Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga da maior rede social do mundo e possibilita que os anunciantes utilizem diferentes formatos de anúncios. As empresas podem criar campanhas para divulgar sua marca no Facebook e no Instagram.
Essa ferramenta é uma das mais importantes para criar e divulgar anúncios online, sendo utilizada por organizações do mundo todo e muito valiosa para o planejamento de marketing digital.
Ela oferece um site completo para que as organizações possam criar campanhas criativas em diferentes formatos. Milhões de empresas investem muito dinheiro em estratégias pagas anualmente.
Por conta disso, existe uma grande preocupação em obter um retorno positivo desse investimento, fazendo com que o negócio se destaque em meio aos concorrentes. A melhor forma de fazer isso é garantir a qualidade da campanha.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, existem pontos fundamentais que precisam ser trabalhados, considerando as características do público e o objetivo da corporação.
Se você também quer divulgar o seu negócio por meio dessa ferramenta, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, não deixe de ler este artigo. Vamos explicar o conceito de Facebook Ads e mostrar seus benefícios. Acompanhe.
Afinal, o que é Facebook Ads?
Facebook Ads é uma plataforma de anúncios dessa rede social e que oferece diferentes formatos de anúncios. Sua eficácia se deve às diferentes opções de segmentação para os anunciantes e que geram um grande número de conversões.
Por meio dela, a organização consegue trabalhar com diferentes públicos, levando em conta diferentes características, como:
- Interesses;
- Localização;
- Gênero;
- Idade.
Essas e outras opções de segmentação ajudam uma empresa de limpeza de pedra portuguesa a direcionar seus anúncios para o público certo.
Como potencializar as campanhas no Facebook Ads?
Agora que você já sabe qual é o conceito de Facebook Ads, vamos mostrar algumas maneiras de potencializar os anúncios criados nessa plataforma. São elas:
Testar antes de veicular
A primeira dica é testar suas campanhas antes de veiculá-las na plataforma. Os testes são muito importantes para encontrar inconsistências nas informações, aliás, este é um pré-requisito para qualquer estratégia de marketing digital.
Verifique se a segmentação está adequada, se existem erros de ortografia e se a landing page para qual o usuário será direcionado está funcionando corretamente.
Veja se a imagem representa a proposta, se o formulário está integrado com a estratégia de automação de marketing e se existe um fluxo de automação que mantenha o relacionamento depois da conversão do visitante em lead.
Atingir pessoas como potencial de compra
Um erro muito comum é investir em estratégias para aumentar o tráfego e direcionar o usuário diretamente para a página de compras. Um martelinho de ouro oficina deve se lembrar de que a maioria das pessoas está fora do funil.
O propósito é converter o visitante em lead e a partir disso introduzi-lo no funil de vendas. A estratégia de mídia paga no Facebook precisa estar aliada ao inbound marketing e a uma boa gestão de leads.
Nesse contexto, procure criar anúncios para pessoas que ainda não conhecem a sua marca, por meio de conteúdos que elas podem baixar em troca de algumas informações, como nome e e-mail.
É a partir disso que a empresa vai desenvolver um relacionamento com seus potenciais clientes, enviar mais conteúdos e prepará-los para que estejam prontos para comprar.
Trabalhar o blog
As estratégias de inbound marketing não servem apenas para potencializar o SEO e o tráfego orgânico. Elas podem ser aproveitadas para promover conteúdos publicados no blog.
Pelo fato de se tratar de ofertas indiretas e com baixa concorrência, a organização consegue garantir tráfego pagando menos pelo custo por clique.
Um fabricante de adesivo para carreta deve direcionar o tráfego para seu blog e fazer com que os visitantes tenham contato com o pixel do Facebook, além de incluí-los na lista de remarketing. Futuramente, vão receber anúncios de conversão.
Fazer investimentos diários
O Facebook Ads oferece duas modalidades de gerenciamento de campanha, sendo o orçamento vitalício e o orçamento diário.
Ao escolher o orçamento vitalício, a empresa define o gasto para todo o período de campanha e o Facebook utiliza seu algoritmo para identificar os melhores dias e horários, para que o anúncio alcance bons resultados.
No entanto, a plataforma vai levar, pelo menos, 7 dias para aprender como otimizar sua campanha. Por outro lado, com o orçamento diário, é o próprio anunciante quem define o investimento que vai usar diariamente.
