato, essa é uma forma de se comunicar de um jeito mais claro com as ferramentas de indexação do Google.
2. Apostar em conteúdos
Uma forma de garantir que um site seja bem visto pelo Google é a partir dos conteúdos que ele possui.
Quanto mais relevantes eles forem, melhor será a sua posição dentro de uma perspectiva de pesquisa. Por tal razão, este elemento acaba sendo uma das perspectivas mais humanizadas que essa relação proporciona.
3. Investir em SEO
Um outro ponto importante que dá sustentação à marca dentro do ambiente digital é, justamente, o SEO.
Esse aspecto diz respeito à consideração que há a respeito dos mecanismos de busca e se adaptar a eles.
Esse é um elemento central que precisa ser considerado para garantir que a indexação passe a ser um posicionamento.
Considerações finais
Com o passar dos anos e a consolidação dos mecanismos de busca como um aspectos essenciais de pesquisa, tornou-se fundamental criar e indexar um site.
Esses pontos são fundamentais e têm como objetivo garantir que uma empresa consiga ser notada.
Por esse motivo, é imprescindível que haja uma perspectiva que leve em consideração todos esses aspectos na hora de produzir um bom ambiente empresarial digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.