Landing page é uma página que tem como foco principal converter o visitante em lead ou oportunidade em cliente. Esse tipo de página também é conhecido como página de captura e é muito mais simples do que uma página tradicional.
Seu foco é a oferta central da campanha e por isso não precisa de tantos elementos quanto as outras páginas do site.
Quem trabalha com inbound marketing sabe que o principal objetivo da estratégia é atrair pessoas certas, por meio de diferentes canais, como blogs e sites.
Seus conteúdos precisam fazer com que as pessoas queiram consumi-los e com isso entrar no funil de vendas. Mas para que isso aconteça, primeiro a marca precisa converter as pessoas e a melhor maneira de fazer a conversão é por meio da landing page.
Independentemente de qual seja o objetivo da empresa, que pode ser vender, estimular o download de um material, entre outras necessidades, esta página tem um papel fundamental para alcançar as metas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é landing page, por que criar essa página e os benefícios trazidos e por ela para os negócios. Confira.
Entenda o que é landing page
Landing page nada mais é do que uma página que tem como foco converter visitantes em potenciais clientes. A tradução para este termo é “página de aterrissagem”, mas também pode ser conhecida como página de destino ou página de captura.
Possuem poucos elementos em sua composição e o foco é totalmente voltado para o CTA principal, de modo a evitar distrações e aumentar o número de conversões.
Se o site de um fabricante de cadeira dobrável articulada está atraindo muitas visitas, precisa levar essas pessoas para a próxima etapa, que nada mais é do que caminhar por todas as fases do funil de vendas, até que façam uma compra.
Receber muitas visitas é fundamental, mas elas precisam gerar impactos para o negócio, e para isso são criadas algumas páginas que utilizam elementos que chamam a atenção do usuário.
Por outro lado, a landing page descarta excessos como textos grandes, informações dispensáveis, menu, entre outros, tendo como propósito fazer com que o usuário realize uma ação.
Quando a empresa cria uma estratégia de marketing, a ação que a página de aterrissagem indica, geralmente, é o preenchimento de um formulário e em troca o usuário recebe um conteúdo de valor, como:
- E-book;
- Infográfico;
- Planilha;
- Vídeos.
O material precisa ser bom o suficiente a ponto de fazer com que o visitante queira fornecer seus dados em troca desse download.
No entanto, a landing page de uma empresa de limpeza pode fazer uma oferta especial ou até mesmo ser usada para informar a conclusão de uma compra, dentre outras ações que façam sentido para a sua estratégia.
Muitas pessoas acreditam que landing page e site são sinônimos, quando na verdade existem muitas diferenças entre eles.
Isso porque, de acordo com o que vimos até agora, o papel da landing page é converter visitantes em potenciais clientes, ao passo que o site procura oferecer conteúdos relevantes para o público em geral.
Nesse contexto, dentro de uma estratégia digital, é fundamental que o site seja otimizado por meio das práticas de SEO (Search Engine Optimization) e com isso seja encontrado nos motores de busca.
Assim sendo, uma boa dica é que a landing page seja divulgada por meio de chamadas para ação dentro do site, pois isso também vai ajudar a transformar os visitantes em leads.
Por que criar uma landing page?
Existem muitos motivos para criar uma landing page dentro das suas estratégias de marketing digital, e dentre as principais razões estão:
Segmenta os contatos
Dependendo do tipo de conversão do contato, por conta de determinado material ou da informação solicitada no formulário, uma empresa de conserto tela tv samsung consegue segmentar melhor seus potenciais clientes.
Se a empresa atua com mais de um produto e, consequentemente, com mais de uma persona, consegue distinguir cada uma delas, por meio das conversões que acontecem na landing page.
Também existe a possibilidade de saber quem são os usuários que estão interagindo com a marca, principalmente quando o negócio não atende a um segmento específico ou bem definido.
Ajuda com o Lead Scoring
Lead Scoring é uma estratégia que ajuda a priorizar os leads que estão mais prontos para comprar, ou seja, aqueles que têm mais probabilidade de se tornar cliente. Trata-se de uma pontuação oferecida para cada contato, tendo como base as ações realizadas.
