SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que melhoram as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Suas técnicas costumam usar tecnologia, conteúdo e construção de autoridade para que o site seja organicamente bem posicionado. Conquistar tráfego orgânico é muito importante para aumentar a autoridade da empresa.
Sem falar no fato de que o próprio Google enxerga essas páginas de maneira mais positiva e começa a priorizá-las em sua indexação, ou seja, passa a relacioná-la com boa parte das pesquisas realizadas.
Estar bem posicionado no Google é fundamental por diversas razões. Uma delas porque a empresa não precisa gastar com campanhas pagas para conseguir esse posicionamento.
Outro motivo é o fato que seu negócio está competindo esse espaço com os concorrentes, portanto, é uma forma de se destacar.
O bom posicionamento também atrai oportunidades de vendas, aumenta o reconhecimento da marca, dentre outras vantagens que aparecem ao longo do tempo.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de SEO e dar algumas dicas de como as empresas B2B podem usá-lo. Confira!
Entenda o que é SEO
Quando uma nova página é publicada na internet, o Google vai indexá-la para que seja encontrada pelos usuários.
Todos os dias, milhares de páginas são publicadas e isso faz com que a concorrência seja muito grande na web, mas qualquer negócio que queira se destacar, precisa colocar seu site à frente dos demais.
É justamente nesse momento que entra o SEO, uma vez que sua função é otimizar as páginas para que elas reúnam todas as características exigidas pelos algoritmos, e assim ter um bom ranqueamento.
Tudo se baseia no uso de uma palavra-chave, um termo usado pelo usuário para fazer uma pesquisa. Deste modo, se alguém pesquisar sobre fresadoras convencional, vai usar essa palavra-chave para encontrar determinada informação.
Importância do SEO para negócios B2B
Quando se fala em SEO para negócios B2B, é necessário entender que suas práticas são muito diferentes, por isso, aplicar essa estratégia do jeito certo para esse tipo de negócio, traz muitas vantagens em diferentes processos.
Antes de mais nada, é importante compreender que B2B (Business to Business) são empresas que vendem para outras empresas, por essa razão, possui um funil de vendas muito mais complexo.
As estratégias de SEO para esse modelo de negócios consideram diferentes circunstâncias em relação ao funil de vendas, tendo em vista que ele é formado, geralmente, por quatro etapas, que são:
- Conscientização;
- Interesse e avaliação;
- Desejo;
- Ação.
O caminho que uma pessoa percorre para comprar um par de tênis é muito diferente do percurso que uma empresa atravessa para comprar iluminação de emergência bloco autônomo.
As vendas de um negócio para outros são muito mais complexas, pois vários quesitos são levados em consideração e não existe compra por impulso.
As companhias desse setor precisam gerar valor e conquistar a confiança de seu público, e as estratégias de SEO ajudam a fazer isso porque trabalham adequadamente todas as etapas do funil de vendas.
Isso acontece desde o momento em que o cliente se conscientiza a respeito de uma solução até o momento de tomar uma decisão em relação a isso.
Mas para que tudo funcione, é fundamental que o profissional conheça a audiência da empresa por completo e considere vários detalhes do relacionamento entre ela e a corporação.
Do ponto de vista do SEO, um funil de vendas complexo significa muitas oportunidades de gerar tráfego direcionado, o que melhora ainda mais o posicionamento do site.
Ele também é importante porque trabalha as palavras-chave corretas e do jeito certo, e considerando a complexidade do funil de vendas desse tipo de negócios, é surpreendente a quantidade de termos que podem ser usados por quem pesquisa.
Uma empresa de aluguel de multifuncional deve compreender que seu cliente ou potencial cliente enfrenta problemas e necessidades muito mais complexas, e por esse motivo, podem expressá-los de maneiras variadas.
Geralmente, são palavras com menor volume do que o esperado, por isso é fundamental saber empregar as estratégias para utilizá-las da melhor maneira.
Essas práticas oferecem as melhores opções para adaptar os materiais ao público e é o tipo de busca feito por elas. Consequentemente, os conteúdos vão atender às necessidades dessa audiência, melhorando o funil.
