produção de conteúdos

6 dicas para produção de conteúdos

A produção de conteúdos é uma estratégia muito importante para qualquer empresa, porque está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno.

Na era da informação, saber tudo sobre os produtos e serviços tornou-se uma prática indispensável para as pessoas. Quando se interessam por uma marca, não querem saber apenas sobre preço e qualidade, mas sobre muitos outros atributos.

Quando a companhia produz bons materiais, se torna uma referência naquilo que faz, além disso, consegue se aproximar dos clientes e estabelecer uma relação de troca.

Enquanto o visitante do site recebe uma informação relevante para seu dia a dia, oferece dados de contato para baixar materiais e passa a se interessar mais pelos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Essa ação se tornou a base para uma boa estratégia de marketing, visto que a solução se torna algo mais valioso para as pessoas, ou seja, algo que realmente faz diferença em seu dia a dia.

Mas não basta apenas escrever textos e publicar nos canais da marca, é necessário saber como fazer isso para ter sucesso.

Neste artigo, será possível ver algumas dicas para criar conteúdos valiosos e como organizar a produção desses materiais do jeito certo.

Dicas para criar um bom conteúdo

Ter uma boa produção de conteúdo é indispensável para atrair clientes em potencial e para se tornar uma autoridade na área em que se atua. Hoje em dia, as empresas podem contar com maneiras diferentes para educar a audiência, a exemplo do blog.

Trata-se de um canal simples, mas muito eficiente para compartilhar conhecimento. Porém, de nada adianta ter um blog se os materiais compartilhados não são lidos. Em outras palavras, eles precisam ser bons e atrair as pessoas.

Desse modo, para que possam ser atrativos às pessoas que os consomem, é preciso que se sigam estas dicas específicas:

  • Direcionamento do conteúdo ao público-alvo;
  • Criação de títulos que chamem à atenção;
  • Produção constante e regular de conteúdo;
  • Atenção a erros de língua portuguesa;
  • Domínio de estratégias de SEO;
  • Planejamento de pautas.

Uma confecção de carimbos personalizados precisa seguir essas práticas a fim de tornar os seus conteúdos mais chamativos. Para isso, este artigo falará delas mais minuciosamente.

1. Direcionar o conteúdo

Para que a produção seja realmente boa, precisa ser direcionada para um público específico, ou seja, as pessoas que a empresa quer atingir e que têm mais chances de se tornarem clientes.

O redator precisa pensar em quem vai ler o conteúdo, e a melhor forma de fazer isso é pesquisar acerca da persona para conhecer a audiência que o blog vai atrair.

As informações vão ajudar a escolher os temas que serão abordados, a linguagem do conteúdo, entre outras características essenciais para um bom trabalho.

2. Criar bons títulos

É muito comum que os usuários cliquem em alguns conteúdos durante as pesquisas no Google porque acreditavam ter encontrado todas as respostas que precisavam com base no título.

Quando o usuário pesquisa uma palavra-chave na internet, como persiana romana sala, a primeira coisa que olha é o título que aparece no link de resultado. É assim que vai decidir se deve clicar ou não.

No entanto, é muito importante que o título seja atrativo e que haja um resumo do assunto abordado ao longo de toda a sua extensão. Além de atrair o usuário, também evita que ele se decepcione com algo que não é bem o que desejava.

3. Produzir frequentemente

Ter um blog para educar os usuários, mas não produzir conteúdos frequentemente não traz resultados. As pessoas procuram o canal porque querem se informar sobre assuntos relacionados ao negócio.

É muito difícil quando pesquisam uma informação e a plataforma não está atualizada sobre o tema. No início, quando a estratégia ainda não está estabelecida, não é fácil desenvolver e publicar textos frequentemente.

Isso não significa que a empresa deva postar todos os dias, na verdade, o ideal é encontrar a frequência ideal e mantê-la, pois assim as pessoas saberão quando a plataforma estará atualizada.

Supondo que um negócio de vistoria veicular mais próximo comece a apostar duas vezes por semana, toda semana precisa ser assim e sempre nos mesmos dias. Assim, os usuários saberão quando procurar a plataforma.

4. Atentar-se a erros de português

Além de desenvolver um bom conteúdo, é essencial estar sempre atento à escrita, visto que os erros de português prejudicam a qualidade do material e a imagem da marca.

Como transmitir profissionalismo se os textos estão cheios de erros que até mesmo uma criança pode perceber? Existem muitas pessoas com dificuldade em língua portuguesa, mas isso pode ser resolvido com a ajuda de um revisor.