Ele também controla os custos, acelera o trabalho do Facebook, pode otimizar os resultados e aumentar o orçamento.
Fazer campanhas escaláveis
Uma loja de peças automotivas que vende scanner caminhão diesel deve investir pouco no início e aumentar o investimento, conforme os resultados aparecem.
Dedique um tempo para conhecer a plataforma, começando com valores mais baixos e faz este mensurar os resultados. Se a campanha tiver um bom desempenho, é possível aumentar o investimento.
Trabalhar dessa forma é muito mais vantajoso do que aplicar todo o seu budget de uma só vez e perceber que os resultados não foram satisfatórios.
Benefícios do Facebook Ads
Agora que você já sabe como melhorar uma campanha nesta ferramenta, chegou o momento de conhecer alguns dos seus benefícios. Dentre os que mais se destacam estão:
1. Excelente segmentação de público
Um dos maiores benefícios de anunciar no Facebook é a alta segmentação do público que vai visualizar o anúncio, o que aumenta as chances de atingir as pessoas certas.
É justamente por causa disso que anunciar no Facebook se tornou uma estratégia de publicidade online tão popular. Uma empresa de conserto computador pode segmentar a audiência por idade, comportamentos, interesses, entre outros.
Se a organização realmente conhece os clientes, pode investir na publicidade pelo Facebook para envolver sua audiência.
2. Aumenta o reconhecimento de marca
As empresas já perceberam a importância de marcar presença nas redes sociais, e quando o negócio investe em publicidade pelo Facebook, aumenta consideravelmente o reconhecimento de sua marca.
Você conscientiza as pessoas sobre as soluções que oferece, e quanto mais familiarizados os consumidores estiverem com a empresa, mais vão se interessar pelo que ela oferece e comprar seus produtos e serviços.
3. Melhora a receita
Fazer publicidade no Facebook sempre foi uma estratégia às claras, portanto, não existe nenhum segredo em trabalhar com ela.
Só que é importante dizer que não é fácil aumentar as vendas por meio dessas práticas, pois isso exige muito tempo e experiência.
Se a organização não souber o que está fazendo, vai desperdiçar dinheiro e não conseguirá obter retornos.
Se o gestor de uma empresa de lavagem de tapetes a seco tiver alguma dúvida em relação a isso, basta procurar uma agência especializada ou contratar um especialista em anúncios no Facebook.
4. Reduz o custo de aquisição de clientes
A partir do momento em que as estratégias pelo Facebook Ads funcionam adequadamente, a organização consegue diminuir seus custos de aquisição.
Esse tipo de publicidade é mais barato, e quando ela começa a funcionar, a corporação pode descartar outras campanhas mais caras.
5. Envolve os visitantes
Quando uma pessoa sai do site de uma empresa e visualiza seu anúncio logo depois, está sendo impactada por uma estratégia de remarketing. Por meio dela, uma empresa de sistema de câmeras consegue anunciar para visitantes recentes.
Em outras palavras, se alguém acessar a plataforma e não comprar nada, tampouco entrar em contato com o negócio, ele pode impactar esse usuário novamente, por meio das estratégias de anúncios do Facebook.
Investir nessa prática é muito importante para aumentar as chances de conversões, tanto é que marcas dos mais variados tipos trabalham com ela.
6. Aumenta o engajamento
Investir em publicidade no Facebook também é uma forma de aumentar o engajamento entre a marca e sua audiência. O envolvimento do público com a companhia acontece por meio de curtidas, comentários e outras interações com os anúncios.
Envolver as pessoas é muito importante para que uma empresa de pet sitter e dog walker possa se relacionar melhor com elas. Quanto mais engajado o público estiver, maior será a conexão com ele.
As organizações precisam de pessoas conectadas com elas, tendo em vista que isso aumenta consideravelmente as chances de conversão.
Mas não se esqueça de que também é fundamental trabalhar com gerenciamento de mídias sociais e aumentar ainda mais o envolvimento.
Considerações finais
O Facebook é a maior rede social do mundo, e quando uma marca anuncia com ele, aumenta seu alcance nessa plataforma, chegando ao conhecimento de um grande número de consumidores, todos segmentados.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto, como potencializar suas campanhas e os benefícios incomparáveis que só essa ferramenta é capaz de proporcionar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.