Melhorar o desempenho do site é importante para garantir uma boa experiência ao usuário e com isso obter uma série de benefícios para a própria marca.
Cada plataforma possui um propósito, que pode ser uma loja virtual, o endereço institucional da marca na internet, exibir os trabalhos de um profissional, armazenar os conteúdos de um canal e assim por diante.
Mas independentemente de qual seja o propósito da plataforma, ela precisa ter um bom desempenho e ser eficiente para os visitantes. Um site de qualidade pode ser construído totalmente do zero, assim como podem ser feitas melhorias.
Quem não tem tanta experiência com o assunto, talvez não saiba que a página é capaz de colaborar com os resultados que a organização espera alcançar, independentemente do objetivo do canal.
É necessário melhorá-lo continuamente para que a organização possa alcançar o que deseja e estabelecer um bom relacionamento com os usuários. Ter esse entendimento faz toda a diferença na hora de implementar as otimizações.
Pensando nisso, neste artigo, será possível compreender como melhorar o desempenho do site, saber algumas dicas para fazer as melhorias e descobrir se a velocidade da internet pode influenciar no desempenho da plataforma.
Como melhorar o desempenho do site?
Para melhorar o desempenho do site, é imprescindível tornar a plataforma mais leve, ou seja, remover códigos HTML desnecessários, desativar plugins do CSM que não têm serventia e incluir nas páginas apenas os conteúdos necessários.
As imagens são elementos que costumam pesar muito, principalmente para o carregamento, mas é possível reduzir seu tamanho, alterando a resolução e o número de cores.
Um fabricante de tapete de sinalização para extintor deve otimizar o banco de dados para permitir que as tabelas sejam otimizadas. Com isso, fica mais fácil tratar rapidamente as requisições.
Quando for escolher o tema da plataforma, escolha as opções mais simples e funcionais, uma vez que temas muito complexos trazem uma série de arquivos CSS, HTML e Javascript que precisam ser processados pelo navegador.
Quanto mais desses arquivos, mais tempo o processo de carregamento vai demorar. Também é importante atualizar os serviços usados pela plataforma com opções mais novas.
Essas correções melhoram o desempenho e reduzem as falhas, além disso, recomenda-se o uso de cache e como prática, visto que o recurso permite que o servidor opere com mais velocidade.
Ele consegue entregar cópias prontas das páginas mais comuns, sem que seja necessário renderizá-las novamente. Usar serviços como CDN (Content Distribution Network) possibilita que o site seja hospedado em diferentes servidores no mundo.
Dessa forma, aquele que estiver mais próximo do visitante vai responder pela requisição. Uma clínica médica 24 horas também deve otimizar a plataforma para os dispositivos móveis.
Isso é fundamental porque boa parte do tráfego na internet é proveniente de tablets, smartphones, entre outros dispositivos. Para fazer essa utilização, é necessário usar alguns plugins.
Outra dica é fazer ajustes para que os robôs de busca possam trabalhar mais rápido. Eles navegam pela internet em busca de materiais que possam ser indexados nos resultados de pesquisa, mas eles fazem muitas requisições aos sites.
Isso acaba gerando mais atividade na plataforma e no servidor, o que pode impactar a velocidade. Para limitar as requisições feitas pelo robô é usado o arquivo robots.txt que se encontra na raiz da hospedagem.
Por fim, a organização deve usar ferramentas para analisar o desempenho do site e existem muitas opções disponíveis na internet. Elas procuram falhas de segurança e propõem soluções que otimizam a plataforma.
Como realizar as melhorias no site
Para melhorar o desempenho do site, basta seguir algumas estratégias simples, e dentre as que mais se destacam estão:
- Investir em responsividade;
- Garantir a leveza das páginas;
- Produzir bons conteúdos;
- Usar boas palavras-chave.
Sabendo disso, agora, também é muito importante entender um pouco mais sobre cada um dos tópicos.
1. Investir em responsividade
Para os usuários, é muito desagradável tentar acessar um site que funciona em computador, mas não funciona no dispositivo móvel, e é necessário considerar esse fato porque a maioria dos acessos acontece por meio de dispositivo móvel.
Mesmo com o grande avanço tecnológico, ainda assim é possível encontrar plataformas que não apresentam essa característica.
Uma marca de vinho tinto suave doce deve garantir que sua plataforma seja plenamente visualizada, por meio de qualquer tipo de dispositivo, seja um computador ou um smartphone.
