Marketing de Conteúdo

Descubra o que é marketing de conteúdo

Manter a presença na internet se torna cada vez mais uma necessidade para as empresas. Porém, o mais importante é garantir a atenção do público obtendo destaque entre os concorrentes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é fundamental nas empresas.

Essa estratégia é um investimento indispensável para que a organização continue sendo importante para seus clientes, fazendo com que a empresa mantenha a sua visibilidade online.

Muitos profissionais ainda não sabem exatamente como falar dos seus produtos e serviços, como de uma persiana de alumínio externa, por exemplo, na internet. As informações que giram em torno do produto nem sempre são passadas de uma forma clara para o cliente.

Quando isso acontece, dificilmente o consumidor vai manter o seu interesse para comprá-lo e se afastará da empresa que vende e não voltará a visitar o site ou a loja física do empreendimento que a comercializa.

Isso é prejudicial, porque obviamente o volume de vendas é afetado e a empresa não consegue se manter no mercado, tendo que fechar as portas rapidamente, causando imensos prejuízos financeiros. 

É nesse cenário que o marketing de conteúdo se torna indispensável para as empresas que desejam crescer e se consolidar no mercado.

Do que se trata o Marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de Marketing direcionada para o engajamento do público-alvo e para o crescimento da rede de clientes de uma empresa e também dos potenciais clientes.

Para atingir esse objetivo, os profissionais que trabalham com essa técnica precisam criar conteúdos relevantes e valiosos para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, no sentido de produzir uma percepção positiva de uma marca.

Dessa forma, uma empresa de lavagem de persianas gera mais negócios e o serviço é vendido com mais facilidade e em um volume bem grande, porque não só ele, mas também a empresa provam a qualidade e a expertise envolvidas na operação.

O uso do marketing de conteúdo é radicalmente diferente das propagandas veiculadas antigamente pela TV. Hoje, o público passou a ser mais exigente quando precisa escolher seu produto ou serviço baseado apenas nos conteúdos que leem.

Se eles correspondem aos desejos de consumo do cliente e respondem às suas dúvidas e problemas, esse conteúdo bem produzido é que vai conseguir atrair o consumidor de esquadria de alumínio, o influenciando a realizar uma compra.

Portanto, o conteúdo deve ser produzido exatamente da forma que o público deseja ler, não apenas com o intuito da venda em si, mas também para trazer algum benefício, resolver um problema ou ensinar alguma coisa.

É por isso que o conteúdo deve ser útil, para que a mensagem passada alcance o público no momento em que ele mais está precisando e consequentemente se ele agradar, pode ser compartilhado com outras pessoas, aumentando a rede de clientes.

E, se o conteúdo ajudou o público com suas informações, a visão da empresa, da marca, produto ou serviço passa a receber uma visão positiva, propiciando a abertura para mais negócios.

Afinal, os clientes que já conhecem a marca da chapa de madeirite 18mm, então estão muito mais propensos a comprá-la, do que de uma outra marca desconhecida no mercado ou que não confiam nos valores.

A importância do Marketing de conteúdo

Por ser um planejamento estratégico, compreendendo a produção de conteúdo relevante para atrair o público-alvo, o marketing de conteúdo torna-se importante quando é utilizado por algumas razões expostas abaixo:

  • Auxilia a gerar ou promover mais reconhecimento à uma marca;
  • Incentiva mais lealdade do consumidor à empresa;
  • Atrai e possibilita a interação com leads qualificados;
  • Educa, informa e entretém os clientes em potencial;
  • Cria um relacionamento e influência no engajamento dos clientes;
  • Torna o investimento em marketing mais acessível;
  • Impacta positivamente no desenvolvimento de uma marca;
  • Pode ser utilizado em qualquer empresa, independentemente do porte;
  • Está disponível em qualquer ramo de atuação.

A estratégia do marketing de conteúdo tem como objetivo levantar dados do público-alvo, documentá-los e é dividido em cinco etapas:

  • Planejamento;
  • Elaboração da persona;
  • Criação de conteúdo;
  • Distribuição do conteúdo;
  • Mensuração dos resultados da estratégia.

Na etapa do planejamento, ele deve esclarecer quem são as pessoas responsáveis pelas tarefas, bem como a forma como elas vão atingir suas metas, devendo ser claro e objetivo, para que essas tarefas sejam concluídas com êxito.

Quanto à elaboração da persona, ela precisa estar embasada nos conteúdos de caixa de hidrante inox com porta de vidro, desde que eles realmente tenham sentido para quem procura o produto. Dessa forma, eles são direcionados às pessoas certas.

