O que se deve saber antes de criar um site? Confira alguns pontos chaves a se ter em mente ao planejar a criação de um site para venda de produtos e serviços, ou apenas uma página informativa e de contato para o seu negócio.
Não é preciso ter conhecimento em programação ou HTML para criar um site, há diferentes plataformas online que facilitam esse processo, e de forma gratuita se desejar, por exemplo, o Winx e o WordPress. No entanto, dependendo do objetivo de sua empresa, pode ser necessário realizar a contratação de uma agência de criação de site.
Um site é um must-have para qualquer negócio hoje. A presença na Internet é cada vez mais importante e um website é o porto-seguro de toda a presença online, pois mesmo com perfis nas redes sociais, os clientes em potencial costumam optar por pesquisar pelo site para verificar se a empresa é confiável antes de fechar negócio com a mesma.
Além disso, criar um site também permite que a sua empresa seja encontrada na internet por um número abrangente de clientes em potencial, afinal, trabalha a sua marca e pode promover o destaque nos mecanismos de busca.
Um dos pontos mais importantes antecipadamente: Se você não oferecer valor agregado aos seus usuários no site, você não terá sucesso.
O que se deve saber antes de criar um site?
Confiram a seguir o que é preciso saber antes de criar um site para a sua empresa:
1. Domínio
Ao escolher o nome de domínio, certifique-se de que seja o mais curto e memorável possível. Isso facilita o acesso dos usuários ao seu site. Na melhor das hipóteses, o domínio já descreve sua oferta ou seus serviços, e dá uma ideia do que sua empresa faz.
A extensão do domínio também é importante. Os domínios que terminam em .BR têm um nível muito alto de confiança entre os usuários.
2. Defina os objetivos do site
Para que você possa construir uma presença online de sucesso, é importante primeiro definir os objetivos de um site. Os objetivos podem ser operar uma loja online, gerar leads pelo site ou apresentar sua empresa.
Claro, existem muitos outros objetivos que você pode definir. Ao definir metas, sempre preste atenção ao ponto de vista do cliente. Você não constrói um site para si mesmo, mas para seus clientes ou outras partes interessadas.
Depois de definir os objetivos do site, os clientes perceberão a intenção da empresa quando usarem o site. Seja explícito ou implícito, você pode orientar os usuários com base em seus objetivos.
3. Defina o público-alvo
Para uma presença na web bem-sucedida, você deve conhecer e definir seu público-alvo. O que os clientes querem? O que você espera quando está em seu site? Como os serviços ou produtos devem ser descritos para serem comprados?
Você deve responder a essas perguntas para que possa criar conteúdo relevante para o usuário e oferecer valor agregado em seu site. “O conteúdo é rei” é o lema que se deve ter em mente ao criar um site.
O mais importante é que o conteúdo criado seja relevante para o público-alvo.
4.Navegação
A navegação no site é muito importante. Deve-se ter o cuidado de tornar a navegação o mais simples e clara possível. A arquitetura da informação do seu site é um fator muito importante e está diretamente relacionado à usabilidade e experiência do usuário.
A navegação simples e clara ajuda os visitantes do site a se orientarem e acessarem as informações com apenas alguns cliques. Uma construção complicada e confusa de links e itens de menu é um grande obstáculo para seus visitantes. Se possível, o menu deve ser estruturado de acordo com itens de menu simples, como “Início”, “Sobre nós” ou “Serviços”.
5. Usabilidade e design
Grandes sites geralmente impressionam com sua simplicidade, clareza e design. Os designs extravagantes tendem a ser difíceis de ler e não guiam os usuários intuitivamente pelo site. A usabilidade é um dos aspectos mais importantes a se ter em mente ao criar um site.
O site, assim como a navegação, deve ser autoexplicativo. Os usuários devem ser capazes de se orientar sem dificuldade. A maioria dos visitantes de um site não quer gastar muito tempo lidando com a coleta de informações. Você pode ver isso em seu próprio exemplo.
Um design contemporâneo é importante. O design também deve ser adaptado à sua empresa. O ideal é que você já tenha uma identidade corporativa/Design corporativo, que poderá usar como guia na hora de criar um site.
6. Conteúdo de valor agregado
Como já mencionado: O conteúdo é rei! Ao criar um site, o conteúdo deve oferecer valor agregado real para o seu público-alvo definido. Responda a perguntas de clientes em potencial. Explique seus produtos ou serviços de forma clara e compreensível. É importante que as possíveis perguntas sejam respondidas de forma abrangente, sem que os textos se tornem desnecessariamente longos.
A linguagem também deve ser adaptada. Use parágrafos ao criar os textos e não crie frases muito longas. Isso aumenta a legibilidade dos textos. Explicações complicadas de produtos ou serviços devem ser descritas de forma que até mesmo quem não é especialista possa entendê-las. No entanto, é importante não alienar especialistas com textos muito simples ou muito extensos. Encontre um meio termo.
Outro ponto é a gramática e ortografia sem erros. É claro que os erros sempre aparecem, mas deixe que outra pessoa revise seus textos. Textos sem erros aumentam a credibilidade da sua empresa e também têm impacto nos rankings dos motores de busca.
Um bom conteúdo com valor agregado também aumenta a chance de você ser encontrado nos buscadores sobre temas relevantes.
7. Tempos de carregamento rápidos
Tempos de carregamento rápidos são muito importantes em todos os aspectos ao criar um site. Por um lado, é tedioso para os usuários esperar muito tempo para que seu site seja carregado. Por outro lado, longos tempos de carregamento têm um grande impacto negativo nos rankings dos mecanismos de busca.
Tempos de carregamento muito bons estão entre 1-2 segundos. Se um site demorar mais de 5 segundos para carregar, seus usuários sairão do site. O tempo de carregamento dos smartphones é ainda mais importante, pois a velocidade de carregamento também depende da conexão. Se as conexões estiverem ruins, um site levará muito mais tempo para carregar.
8. Design responsivo
Falando em smartphones: outro ponto nesse contexto é o design responsivo. Isso significa que o site se adapta ao tamanho da tela em que é exibido. Assim, em uma tela grande, o conteúdo é exibido “esticado” e “grande” e em uma tela pequena, como em um smartphone, o conteúdo será “compactado”.
Por que isso é importante? Porque, em média, cerca de 60 a 70% de todas as visitas ao site são feitas por meio de um dispositivo móvel. Se o design não for responsivo (adaptável), seus usuários vão desistir e nunca mais voltar porque não ficaram felizes. Isso, então, tem um efeito negativo sobre a classificação nos motores de busca.
9. Acessibilidade
A acessibilidade é um ponto muitas vezes esquecido, mas importante ao criar um site. Deve ser observado para que deficientes visuais ou surdos também possam se orientar em seu site.
A capacidade de resposta também desempenha um papel aqui. Os sites devem ser exibidos corretamente em todos os dispositivos finais, como desktops, tablets e smartphones. Textos ALT (descrição aproximada) para imagens, gráficos e vídeos, um design uniforme, uma boa relação de contraste e uma linguagem simples e clara são absolutamente necessários.
A acessibilidade também afeta as classificações dos mecanismos de pesquisa.
Os pontos descritos acima dão uma boa visão geral do que faz um bom site. Obviamente, a lista pode ser expandida, por exemplo, com uma análise de palavras-chave antes de criar os textos, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), narrativa ou criando jornadas detalhadas do cliente.