Inbound Marketing é uma estratégia que tem o propósito de divulgar produtos e serviços de uma marca, mas de maneira que interesse para o consumidor.
Essa divulgação não é espontânea como acontece com outras ações, mas por meio de práticas que alcançam as pessoas certas e as atraem naturalmente. É por isso que também é conhecido como marketing de atração.
Diversos canais são usados nesta metodologia, como blog e redes sociais, levando informações de valor para o público, com base em um planejamento. Com essa atração, o público é abordado e compreende melhor seu problema.
Ao longo do tempo, as pessoas enxergam que a marca possui a solução que precisam e que pode ajudá-los de alguma forma. Trata-se de uma abordagem direta que amadurece o público até que estejam prontos para uma proposta.
Mas para funcionar, o Inbound Marketing depende de algumas etapas que educam o leitor sobre suas questões, fazendo com que enxergue no produto ou serviço a solução que procura.
Negócios de todos os tipos podem investir em Inbound Marketing, incluindo as plataformas e-commerce.
Como aplicar o Inbound Marketing
Para aplicar as estratégias de marketing de atração, é necessário fazer um planejamento. A primeira coisa a ser feita é definir um objetivo, ou seja, ter clareza sobre aquilo que a empresa deseja alcançar.
Isso é fundamental para concentrar os esforços necessários e equilibrar o desenvolvimento das ações. Dentre os objetivos pode estar o aumento do tráfego, gerar mais oportunidades de vendas, e dar um maior posicionamento para a empresa
Depois disso, as clínicas de recuperação para alcoólatras devem analisar o público-alvo e criar sua persona. Saber quem é a audiência do negócio é essencial para uma boa comunicação e se concentrar em ações que geram oportunidades de vendas.
A persona é o perfil de cliente ideal da marca e reúne as características das pessoas que podem se interessar pelas soluções. Dentre os aspectos definidos estão:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Escolaridade;
- Estado civil;
- Gênero;
- Problemas;
- Desafios;
- Desejos;
- Necessidades.
Todas as características presentes em uma pessoa de verdade são abordadas na persona, mas elas devem ser reais, como base no perfil do público-alvo e dos clientes que já compram com a marca.
Então é o momento de definir a jornada de compra dos clientes, tendo em vista que as pessoas passam por um processo, desde o momento em que conhecem a marca até fechar negócio.
A primeira etapa é conhecida como aprendizado e descoberta, em que o consumidor ainda não sabe muito bem o que precisa comprar, mas sabe que precisa resolver um problema ou atender a uma necessidade.
Depois, um fabricante de etiqueta resinada vai trabalhar na etapa do reconhecimento do problema. É aqui que o cliente entende sua necessidade e pesquisa soluções específicas.
Então chega a etapa da consideração e ele está comparando produtos e serviços de diferentes marcas para entender qual delas é capaz de atender sua demanda. Por fim, vem a etapa de decisão de compra em que ele escolhe o que vai comprar.
Dentro do Inbound Marketing, cada uma dessas etapas recebe materiais específicos. Por exemplo, durante o aprendizado e descoberta, o ideal é oferecer conteúdos mais generalizados, que não falam sobre o negócio e que mostram como resolver a questão.
Já na etapa do reconhecimento, a marca pode oferecer opções mais específicas, enquanto na etapa de consideração é possível falar sobre a marca e suas soluções em si, algo que costuma acontecer por meio de um consultor de vendas.
Ao longo da jornada de compras, nem todos os consumidores vão comprar alguma coisa. Para avançar, a companhia deve levar o máximo de pessoas para o fundo do funil.
Mas tudo depende da quantidade de leads que uma empresa de espumas de proteção consegue levar para o topo do funil. É necessário divulgar as ações por meio de plataformas e mecanismos, com estratégias compatíveis com o negócio.
Entre as opções mais usadas pelas companhias estão as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, SEO (Search Engine Optimization), cupons de descontos, promoções e sorteios, entre outras práticas.
