Em relação ao varejo físico, os negócios online permitem alcançar um público maior com investimentos financeiros mais acessíveis
Não há dúvidas de que o comércio online deve se expandir ainda mais nos próximos anos. Então, para quem sonha em empreender, essa é a oportunidade perfeita de tirar os planos do papel, investindo no lançamento da sua loja virtual.
Mas, você sabe como fazer isso? Geralmente, a tarefa de abrir um negócio online pode parecer bastante desafiante para a maioria das pessoas, mas nada que um bom planejamento não resolva.
Nesse sentido, vale a pena contar com a ajuda de cursos de e-commerce, livros, vídeos e outros formatos de conteúdo que ofereçam dicas interessantes para facilitar essa jornada.
Pensando nisso, trouxemos abaixo um passo a passo com etapas simples que você não pode esquecer de colocar em prática ao montar o seu negócio online. Continue a leitura e entenda sobre o assunto com a gente!
8 passos essenciais para quem deseja abrir um negócio online
Se você pretende empreender no mercado digital, deve compreender que esse é um caminho que apresenta inúmeras possibilidades como abrir uma loja virtual, vender cursos online ou ainda oferecer algum serviço.
Embora existam muitas alternativas, o planejamento para ser bem-sucedido no comércio online passa por etapas básicas, que são comuns a qualquer empreendimento. Confira a seguir a lista que montamos com sete passos essenciais que não podem faltar para o lançamento de sua loja virtual.
1. Defina o foco do seu negócio
Ao iniciar a jornada na internet, o empreendedor digital deve focar a sua atenção na escolha dos produtos e serviços que irá vender. Contudo, essa decisão não pode ser tomada de modo aleatório e deve levar em conta as necessidades do público.
Para isso, vale a pena investir em uma pesquisa de mercado para conhecer melhor os potenciais clientes, coletando informações como faixa etária, comportamentos e hábitos de consumo. Esses dados podem contribuir na definição de um diferencial para o seu negócio, estabelecendo uma conexão forte com o público.
2. Cuide da burocracia
Ainda que a abertura de um empreendimento digital seja um processo menos burocrático do que o de estabelecimentos físicos, ele também exige o cumprimento de determinados procedimentos jurídicos para a regulamentação do seu negócio perante os órgãos governamentais.
Portanto, fique atento às normas estabelecidas para o comércio online, sem correr o risco de ser surpreendido com multas no futuro. Em geral, a maioria dos empreendedores começa na modalidade de MEI, que permite atingir até R$81 mil de faturamento por ano.
3. Observe o mercado
A análise dos concorrentes é outra etapa fundamental para quem pretende abrir um negócio online. Com ela, é possível verificar se o mercado não está saturado no segmento que você deseja atuar e ainda descobrir como esses produtos são ofertados ao público.
Aproveite ainda esse momento para observar os pontos fortes e fracos da concorrência, pois eles serão importantes na hora de estabelecer os diferenciais do seu negócio.
4. Defina o canal de venda
No comércio online, outra preocupação que os empreendedores devem ter é de selecionar uma boa plataforma virtual para fazer as vendas, proporcionando assim a melhor experiência de compra possível aos usuários.
Atualmente, o que não faltam na internet são ferramentas para montar uma loja online. No entanto, tome cuidado: é preciso escolher um modelo com recursos que atendam às necessidades do seu negócio.
5. Organize as finanças
Outra vantagem de montar uma loja no ambiente virtual é que você não necessita fazer um investimento financeiro muito alto como no varejo físico, em que é preciso providenciar um espaço para sediar a empresa.
Apesar disso, é claro que a abertura de um negócio online também envolve a realização de gastos. Então, organize antecipadamente a parte financeira do seu empreendimento para conseguir arcar com o que for necessário, como a contratação de uma plataforma de hospedagem.
6. Planeje as estratégias de marketing
Sem dúvida, a internet transformou o mundo em uma grande aldeia global, fazendo com que as empresas alcançassem um público cada vez maior e mais distante. Mas, para se destacar entre a imensa variedade de negócios online, é necessário mostrar o valor do seu produto/serviço para os potenciais clientes.
Para isso, dedique-se a encontrar as melhores estratégias de marketing, que sejam adequadas à sua empresa e te ajudem a divulgar o seu trabalho. Isso inclui ações como ter um site, usar as redes sociais, investir no e-mail marketing ou ainda fazer anúncios patrocinados.
7. Invista em conhecimento
Por último, não esqueça que um bom empreendedor é aquele que está sempre atento às novidades do mercado e consegue aproveitá-las para gerar oportunidades para o seu negócio, seja ele na internet ou no varejo físico.
Portanto, aprenda sempre sobre todos os assuntos relevantes que encontrar e tente aplicá-los dentro do contexto do seu empreendimento. No fim, esse pode ser o grande diferencial para que você obtenha sucesso no mercado.