Por exemplo, se o visitante foi convertido com um material de fundo de funil, provavelmente ele está muito mais preparado para comprar do que aquele que foi convertido com um material de topo de funil.
Nesse caso, um fabricante de letreiro de acrílico deve priorizar esse lead. Tudo isso torna o trabalho do time de vendas muito mais fácil, otimiza a conversão, traz excelentes oportunidades e constrói um histórico com os contatos.
Diminui o custo de aquisição de clientes
Como você já sabe, a landing page é uma excelente ferramenta para gerar oportunidades para o negócio. Para conseguir informações sobre pessoas que têm interesse no negócio, seriam necessárias muitas horas de ligações, pesquisas e entrevistas.
Esses outros caminhos dão muito trabalho e são muito mais caros. Por outro lado, se uma única landing page for bem divulgada, se transforma no motor de vendas ideal para o negócio.
Ela é capaz de atrair oportunidades suficientes, consegue nutrir a equipe de vendedores e ainda aumenta o potencial do negócio, e tudo isso sem que a aquisição de clientes seja onerosa.
Benefícios da landing page
Como vimos, o fabricante de cabo de aço alma de fibra tem muitos motivos para investir em uma landing page. Ao fazer isso, também terá acesso a uma série de benefícios, como:
Conversões automáticas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ascend2, usar uma landing page para direcionar o tráfego de uma campanha resulta em um aumento na taxa de conversão que chega a 25%, portanto, uma estratégia inteligente.
Considerando que muitas campanhas de busca paga enviam os usuários para a página inicial ou para um formulário de registro, que muitas vezes não correspondem à mensagem da oferta original, pode ficar um pouco mais difícil convertê-los.
Por outro lado, criar uma landing page exclusiva para sua campanha é uma forma de obter os melhores resultados e praticamente a automatizar as conversões.
Ajuda a medir o resultado da campanha
Só existe uma ação possível dentro da landing page de uma empresa especializada em pintura de fachada comercial, o que é aquela sugerida pela chamada.
Se o visitante não realizar a ação desejada, não haverá mais nada que ele possa fazer, pois não existem links externos, outras opções de cliques e assim por diante, portanto, ou ele converte ou sai da página.
Agora, se o usuário clica no anúncio e é enviado para uma página que possui outros 40 links, a conversão será muito mais difícil, isso porque o visitante pode simplesmente se distrair com outras coisas.
Tenha em mente que a página inicial de um site é atualizada constantemente por informações provenientes de vários departamentos da empresa e, geralmente, eles não correspondem com as mensagens dos anúncios pagos.
Se uma fábrica de detergente liquido tiver uma landing page independente e dedicada, depois que definir o propósito do anúncio e da página, pode ter certeza de que ela vai funcionar sozinha e alcançar a performance desejada.
Possibilidades de mudanças
Geralmente, os sites possuem vários responsáveis que atuam em diferentes departamentos e todos precisam de autorização para fazer alterações nas páginas.
Agora, se você separar a campanha de marketing por meio de páginas independentes, é como se as retirasse do resto do site e com isso tivesse mais liberdade para testá-las e modificá-las.
Se você tiver uma taxa de conversão base, tudo o que precisa fazer é realizar alguns testes de alterações na página, e por meio de uma abordagem interativa, fica mais fácil descobrir o que os clientes estão buscando, com base na maneira como interagem.
Se uma empresa de transporte fretado para funcionários tiver uma teoria bem-informada sobre o comportamento do cliente, ao realizar testes na landing pages, consegue fazer melhorias ao longo de todo o website.
Considerações finais
O marketing digital acontece por meio de diferentes recursos, tendo como foco converter usuários em potenciais clientes e estes em clientes. Para isso, uma das melhores estratégias é a página de aterrissagem.
Ela é totalmente focada no propósito da campanha, e por meio de poucos elementos, consegue induzir a ação do usuário, melhora o número de conversões e permite que o negócio alcance seus objetivos propostos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.