A Internet abriu um leque de oportunidades para empreendedores de todos os tipos e tamanhos. Com um e-commerce, é possível alcançar clientes em todo o mundo 24 horas por dia, sete dias por semana, e por meio de diferentes estratégias.
No entanto, com tantas lojas on-line competindo pelos consumidores, é importante saber como fazer para que o seu e-commerce se destaque e como fazer com que as pessoas encontrem a sua loja digital, para realizar compras.
De nada adianta oferecer a melhor revitalização de pintura automotiva, por exemplo, se a sua empresa não está sendo vista na Internet.
Felizmente, existem algumas estratégias que se pode implementar para aumentar as vendas do comércio eletrônico e, neste artigo, serão dadas algumas dicas para ajudar a impulsionar as vendas de forma eficaz.
Implementar essas estratégias pode ajudar significativamente a aumentar as vendas de qualquer e-commerce, independente do segmento de atuação.
No entanto, é importante lembrar que o sucesso não acontece da noite para o dia. Se alguém tem uma empresa de serviço de limpeza geral e quer abrir um site, provavelmente vai ter que competir com algumas dezenas de outras companhias que existem no mercado.
Ter um e-commerce bem-sucedido leva tempo, esforço e dedicação. Portanto, é crucial manter-se focado e continuar implementando as estratégias certas, pois, desta forma, o sucesso virá gradativamente.
Entenda o que é um e-commerce
O e-commerce é a atividade de comprar ou vender produtos através da Internet. É um tipo de comércio eletrônico que se refere a qualquer tipo de negociação que seja realizada dentro do mundo online.
As vendas digitais estão crescendo de forma significativa e o e-commerce está se tornando cada vez mais popular.
Hoje, é possível encontrar e vender qualquer coisa na Internet. Desde lembrancinhas de aniversario infantil squeeze até os serviços completos para fazer uma mega festa infantil.
As pessoas estão, constantemente, procurando maneiras de adquirir produtos online e as empresas estão investindo em estratégias para atrair esses consumidores.
O e-commerce pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas de uma marca e atrair novos clientes. No entanto, é importante ter em mente que é necessário investir em uma boa estratégia para garantir o sucesso do negócio.
Por que investir em estratégias de e-commerce?
O crescimento do e-commerce não pode ser ignorado. Em 2017, o comércio eletrônico cresceu em 16% e, de acordo com a previsão, deve crescer ainda mais nos anos que virão. Inclusive, a pandemia que iniciou em 2020 foi um grande fator para isso.
Em casa, a única saída das pessoas era o meio digital para entretenimento e consumo, de forma que muitas empresas puderam se beneficiar desse momento.
Então, se um empreendedor ainda não está investindo em novas estratégias de e-commerce, agora é a hora de fazer isso. Sendo assim, algumas razões pelas quais se deve investir no estudo de novas estratégias de e-commerce serão destacadas:
O e-commerce está em rápida crescente
Assim como dito anteriormente, o crescimento do e-commerce é inegável. Se um indivíduo não estiver preparado para isso, pode ficar para trás. É por isso que é crucial investir em novas estratégias para manter o negócio à frente da concorrência.
Qualquer empreendimento pode estar na Internet, isto porque todas as pessoas têm o costume de realizar buscas pelos seus interesses que, em muitas ocasiões, pode resultar na compra de produtos e serviços.
Por exemplo, se uma pessoa estiver assistindo sobre manutenção e peças no Google, é possível programar uma campanha para vender um compressor bitzer parafuso através de campanhas pagas.
O público faz aquisições pela Internet
As pessoas estão cada vez mais confortáveis em fazer compras online. De acordo com uma pesquisa, 84% dos consumidores online afirmam que compram produtos online pelo menos uma vez por mês. Isso significa que há um mercado enorme para se explorar.
A maioria das compras são feitas por dispositivos móveis
Os consumidores estão cada vez mais usando seus dispositivos móveis para comprar produtos e serviços online, deixando para trás o hábito de usar o computador para a finalidade.
De acordo com uma pesquisa, 79% das pessoas que possuem um smartphone fazem compras online pelo celular. Isso mostra que é crucial otimizar sua loja para dispositivos móveis.