Se o negócio não tiver condições de contratar um profissional para revisar seus textos, uma dica é estudar um pouco a gramática e fazer alguns exercícios para se aperfeiçoar, além disso, a leitura ajuda a melhorar a escrita.

5. Dominar as estratégias de SEO

Depois de planejar e escrever o conteúdo, é o momento de publicá-lo, mas para aparecer nos resultados de pesquisa de maneira orgânica, é fundamental dominar as técnicas de SEO.

Search Engine Optimization forma um conjunto de ações que otimiza um conteúdo, por exemplo, sobre impermeabilização piscina enterrada, e ainda melhora as páginas para que ela seja facilmente encontrada nos resultados.

6. Planejar as pautas

Outra coisa muito importante que precisa ser feita é criar um calendário editorial com as pautas que já foram abordadas no canal e os temas que ainda precisam ser trabalhados.

Isso é muito importante e evita que a produção de conteúdo fique repetitiva, além disso, ajuda a planejar com antecedência os tópicos que serão abordados, o que permite produzir textos muito melhores.

Como organizar a produção de conteúdos

Além de seguir algumas estratégias na hora de criar os conteúdos, é fundamental saber organizar essa produção. O redator precisa estabelecer seu fluxo de trabalho, esclarecendo as etapas envolvidas no processo.

Se ele falar, por exemplo, sobre motorista particular para viagens longas, precisa fazer com que a execução seja intuitiva e flua sem complicações.

Várias etapas pertencem a esse processo, pois é necessário reunir sugestões de assuntos, criar o briefing para produzir o conteúdo, cuidar da produção efetiva, fazer a revisão do material, publicá-lo e distribuí-lo nas redes sociais.

Se organizar tudo isso manualmente for muito difícil, uma dica é usar uma ferramenta, principalmente se o processo envolver mais pessoas.

Outro passo importante à organização é fazer um calendário editorial com o cronograma do que será publicado. Ele deve mostrar as datas de publicação, prazos para produzir o conteúdo e as pautas e temas abordados.

Para as organizações, é indispensável determinar para qual etapa do funil de vendas o material será destinado, ademais, se a equipe for muito grande, o cronograma também ajuda a estabelecer os responsáveis em cada etapa.

O redator de uma empresa de instalação de interfone predial também precisa organizar suas ideias por meio de um planejamento que vai tornar o processo mais eficiente.

Quando tiver uma boa ideia, ela precisa ser devidamente registrada e organizada no calendário. Um dos maiores erros é tentar armazenar essas informações de cabeça, visto que elas podem ser esquecidas e prejudica o trabalho em equipe.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para organizar as ideias, como um quadro branco, planilhas, ferramentas e até mesmo o calendário digital.

A todo momento surgem técnicas e tendências do marketing de conteúdo, mas tentar aproveitar todas elas, pode prejudicar a estratégia.

Uma empresa de instalação de tela alambrado 1 metro deve manter o foco no tipo de abordagem e se comprometer com os resultados que pretende alcançar.

É claro que é importante provar o que funciona para a corporação, mas é essencial dedicar um tempo exclusivo para experimentações e só utilizá-las quando realmente fizerem sentido para a abordagem.

Não é fácil seguir um fluxo de trabalho extremamente organizado, visto que ao longo do tempo se torna cansativo e entediante. Ninguém gosta de escrever conteúdos automaticamente e isso pode até mesmo prejudicar a qualidade.

O redator precisa encontrar formas de melhorar sua criatividade no decorrer da elaboração de materiais. É interessante pesquisar na internet maneiras criativas de produzir e distribuir os textos para o público.

Para o redator de um fabricante de portão automático pivotante, é uma forma de se manter motivado e potencializar o processo produtivo.

Por fim, se a criação de conteúdos envolver uma equipe de profissionais, é essencial definir as responsabilidades de cada um, assim todas as tarefas serão entregues no prazo e terão um padrão satisfatório.

Alguém precisa cuidar da aprovação das ideias, outro vai produzir as pautas aprovadas, outro se encarrega da revisão, enquanto alguém distribui dos materiais que já estão prontos.

Considerações finais

A produção de conteúdo é essencial para as empresas que querem conquistar um bom posicionamento no mercado em que atuam. Essa estratégia também aproxima o público da marca e gera engajamento.

Mas para alcançar o sucesso com os materiais, é necessário conhecer as melhores práticas de produção e saber organizar o planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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