Hoje em dia, os usuários do WordPress têm diversas opções para escolher plugins de SEO a partir dos quais podem melhorar os recursos de pesquisa de cada site individual. Mas o plugin Yoast SEO ainda é o mais excepcional e se destaca para essa função.
Se tratando de uma opção de SEO bem equipada que otimiza e automatiza quase todos os aspectos de um site, ele vem como muito mais extensões que trazem outros recursos a bordo.
Dessa forma, ajuda a melhorar, por exemplo, o desempenho do site de uma empresa de limpeza predial terceirizada ou de algum outro negócio que precise de mais desempenho nos motores de busca.
O que é Yoast SEO e qual sua importância?
Se trata de um plugin do WordPress que melhora a classificação do navegador do seu site, otimizando as palavras-chave e os conteúdos do site. Embora a maior parte o Yoast faça automaticamente, ainda precisa de monitoramento e ajustes.
Ele também oferece a um site, por exemplo, de equipamentos para pintura eletrostática a pó, uma abordagem muito mais amigável e o torna mais acessível para rastreadores e usuários, melhorando o conteúdo e a legibilidade.
O WordPress possui as melhores práticas de codificação e oferece o melhor HTML padrão necessário, fazendo com que ele atenda automaticamente aos requisitos de SEO.
No entanto, se você quer atingir as classificações mais altas entre os milhares de sites na internet, precisa saber estruturar palavras-chave e outros quesitos importantes de acordo com a melhor estratégia.
O plugin Yoast SEO ajuda a agregar valor onde o WordPress não pode. Por exemplo, gerenciar palavras-chave, aplicar ferramentas para webmaster, enviar mapas do site e criar conteúdo otimizado mais rápido.
Ele também possui recursos integrados que ajudam no gerenciamento de descrição, organizando palavras-chave meta, análise de conteúdo, recursos sociais, guia do usuário Yoast, redirecionamentos e mapas de site XML.
Benefícios de usar o Yoast SEO
O plugin Yoast SEO ajuda você a gerenciar alguns pontos extremamente importantes para maximizar o desempenho do seu site nos motores de busca. Alguns pontos de gerenciamento, são:
- Organizar Meta Keywords;
- Sitemaps XML;
- Recursos de mídia social;
- Análise de conteúdo;
- Gerenciamento de descrição;
- Gerenciar redirecionamentos.
Agora, cada um deles será aprofundado para facilitar o entendimento de como eles melhoram o desempenho em SEO do seu site WordPress e como transformam as otimizações em um trabalho bem mais prático e intuitivo.
Organização de Meta Keywords
O plugin Yoast cria uma Metabox na tela de edição que permite adicionar descrições e títulos Meta às postagens do blog. Além disso, você pode escolher uma palavra-chave central para o post.
Assim que você seleciona a palavra-chave, o conteúdo da postagem do blog é analisado em relação ao conteúdo da palavra-chave e uma classificação de SEO é fornecida. Igualmente importante, fornece recomendações para melhorar o ranking de SEO.
XML Sitemap
Se você usa o plugin Yoast SEO no WordPress, não precisa usar outros plug-ins de Sitemap porque o Yoast cria XML em seu site e os envia para o Bing e o Google.
Dessa forma, se um conteúdo com as palavras-chave bateria de 90 A, ele será indexado em ambos os motores de busca e poderá ser encontrado baseado no volume de pesquisa dos usuários.
Recursos de mídia social
Com o Yoast, você pode ajustar a compatibilidade do seu site com o Twitter e o Facebook . As configurações ajudam seu site a ter uma boa aparência nas plataformas sociais e, assim, atrair mais usuários para o site da sua empresa.
Esse recurso é muito útil para empresas que fornecem materiais como espuma polietileno, pois podem atingir pessoas que de fato sabem do que se trata, além de facilitar a produção de conteúdo específico nas redes sociais que direcionam para seu site.
Análise de conteúdo
O Yoast permite que você desenvolva uma página de destino para seus anúncios sem indexar a pesquisa. Como torna possível restringir os navegadores incluindo um no-index na página, você evita que ela seja indexada.
Além disso, ele contém os seguintes links canônicos em todo o site, o que ajuda o navegador a saber qual link indexar.
Isso é uma vantagem muito interessante para usar em sites de lojas online e contam com páginas de produtos com promoções.
Assim como uma loja de tinta para demarcar vagas de estacionamento, pois assim que o produto sair do estoque, os anúncios podem parar sem atrapalhar o SEO do site todo.