Dicas de Inbound Marketing para o e-commerce
As plataformas e-commerce cresceram muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, mas a concorrência também aumentou e elas precisam do marketing de atração para alcançar o público certo. Algumas dicas para investir são:
Conhecer a jornada de compra da persona
A loja virtual precisa entender muito bem quem é seu público-alvo e saber como acontece sua jornada de compra.
No tópico anterior, o texto mostrou quais são essas etapas, mas é indispensável conhecê-las a fundo, assim, uma empresa de reforma de rodas diamantadas saberá quais materiais e soluções oferecer.
Uma boa jornada só acontece com a persona bem definida, caso contrário, a companhia não consegue oferecer materiais compatíveis com os interesses dessas pessoas e a etapa em que se encontram.
Criar um blog institucional
Na era da informação, produzir conteúdo de qualidade é algo extremamente importante. Tanto é que uma das principais estratégias de marketing digital é o Marketing de Conteúdo, e ele pertence ao Inbound Marketing.
Trata-se da produção de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos do interesse da persona e que estejam relacionados ao segmento de atuação da marca.
Esses conteúdos precisam de um canal adequado e foi daí que as companhias perceberam o valor do blog.
O site é voltado para outras ações, como as vendas e o atendimento ao cliente, mas o blog, mesmo sendo um canal à parte, deve estar vinculado ao site.
Com a ajuda desta plataforma, um fabricante de guarda corpo aço carbono vai se tornar uma autoridade no que faz, melhorar sua percepção de marca perante o público e ganhar mais relevância nos resultados de pesquisa do Google.
Também vai conseguir entregar conteúdo útil para a audiência e impactar clientes e potenciais clientes no momento mais adequado.
Por fim, é um canal que consegue criar pontos de comunicação online, entretanto, a marca precisa ter cuidado porque os materiais devem ser bem escritos e atualizados.
Variar os formatos
Atualmente, a grande maioria do tráfego que existe na internet é proveniente da transmissão de vídeos. Mesmo que seja fundamental publicar conteúdos no blog, criar outros formatos também faz parte do inbound para e-commerce.
Os sites de vendas podem aproveitar esse formato para conversar com as pessoas, mas também para exibir melhor os produtos e serviços à disposição.
Por exemplo, uma loja de peças para manutenção empilhadeira pode criar um vídeo dando detalhes sobre um item importante nesse processo.
Trabalhar com e-mail marketing
Uma estratégia de e-mail marketing bem elaborada pode aumentar as vendas do e-commerce. É necessário planejar e produzir uma boa mensagem e a maneira como ela será disparada.
Uma dica importante é usar plataformas profissionais para automatizar o processo de criação e disparo, e existem opções gratuitas para os negócios que estão começando agora.
Criar conteúdos ricos
Os conteúdos de valor são capazes de levar uma pessoa da fase de reconhecimento dentro do funil para a compra de um produto.
Uma empresa de construção de piscina de azulejo com cascata pode criar e-book, infográficos, webinars, entre outras opções extensas e completas que atraem a audiência e podem ser oferecidas em troca de informações de contato.
São materiais muito usados nas estratégias de inbound em plataformas e-commerce porque transformam o usuário em leads.
Criar uma landing page
Além de variar os formatos dos materiais, é fundamental saber usá-los para converter visitantes em leads. Os usuários devem ser direcionados para uma landing page que vai capturar os dados dessas pessoas.
Diferentemente de uma página tradicional, a landing page tem o único objetivo de converter os usuários e por essa razão possui menos elementos.
Mas para que a página de captura, como também é conhecida, de um fabricante de varandas com vidro temperado realmente funcione, é necessário que tenha título simples e direto ao assunto.
A marca precisa contrastar as cores para estimular a conversão, usar provas sociais, como depoimentos de clientes e fazer testes A/B para testar duas versões da landing page e descobrir qual converte mais.
Outro elemento que não pode faltar é o CTA (chamada para ação) e evitar poluir a página com excesso de elementos e informações.
Considerações finais
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias fundamentais para as empresas e traz muito benefícios também para as plataformas e-commerce.
Investir em suas ações é crucial para construir uma imagem positiva da loja online, atrair os consumidores com naturalidade, entregar valor para o público e transformá-los em clientes satisfeitos com os produtos e serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.