Os anúncios pagos são uma estratégia inteligente para que o negócio consiga uma posição de destaque, tanto nos buscadores quanto nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas visualizem os produtos e serviços.
Existem várias possibilidades de segmentar esses anúncios, como no caso da geolocalização que ajuda a atrair usuários que estão próximos do estabelecimento e precisam das soluções oferecidas.
Entretanto, diversos outros critérios podem ser trabalhados, como gênero, idade, interesses, entre outras possibilidades. Os anúncios pagos e as políticas de privacidade das redes sociais proporcionam muitas oportunidades.
A companhia consegue uma visibilidade maior, e por ficar em destaque, acaba se tornando mais relevante para os consumidores. Ter uma boa visibilidade é imprescindível para gerar tráfego e com isso conquistar um bom ranqueamento.
Para os pequenos e médios negócios, esses anúncios são muito vantajosos porque também são financeiramente acessíveis e mais baratos do que anúncios tradicionais em jornais, revistas, rádio e TV.
Entretanto, para que essa estratégia realmente traga bons resultados, é fundamental definir os objetivos das campanhas, segmentar o público-alvo, criar anúncios persuasivos e chamativos e acompanhar seu desempenho para gerar leads.
Como definir os objetivos da campanha?
Saber definir os objetivos da campanha é uma etapa fundamental para alcançar um bom desempenho com os anúncios. É por meio dessa definição que os algoritmos vão entender o que a empresa deseja e otimizar os resultados.
Supondo que uma marca queira aumentar o número de conversões, o algoritmo compreende que os usuários mais interessantes são aqueles que se cadastraram ou aqueles que de alguma forma se engajaram com o conteúdo.
O Google, por exemplo, vai entregar o anúncio de uma clínica especializada em implante de cabelo homem para usuários que tenham características similares ao primeiro, o que aumenta as chances de conversão.
Sendo assim, para definir os objetivos, uma das maiores estratégias é conhecida como SMART, uma sigla para:
- Specific (específico);
- Measurable (mensurável);
- Attainable (atingível);
- Relevant (relevante);
- Timely (com prazo definido).
Isso significa que os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter um prazo definido para que sejam alcançados. Sem essa definição, ele pode ficar solto e a empresa não saberá se a campanha está sendo bem-sucedida.
Um bom exemplo de objetivo SMART é quando a empresa diz que quer conquistar cem novos leads qualificados até o mês de dezembro.
Esse objetivo é específico, mensurável e atingível porque existe uma quantidade definida. Também é relevante porque os leads são qualificados, e possui um prazo definido porque a organização quer fazer isso até o mês de dezembro.
De que forma segmentar o público-alvo?
Segmentar o público-alvo é fundamental para que os anúncios alcancem as pessoas certas e tragam os resultados esperados. Para segmentar, o primeiro passo é pesquisar informações atualizadas sobre o segmento de mercado.
Um estudo detalhado mostra quais são as carências e nichos que ainda não foram explorados e que podem se transformar em diferenciais para a organização.
Nesse cenário, até mesmo um consultório de ortopedia para cachorro deve avaliar o desempenho dos concorrentes, áreas e espaços digitais que concentram mais consumidores, além de variações econômicas que podem afetar o público.
Buscar feedbacks com os próprios consumidores também é uma boa ideia, e a organização pode saber um pouco mais sobre a qualidade do serviço oferecido e ainda descobrir outras necessidades para aprimorar os negócios.
É possível obter feedback por telefone, e-mail, monitoramento das redes sociais, entre outras possibilidades. Depois de coletar todas essas informações, é o momento de definir a persona para saber qual é o perfil de cliente ideal.
Ela reúne características como idade, gênero, escolaridade, profissão, estado civil, hábitos de consumo, redes sociais que utiliza, problemas, necessidades, entre outras informações.
A empresa também pode criar grupos de segmentação para otimizar ainda mais o desempenho do anúncio.
Um estabelecimento pode colocar pessoas que estejam procurando informações como terapia ocupacional infantil agendar em um grupo e aquelas que estão tentando entender um pouco mais sua condição psicológica em outro grupo.
Isso é importante porque enquanto alguns consumidores já sabem o que precisam comprar, outros ainda estão indecisos ou tentando entender como resolver sua demanda.
Como criar anúncios persuasivos e chamativos?
Outro ponto muito importante é saber como criar anúncios persuasivos e chamativos que incentivam os usuários a fornecerem informações de contato. Algumas dicas para isso são:
Conhecer o público-alvo
A primeira coisa é saber quem são as pessoas que pertencem ao público-alvo do negócio, pois isso ajuda a criar uma mensagem impactante.
