E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que serve para enviar e-mails para uma lista de contatos previamente estabelecida, a fim de estabelecer uma comunicação com os destinatários e alcançar objetivos.
Geralmente, trabalha com uma ferramenta de automação e tem ajudado muitas organizações a estabelecerem um contato mais próximo com o público.
Depois de passar por muitos problemas ao longo dos anos por conta de spam, essa estratégia foi reformulada e hoje é uma das melhores opções de marketing digital para negócios de vários tamanhos e setores.
As organizações qualificaram suas abordagens, partindo de uma solicitação para enviar e-mails, além disso os conteúdos são segmentados para que as mensagens sejam sempre relevantes e personalizadas.
Isso fez com que o e-mail voltasse a ser realmente aquilo que foi projetado, uma maneira de se comunicar, com conteúdos relevantes e que realmente querem ser recebidos pelos destinatários.
Ao invés de incomodar os consumidores com mensagens indesejadas, as organizações enviam exatamente aquilo que eles esperam receber.
Para ajudar os negócios a fazerem um bom trabalho, este artigo vai mostrar os benefícios do e-mail marketing, como criar campanhas efetivas e quais são as métricas e indicadores usados para medir o desempenho delas.
Pontos positivos de se adotar o uso desse recurso
O e-mail marketing é uma estratégia que traz muitos benefícios em comparação com outras maneiras de se comunicar na internet. Entre os principais estão:
- Mais credibilidade;
- Mais reconhecimento;
- Aumento das vendas;
- Otimização de tempo;
- Mais tráfego.
Existe a necessidade de adaptar o conteúdo àquilo que os leitores desejam receber, e para isso a empresa deve conhecer suas necessidades e assuntos que querem descobrir.
Uma autoescola de curso para primeira habilitação pode desenvolver sua identidade de marca usando o e-mail marketing. Isso porque ao criar conteúdo rico em informações, a companhia tem vantagem sobre os concorrentes.
Ao administrar o próprio negócio, o empreendedor é visto como um especialista e isso pode ser usado para melhorar a imagem da marca aos olhos dos clientes.
O conteúdo deve ser visto como uma verdadeira ferramenta de marketing, pois a partir do momento que as pessoas gostam dos materiais, vão se inscrever para recebê-los.
É inegável que essa estratégia consegue gerar compras por impulso, visto que a marca pode atrair o cliente para fazer uma compra usando vários recursos.
Por exemplo, é possível destacar itens que são frequentemente comprados por outros clientes ou mostrar soluções semelhantes ao que já foi comprado anteriormente. A empresa também pode fazer ofertas especiais e descontos para as próximas compras.
Negócios B2B, como uma especializada em manutenção preventiva em elevadores, usam o e-mail para se relacionar com seus clientes e manter a preferência.
Já os negócios B2C podem estimular as compras por impulso, enviando produtos relevantes e que realmente são interessantes para o contato.
O dia a dia das organizações é sempre muito corrido, por isso elas precisam utilizar o tempo para não perder oportunidades e dinheiro. O e-mail é muito vantajoso nesse sentido por conta da automação.
Ela facilita a criação de campanhas, envia mensagens personalizadas e ajuda a manter contato com os consumidores na frequência ideal.
Por fim, é um excelente recurso para fazer com que os consumidores visitem o site da organização, incluindo links para os conteúdos dentro do e-mail.
Também é possível usá-lo para incentivar a interação com outras partes do conteúdo que estão dentro do site ou blog. Para potencializar ainda mais o alcance, pode incluir botões de compartilhamento e incentivar a promoção nas redes sociais.
Criando campanhas
É fundamental saber criar campanhas efetivas que envolvem os clientes e geram bons resultados. Para isso, a companhia deve utilizar o seguinte passo a passo:
Ter objetivos esclarecidos
É necessário planejar as campanhas para atingir metas, por exemplo, se o negócio quer atrair 100 novos clientes, então deve saber quantos leads precisa gerar para fazer esse número de conversão.
No caso de uma clínica de oftalmologista veterinário 24 horas, a prospecção pode ser feita por e-mail, feiras, redes sociais, entre outras possibilidades, mas todas precisam estar alinhadas aos objetivos.
Ter um público-alvo
Segmentar o público é imprescindível para falar diretamente com pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços, assim, a taxa de resposta será muito maior.
