7 dicas para fidelização de clientes

O mercado está cada vez mais competitivo. Fazer boas vendas vai muito além do ato de vender. Atrair clientela, apresentar o produto, finalizar a venda e o mais importante, fidelizar o cliente leva em conta todo um processo de envolvimento, de encantamento. Afinal, como encantar e fidelizar clientes?

O mercado está cada vez mais competitivo. Fazer boas vendas vai muito além do ato de vender. Atrair clientela, apresentar o produto, finalizar a venda e o mais importante, fidelizar o cliente leva em conta todo um processo de envolvimento, de encantamento. Afinal, como encantar e fidelizar clientes?

Pensando nisso, fizemos este artigo e separamos quatro dicas que vão te ajudar na fidelização de seus clientes em qualquer ramo de atividade, seja na venda de roupas, ou na fabricação de cone de sinalização. Gostou do tema? Siga com a leitura! 

Dica 1 – Simpatia e Empatia

O cliente bem tratado, indicará seus produtos/serviços e voltará mais vezes em busca do seu atendimento. Ele deve receber toda atenção e saber que independente de fechar ou não a compra, é importante e valorizado.

Dica 2 – Conheça o cliente, surpreenda-o

Só é possível atender a necessidade do cliente, se você entendê-lo. Uma empresa de tela fachadeira não vende apenas telas, ela vai muito além. Ela vende história, proteção e segurança  adquirida através da fidelização do cliente que vê em seu produto qualidade e desde seu fundamento, acompanha o processo e tem evoluído junto a ela.

Imagine o quão gratificante seria, poder compartilhar histórias de clientes fiéis, que estão com você desde o início de seu projeto? Por isso é importante que você conheça seus clientes, e traga experiências positivas para ele. Assim, ele será um cliente fiel, e tratá mais pessoas. 

Dica 3 – Ter propriedade, oferecendo sempre o melhor atendimento

Apresentar o produto de forma consciente e tranquila, para que o cliente e potencial comprador, sinta-se seguro na aquisição do produto/serviço. Se sua empresa vende sensor de presença para iluminação, conheça o item que está ofertando, saiba detalhes como instalação, modo de uso, duração e/ou garantia do produto.

Seja um manual de instruções ambulante, isso mesmo, saiba o máximo que puder a respeito do produto/serviço ofertado, assim, tratá mais confiança e credibilidade para seu negócio. 

Dica 4 – Marketing

Conheça sua clientela, foque no público alvo e crie uma persona, aquela figura que você irá pensar sempre para inovar em produtos e estratégias de marketing. Interaja com seus clientes das redes sociais, através dos comentários feitos por eles nos seus posts.

Além dos comentários, pode fazer sorteios de seus produtos, caso sua empresa faça a venda de puxadores de plástico, e tenha um mascote, pode fazer um sorteio dele para o seu cliente com maior interação na rede, e assim, trazer os clientes para perto. 

Dica 5 – Flexibilidade

Situações adversas podem surgir a qualquer momento, esteja preparado para elas. Seja a do seu negócio, impulsionando seus colaboradores de forma estratégica e incentivando-os a crescer junto a sua marca.

Seja transparente e facilite a vida de seus clientes. Faça você mesmo a jornada que o seu cliente faz para chegar até você e então se pergunte se está tornando a vida dele mais fácil. Exceda as expectativas de seus clientes, e nada melhor que uma boa estratégia de marketing para alcançar esse resultado.

Esteja sempre atento às novidades do mercado, acompanhando toda a logística, que vai desde a fabricação do produto/serviço ofertado até a entrega ao consumidor final. Reinvente-se sempre que necessário e aprenda cada vez mais com seus clientes, eles têm muito a ensinar.

Dica 6 – Tenha uma comunicação personalizada

Existe coisa melhor do que conversar com um amigo? Nesses casos, a pessoa na qual você está negociando pode não ser tão íntima. Mas é importante que você a conheça. Saiba com quem você está falando, a posição que ele ocupa, outras decisões que já foram tomadas por ele(a), e só em seguida inicie a conversa.  

E não esqueça que o ser-humano é visual, e a ciência explica que a primeira impressão que produzimos sobre algo ou alguém é a partir da imagem que temos daquela pessoa. Dessa forma, tenha cuidado no modo de se vestir. Procure roupas que combinem com a ocasião. Isso pode gerar um impacto positivo, e também ajudar na persuasão. 

Dica 7 – Seja transparente com seus clientes

Pode ocorrer pedras pelo caminho, todo negócio passa por altos e baixos, mas é sempre importante manter a transparência com seus clientes. Assim, a confiança entre empresa e cliente cresce. 

Caso, ocorra o atraso na fabricação do produto, falta de estoque, ou qualquer outra divergência que possa atrasar o deadline e prestação de serviço. Essa sinceridade, auxilia para que o cliente sinta cada vez mais confiança em seu negócio. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para a fidelização de clientes? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Share your love