É importante pensar no perfil de cliente ideal (persona) para compreender mais os interesses, necessidades, problemas, desejos, entre outras características. Elas então serão usadas para criar e transmitir uma mensagem relevante e atraente.
Usar gatilhos mentais
Outra estratégia que um fabricante de toldo fixo para garagem pode ter é usar gatilhos mentais porque eles influenciam o comportamento dos consumidores.
São estratégias que aumentam a persuasão do anúncio, e entre os principais estão escassez, autoridade, prova social e urgência. Lembrando apenas que eles precisam ser usados com sutileza para que a ação seja mais eficaz.
Criar um título chamativo
O título do anúncio é a primeira coisa que o usuário vai ler, portanto, ele precisa ser chamativo e transmitir uma mensagem clara.
Os interesses do público podem ser usados para definir o título da campanha, assim como sua mensagem, usando linguagem e tom de voz adequado para que seja ainda mais convincente.
Usar imagens de boa qualidade
As imagens são elementos muito importantes de qualquer anúncio, pois ajudam a transmitir a ideia de maneira mais clara, além de aumentar o engajamento.
É indispensável que tenham boa qualidade e sejam relevantes, evitando conteúdos visuais genéricos ou clichês.
Falar sobre os benefícios
Os consumidores compram produtos e serviços porque desejam obter benefícios, assim sendo, nada melhor do que mostrar para os usuários como eles podem se beneficiar com a solução.
Tendo isso em vista, um centro veterinário neurologista deve mostrar que seus serviços resolvem um problema e atendem às necessidades do momento.
Usar a prova social
A prova social é uma técnica que utiliza depoimentos, avaliações e as opiniões positivas dos clientes que já compraram com a empresa.
Isso mostra para outros consumidores que várias pessoas tiveram experiências positivas e que podem confiar na oferta.
Fazer testes
A companhia pode fazer testes A/B para descobrir o que funciona para sua audiência, e eles podem atestar a eficiência de elementos como títulos, imagens, mensagens, gatilhos mentais, entre outros elementos.
Com base nas informações obtidas, campanhas futuras também terão mais eficácia e vão ajudar a alcançar os objetivos.
Saiba como acompanhar e otimizar o desempenho
Existem estratégias e ferramentas que podem ser usadas por um hospital que oferece internação para gatos, ou qualquer outro negócio, para acompanhar e otimizar as campanhas, e com isso atrair mais leads.
Uma das ferramentas é a OptinMonster, pois ajuda a gerar leads por meio de diferentes integrações. Pode ser conectada aos sistemas de automação de marketing, ferramentas CRM, entre outras.
Outra opção é a WooRank, que automatiza as interações com os visitantes do site, convidando-os para assinar a newsletter logo que acessam a página.
Para acompanhar o desempenho dos anúncios, uma dica é implementar tags e pixels de conversão, como no caso do pixel do Facebook, códigos de acompanhamento no Google, entre outros recursos de acompanhamento que mostram as conversões.
Uma entidade que vende uniformes profissionais também precisa definir metas claras, como aumentar as vendas, gerar tráfego qualificado ou gerar mais leads, pois assim saberá quais métricas deve analisar para avaliar o progresso da estratégia.
Caso seja necessário otimizar o anúncio, recomenda-se fazer uma segmentação refinada do público-alvo, considerando dados demográficos, comportamentais e geográficos das pessoas que interagiram com a campanha.
Outra opção é otimizar os lances, avaliando o desempenho da palavra-chave escolhida. Isso vai maximizar a visibilidade e trazer mais eficácia para as campanhas da empresa.
Considerar a experiência do usuário vai permitir analisar as taxas de conversão, saber como os usuários se comportam no site institucional, melhorar a usabilidade e garantir uma boa velocidade de carregamento.
Se alguém estiver pesquisando sobre onde faz internação para homens drogados, terá mais facilidade para encontrar o que precisa, o que torna a página e os conteúdos mais relevantes.
Em linhas gerais, a marca precisa garantir uma boa experiência para o usuário, assim, toda vez que alguém clicar no anúncio, fica mais fácil fazer a conversão.
Considerações finais
Investir em anúncios pagos é muito importante para o negócio em termos de visibilidade e conversão, mas essa estratégia deve ser trabalhada do jeito certo.
A marca deve definir o objetivo de suas campanhas pagas e saber segmentar o público do jeito certo.
Com isso, terá todas as informações que precisam para criar anúncios persuasivos que vão convencer os visitantes a fornecerem seus dados de contato.
Para otimizar ainda mais os investimentos, deve-se fazer um acompanhamento contínuo que ajuda a saber como está a performance e a identificar possíveis falhas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.