Além disso, o público também usa seus aparelhos para consultar preços durante uma negociação.
Ou seja, se alguém está em uma loja procurando por bateria de caminhão 24v, é possível fazer uma consulta rápida na internet e encontrar melhores oportunidades no mercado.
Compras online de fora do país estão aumentando
Com o crescimento do comércio eletrônico, as pessoas estão passando a comprar de plataformas internacionais.
De acordo com um estudo, 51% dos consumidores online já fizeram uma compra de um site de um país diferente do seu. Isso mostra que há uma grande oportunidade para expandir seu negócio para outros países.
As redes sociais tornaram-se ferramentas de vendas
As mídias sociais estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores online. Uma pesquisa atestou que 64% dos consumidores online usam as mídias sociais para pesquisar produtos e serviços.
Isso mostra que as mídias sociais são uma ótima maneira de promover e vender seus produtos.
Ao procurar por uma aliança banho ouro branco, um indivíduo pode se sentir mais confiante ao comprar um produto caro depois de ver a recomendação de uma pessoa que confia na internet, por exemplo.
Como se pode ver, há muitas razões pelas quais investir em novas estratégias de e-commerce é uma ótima ideia.
5 dicas para estratégias de e-commerce
Visto isso, é importante saber algumas dicas para elaborar estratégias eficazes para que o seu e-commerce tenha resultado e sucesso no mundo virtual. Elas são:
- Crie um site responsivo;
- Estude SEO;
- Faça anúncios pagos;
- Faça promoções especiais;
- Crie um blog.
Mais de 60% das compras digitais são feitas em dispositivos móveis, então, é vital que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis.
Isso significa que o site deve se adaptar às diferentes telas, sejam elas de um smartphone, um tablet ou um computador. Se o site não for responsivo, as pessoas simplesmente irão para um site que seja, desistindo de fazer a compra.
A técnica SEO, ou otimização para mecanismos de busca em português, é vital para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Quando as pessoas estão procurando produtos online, geralmente começam sua busca em um mecanismo de busca.
Se uma página não estiver bem classificada nos resultados de pesquisa, o público simplesmente não vai encontrá-la.
Por isso, investir em estratégias de SEO é muito importante para fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa pelos termos de pesquisa correto.
Por exemplo, se alguém vender uma cortina wave trilho, é possível ranquear para a procura dessas exatas palavras para que o site esteja na primeira colocação na hora que um potencial cliente procurar pelo termo.
Além disso, há a possibilidade de investir em anúncios pagos, que, inclusive, são uma ótima maneira de gerar tráfego para a página.
Existem vários tipos de anúncios que você pode usar, incluindo anúncios de muitas plataformas na Internet. Se os anúncios forem usados corretamente na mídia digital, eles podem ajudar a aumentar significativamente as vendas do comércio eletrônico.
Por exemplo, se uma pessoa vende uma tela mosquiteiro janela, pode-se programar um anúncio pago para oferecer seu produto para as pessoas que procuraram por repelentes.
Assim, há a oportunidade de encontrar o seu potencial cliente em um bom momento de compra para oferecer o seu produto ou serviço e converter uma venda.
Uma ótima maneira de incentivar as pessoas a comprarem em uma determinada loja virtual é oferecer um cupom ou desconto. O público adora economizar dinheiro, então se a companhia oferecer uma boa oferta, ele estará inclinado a comprar da marca.
Um blog é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu site e também ajuda a construir uma base de seguidores leais.
Criar conteúdo interessante e informativo sobre o seu tipo de mercado também é uma boa alternativa, pois os consumidores chegarão ao site para ler o seu blog e, em seguida, poderão ser incentivados a fazer compras na loja.
Considerações finais
Sabe-se que qualquer e-commerce pode decolar se foram aplicadas as estratégias corretas, e é por isso que este artigo teve o objetivo de compartilhar diversas dicas para tal finalidade.
Com essa leitura, foi possível aprofundar o conhecimento acerca do que é e-commerce e ter acesso a algumas dicas úteis para começar e otimizar o seu negócio na Internet.
Dessa forma, qualquer empreendedor pode aproveitar as orientações e saber mais sobre cada uma delas para colocá-las em prática no negócio que sonha em abrir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.