Gerenciamento de descrição
As descrições meta aparecem em sua URL e no título da página quando o navegador exibe os resultados da pesquisa. A meta descrição deve ser chamativa para que os usuários queiram visitar seu site.
Com WordPress e Yoast, você pode alterar sua meta descrição a qualquer momento para atender às suas necessidades. Isso pode ajudá-lo a retrabalhar sua meta descrição de tempos em tempos para atender ao seu interesse.
Um exemplo de como usar isso com eficiência é pensar em uma loja online de equipamentos para escritório que está querendo que mais usuários acessem sua página de máquina de xerox profissional aluguel.
Neste caso, é importante deixar a meta descrição com as especificações do produto para que somente os usuários realmente interessados cliquem no sua página.
Gerenciar redirecionamentos
Isso ajudará você a evitar circunstâncias prejudiciais que podem ocorrer se você redirecionar páginas da Web e evitar erros 404 em seu site, pois esses erros podem reduzir as chances de otimizar suas campanhas de SEO.
Essas ações de redirecionamentos precisam ser acompanhadas de perto para não prejudicar o ranqueamento do seu site perante os buscadores, já que ele tende a reduzir a relevância caso tenha muitas páginas com erros.
Dicas para usar o Yoast SEO no seu site
A interface amigável do Yoast irá te instruir na hora de configurar o SEO e legibilidade da sua página ou conteúdo através de pequenos check marks em “Y”. Ele irá separar a efetividade do seu conteúdo baseado em três cores. Verde, amarelo e vermelho.
Verde significa que sua descrição, título e texto está bom, então, continue assim. Amarelo é um sinal de atenção para algum ponto que pode melhorar, teste até ajustar de acordo. Por fim, vermelho significa que seu conteúdo precisa ser escrito mais cuidadosamente.
No entanto, algumas dicas úteis vão te ajudar a cortar caminho na hora de fazer as configurações necessárias para deixar seu conteúdo ainda mais interessante para os usuários e principalmente, para os motores de busca. Algumas delas, são:
1. Escolha efetiva de palavra-chave
A palavra-chave foco é a coisa mais importante que determina o destino do seu post e seu posicionamento. Para encontrar uma palavra-chave para focar é preciso levar em consideração três coisas principais como volume de pesquisas e forma que você utiliza.
Repetir as palavras chaves dentro do texto não é uma boa prática, então avalie bem antes se a que você escolheu vale a pena para utilizar. Nem sempre as pessoas pesquisam sobre seu produto/serviço da forma que você imagina.
2. Título do conteúdo
É óbvio que o título do seu conteúdo precisa ser atraente para os leitores clicarem, mas para ele ser efetivo de verdade, precisa dizer muito em poucas palavras. Isso quer dizer que um título grande pode não ser a melhor forma de conseguir esse objetivo.
Faça testes com títulos diferentes para descobrir qual atrai mais cliques sem prejudicar a entrega do seu conteúdo no ranqueamento do Google.
3. Meta descrição bem estruturada
Tente adicionar a palavra-chave em sua meta descrita porque o Google irá mostrar duas a três linhas contendo sua palavra-chave e, se sua meta descrição não contiver, ele irá mostrar um texto aleatório do seu conteúdo.
Por exemplo, se você for comercializar uma porta comercial aço em seu site, ao criar a página do produto, estruture muito bem a meta descrição com informações que façam o usuário clicar.
O melhor jeito é combinar o título com uma meta descrição atraente e bem estruturada. Lembre-se que quanto mais entender o seu público, mais fácil será desenvolver um título e meta descrição atraente para seu conteúdo receber o maior número de cliques.
4. Quantidade de palavras no conteúdo
Na hora de escrever seus conteúdos, fique atento ao número de palavras dentro dele. O Yoast considera abaixo de 300 palavras muito baixo, mas isso não significa que você deve escrever muito também.
Neste caso, não existe uma regra específica, mas tente ser o mais objetivo com seu texto. Se for escrever sobre box frontal sanfonado, por exemplo, fale brevemente sobre seus benefícios, vantagens e como utilizá-lo. Isso mantém seu conteúdo relevante.
Considerações finais
O Yoast SEO é referência entre os plugins de otimização SEO para WordPress, portanto, se você deseja extrair ao máximo dele, as dicas dadas podem te ajudar nesse objetivo. Porém, lembre-se, nem tudo é uma regra.
É importante que você teste e faça as melhorias de acordo com cada conteúdo, afinal, nem tudo que funciona para um negócio, irá funcionar para outro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.