Os conteúdos devem ser feitos em formatos variados, como postagens em blogs, confecção de e-books, por e-mail ou produção de vídeos, para que alcancem o público-alvo e o mantenha interessado para conseguir atraí-lo.

Depois da produção do conteúdo, ele precisa ser promovido nos canais digitais onde a persona de placa personalizada com logomarca se encontra, como as mídias sociais e listagem de e-mail.

Providenciando tudo isso, os profissionais envolvidos no planejamento precisam fazer uma análise para saberem se os resultados do conteúdo estão tendo sucesso ou não, analisando-os pelo tráfego no site, pelas interações sociais, pelo networking ou SEO.

Portanto, o objetivo maior do marketing de conteúdo é trazer resultados positivos para a empresa e tendo sido cumprida todas essas etapas, a organização consegue aumentar as vendas dos seus produtos e serviços.

Atraindo clientes com Marketing de Conteúdo

Como mencionado anteriormente, ao criar um conteúdo relevante para alcançar o público-alvo desejado, uma empresa consegue atrair clientes para seus negócios de forma fácil, sem que sejam necessários muitos recursos financeiros.

Mesmo porque, caso eles sejam divulgados pelas redes sociais, por exemplo, muitas delas são gratuitas, bastando apenas realizar um cadastro na plataforma e dar início ao marketing de conteúdo.

A lista abaixo aponta algumas dicas interessantes, para que uma empresa de lavagem de vidros em altura consiga captar novos clientes e movimentar seus negócios. São elas:

  • Escrever artigos detalhados;
  • Criar títulos clicáveis e compartilháveis;
  • Fazer guest blogging avançado;
  • Usar A.I.D.A. para obter mais comentários;
  • Aumentar a audiência através de recursos multimídia.

Escrever artigos detalhados é uma excelente estratégia para atrair clientes. Isso significa que o tema foi bem pesquisado e que as informações contidas nos conteúdos realmente vão gerar interesse nos visitantes.

Portanto, publicando esses conteúdos de forma consistente, a empresa de reforma fachada glazing residencial vai obter melhora no tráfego do seu site, avolumando as negociações online.

Se a intenção é capturar a atenção do público-alvo, para que se tornem clientes fiéis, os títulos dos conteúdos precisam ser bastante atraentes. Dessa forma, eles vão se interessar na postagem, clicar sobre eles e compartilhá-los.

Isso acontece porque o conteúdo consegue prender a atenção do consumidor, fazê-lo se interessar, visitar o site, gostar das soluções propostas e ter uma ótima visão da empresa.

Então, fatalmente ele será um embaixador da empresa e dos seus produtos ou serviços, transmitindo esses conteúdos para outras pessoas, que também irão clicar, curtir e compartilhar, aumentando a rede de contatos da empresa.

Quando se trata de guest blogging, a dica é fazê-lo no intuito de construir o público, pois a empresa vai se beneficiar dos posicionamentos orgânicos naturais do seu site, aumentando os comentários sobre uma marca, por exemplo.

Um dos benefícios mais importantes do guest blogging avançado é valorizar a audiência e impulsioná-los a visitar o site da empresa, mantendo contato então com seus produtos e serviços.

A A.I.D.A é uma estratégia que, quando aplicada no marketing de conteúdo, produz grandes resultados para a empresa. A A.I.D.A significa capturar a atenção, construir interesse, criar um forte desejo e chamar o cliente para realizar uma ação.

Quando ele é utilizado, a empresa obtém comentários valiosos e eles podem auxiliar a motivar os clientes para entrar em contato com a organização, como também  conseguir melhores posicionamentos nas páginas de pesquisa.

E por fim, a audiência pode ser aumentada por meio de recursos multimídia, que são todos os meios de comunicação de marketing disponíveis para alcançar o público-alvo.

As dicas apontadas acima, se bem estruturadas dentro do marketing de conteúdo, são capazes de atrair muito mais clientes, aumentar o leque de contatos e expandir para além a imagem de uma empresa, bem como seus produtos e serviços.

Considerações finais

O Marketing de conteúdo tem como objetivo criar maior engajamento entre as pessoas, por meio da produção de conteúdos interessantes, capazes de chamar atenção e atrair mais clientes. 

Suas estratégias são essenciais para todas as empresas que pretendem marcar a sua presença pela internet, fortalecendo a sua imagem, tornando-a diversificada e bem mais atrativa diante da concorrência acirrada.

Quanto maior for o público-alvo, maior será a possibilidade para a abertura de novos negócios e maiores vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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