Ao direcionar a campanha para o público desejado, as chances de assertividade são muito maiores. Uma dica é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o público e a maneira como essas pessoas consomem.
Nichar, dividir e segmentá-lo
Depois de conhecer o público, é o momento de segmentá-lo para enviar mensagens assertivas. Mesmo que o negócio tenha a intenção de vender para a maior quantidade de pessoas, o e-mail só vai ter resultado se for focado em um público.
Uma empresa de rastreador e bloqueador veicular via celular precisa fazer com que as pessoas encontrem uma proposta de valor em sua oferta.
Assim sendo, para criar uma boa campanha, deve-se segmentar a audiência para saber quem é o público ideal, quais são suas principais características e os assuntos que essas pessoas têm interesse.
Isso vai ajudar a criar uma conexão real com a audiência e fazer com que essas pessoas realmente se convençam sobre a proposta.
Aplicar um bom texto persuasivo
Depois da segmentação, é o momento de definir o texto de cada e-mail, e ao trabalhar com e-mail marketing, um dos pontos mais importantes é criar bons textos e outros elementos, como as imagens porque elas facilitam o entendimento.
O texto é algo que assume um papel importante na estratégia porque se encarrega de influenciar o público a realizar uma ação.
Uma loja de câmbio automático Fiat 500 deve investir em boas técnicas de copy para que a escrita seja realmente persuasiva. Além disso, deve-se incluir uma chamada para a ação no fim da mensagem.
Definir a recorrência de envios
Quando o e-mail estiver pronto, a companhia vai definir a frequência de envio, e é fundamental evitar enviar muitos e-mails em um curto período, pois isso só vai encher a caixa de entrada do contato e deixá-lo incomodado.
A frequência deve ser equilibrada, visto que nem todo mundo gosta de receber e-mails o tempo todo ou não tem tempo para ler.
Métricas e indicadores
Toda e qualquer estratégia de marketing digital precisa ser devidamente acompanhada para garantir uma boa performance, e com o e-mail não é diferente. Mesmo usando uma ferramenta de automação, ele precisa ser acompanhado.
Uma das métricas mais importantes é conhecida como taxa de cliques, e seu papel é mensurar a quantidade de cliques em relação à quantidade de mensagens enviadas.
Por meio dela, um pet shop banho e tosa vai definir os resultados de sua estratégia e o interesse do público em relação a determinados conteúdos.
A taxa de cliques deve ser acompanhada frequentemente porque está diretamente relacionada à performance do e-mail e pode mudar, uma vez que o usuário que não viu o e-mail enviado hoje, pode visualizar o e-mail que será enviado amanhã.
A companhia também precisa acompanhar a taxa de conversão, mostrando a quantidade de pessoas que abriram o e-mail, clicaram na chamada, foram direcionadas para a landing page e concluíram uma ação.
Essa métrica precisa ser integrada ao Google Analytics para medir de onde são as conversões, visto que podem ser do e-mail ou de outros tipos de acesso.
Com a taxa de conversão, uma academia de pilates para gestantes iniciantes saberá se seus objetivos estão sendo alcançados, independentemente de quais sejam.
A taxa de rejeição também é muito importante porque ela monitora a quantidade de e-mails que não chegaram ao usuário, um desvio que pode acontecer quando a caixa de entrada está cheia, o e-mail foi digitado incorretamente ou a conta está desativada.
É fundamental fazer o acompanhamento diário para saber quais são os níveis da taxa de rejeição, e caso ela esteja muito alta, talvez seja o momento de higienizar a base de contatos.
Uma empresa de gestão administrativa condominial pode usar algumas ferramentas que automatizam a limpeza e com isso otimizar o processo de envio.
Por fim, também é interessante acompanhar a taxa de compartilhamento, pois ela mostra as pessoas que clicaram na opção de compartilhar nas redes sociais ou usaram links de encaminhamento para outras pessoas.
É uma forma de saber se os usuários estão aprovando e acreditando no conteúdo, um comportamento desencadeado pela qualidade do material e pela capacidade do e-mail em atender às necessidades do usuário.
Considerações finais
O e-mail marketing é uma estratégia inteligente que precisa fazer parte do planejamento de marketing digital de qualquer negócio.
É uma plataforma que ajuda a estabelecer um contato mais próximo com as pessoas, enviar mensagens personalizadas e obter diversos benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.