Mais do que permitir qualquer tipo de acesso, a responsividade é um quesito considerado pelo Google na hora de ranquear as plataformas.
2. Garantir a leveza das páginas
Leveza e agilidade são dois aspectos fundamentais quando se trata do desempenho de um site, tanto é que o tempo de carregamento influencia em sua pontuação.
Ninguém tem paciência para esperar um minuto para que as imagens e informações apareçam na tela, e caso isso aconteça, os usuários simplesmente desistem e vão procurar a plataforma dos concorrentes.
Quanto mais pesado for o site, mais ele será rejeitado pelos visitantes, mas um fabricante de miolo de fechadura tetra pode otimizar suas páginas, elementos e toda a estrutura por meio de plugins para essa função.
3. Produzir bons conteúdos
Os conteúdos publicados na plataforma precisam ter qualidade e ser relevante para a audiência, além de estarem totalmente de acordo com o mercado de atuação do negócio.
Procure entender a persona da marca para saber quais são as pautas e assuntos pesquisados por essas pessoas, o tipo de linguagem que deve ser usado e o tom de voz dos materiais.
Eles podem assumir diferentes formatos, como texto no blog, vídeo, áudio e até mesmo imagens, mas para que sejam completos, precisam de um bom título e que seja capaz de resumir o assunto tratado.
Um bom material também precisa de ilustrações que digam alguma coisa sobre aquilo que está sendo falado e não é apenas para preencher espaço.
Um fabricante de telhas térmicas trapezoidais deve abordar assuntos relacionados ao seu nicho e não deve falar apenas sobre seus produtos. A empresa em questão pode dar dicas de reforma, como escolher os materiais de construção e assim por diante.
4. Usar boas palavras-chave
As palavras-chave são termos usados pelos internautas para pesquisar assuntos na internet. Elas devem ser usadas nas estratégias de marketing digital da empresa, inclusive nos conteúdos que produz.
Para saber quais são essas palavras, é imprescindível conhecer o público-alvo da marca e fazer pesquisas sobre a área de atuação do negócio para entender quais são os termos mais usados nesse sentido.
A velocidade da internet interfere no desempenho?
É óbvio que se a internet estiver lenta o site vai demorar mais para carregar, mas, mesmo assim, os donos das plataformas precisam estar atentos à velocidade do site em si porque isso sim influencia nos resultados.
Quando o usuário pesquisa alguma informação, como escola maternal 1 e 2, ao acessar os sites das instituições de ensino, deseja obter as informações rapidamente e sem maiores dificuldades.
Justamente por isso, em 2010, o Google anunciou que a velocidade de carregamento da plataforma era um de seus fatores de ranqueamento, ou seja, o tempo que o site leva para carregar influencia o posicionamento nos resultados de pesquisa.
De acordo com o levantamento realizado pela Backinfo, quando os sites são muito lentos, costumam ser penalizados. Portanto, mais do que um fator de ranqueamento, a velocidade vai influenciar na experiência do usuário e nos resultados.
Um fabricante de porta de correr de PVC deve estar atento porque cada um segundo a mais no tempo de carregamento pode reduzir em 11% o número de visualizações, e 16% no nível de satisfação dos visitantes.
Aproximadamente 40% dos usuários abandonam as páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar, e a cada um segundo que essa espera se estende, as conversões podem ser diminuídas em 7%.
Também 88% dos usuários que tiveram uma experiência negativa devido à velocidade de carregamento ficaram menos propensos a comprar, e cerca de 1/3 acaba compartilhando uma experiência negativa com outras pessoas.
O usuário sabe quando o problema está em sua internet e não no site que está tentando acessar, por isso, 85% dos dispositivos móveis esperam que a página carregue tão rapidamente quanto no desktop.
Com base nessas informações, é imprescindível que uma corporação de instalação de aquecedor de água a gás possa fazer todos os ajustes necessários para que seu site tenha um desempenho impecável e deixe os visitantes satisfeitos.
Considerações finais
O site institucional é uma plataforma muito importante para os negócios. Ele precisa ser devidamente tratado e o proprietário deve estar sempre atento ao seu desempenho.
Lentidão, problemas no carregamento, entre outras situações, afastam o visitante, prejudicam sua experiência e, consequentemente, acabam trazendo prejuízos para o negócio, em relação às conversões e estratégias de marketing.
Fazer as melhorias devidas é a melhor forma de evitar essa situação e alcançar todos os propósitos da plataforma.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.