Em linhas gerais, o uso de SEO significa usar palavras-chave específicas para segmentar determinado público, utilizando um conteúdo que avance as pessoas pelo funil de vendas.
Outra situação muito comum entre as empresas B2B é o fato de que suas conversões são muito mais baixas, em comparação com as organizações que vendem diretamente para o cliente final.
Por outro lado, quando um fabricante de rótulo de garrafa de água mineral fecha vendas normalmente, alcança valores muito mais altos do que as companhias que vendem para os clientes finais.
O SEO ajuda a criar uma estratégia concentrada em atrair o tráfego ideal para o site da corporação, estabelece bem o nicho do negócio, procura conhecer seu público e mostra as razões para adquirir determinada solução.
Mas para aproveitar todas as vantagens que as estratégias de utilização podem trazer para os negócios B2B, é necessário saber colocá-las em prática, afinal, são diferentes daquelas usadas pelas empresas comuns.
Dicas de SEO para empresas B2B
As empresas B2B precisam se concentrar ainda mais nas estratégias de marketing digital e vendas, se quiserem se destacar e superar toda a complexidade de suas negociações.
No que diz respeito às ações de otimização de páginas, algumas das melhores opções para esse tipo de corporação são:
1. Criar personas qualificadas
Uma marca de mesa para escritório planejado deve compreender a importância de criar uma persona detalhada, se realmente quiser trabalhar com boas estratégias de SEO.
Quanto mais souber a respeito de seu público e suas necessidades, mais fácil será segmentar essas pessoas. A persona nada mais é do que um personagem semi-fictício que representa e reúne as características do cliente ideal do negócio.
A mesma organização pode ter diferentes personas, mas é fundamental que todas elas sejam capazes de representar fielmente os problemas, necessidades, desejos e outras características de quem pode se interessar pela solução.
Todas as estratégias de marketing estarão focadas nesse personagem, inclusive o SEO, uma vez que é necessário determinar uso de palavras-chave, design da página, layout, organização dos elementos, assuntos dos conteúdos, e assim por diante.
2. Pesquisar bem as palavras
Uma empresa de automação hidráulica industrial precisa descobrir quais consultas as pessoas fazem para encontrar negócios que oferecem a mesma solução que ela.
O papel da palavra-chave é moldar todas as estratégias de SEO, para impulsionar o crescimento orgânico do negócio.
As empresas B2C (Business to Client), ou seja, aquelas que vendem para o cliente final, costumam se concentrar em termos mais comerciais, enquanto as organizações B2B devem abordar assuntos mais informativos, portanto, com termos desse tipo.
Para definir quais palavras serão usadas no conteúdo e ao longo das páginas, é fundamental usar uma ferramenta que ajuda a planejar os termos.
Mas independentemente de usar ou não um planejador, um fabricante de portão basculante manual precisa utilizar palavras alinhadas ao funil de vendas e suas diferentes etapas.
Se o gestor está tendo algum problema para encontrar o ponto de partida, então precisa pensar nos tipos de problemas enfrentados pela persona e como ela pode procurar maneiras de resolvê-los.
Também é interessante pensar de que maneira o negócio pode entregar a solução, quais são as características do produto ou serviço e quais palavras impulsionam uma boa quantidade de tráfego orgânico.
3. Ampliar a estratégia de conteúdo
A estratégia de conteúdo do negócio precisa ser facilmente ampliável. Normalmente, ela envolve o blog da marca, mas é fundamental criar tópicos que respondam às perguntas dos clientes, coloque o negócio entre suas preferências e apresente as soluções.
Uma empresa de treinamento de bombeiro não deve concentrar seus esforços nas últimas etapas do funil, tendo em vista que os concorrentes conscientizam os consumidores em etapas anteriores.
Lembre-se de que as vendas B2B costumam ser um investimento de longo prazo, portanto, alguém que está conhecendo o seu negócio agora, pode se tornar cliente daqui a 12 meses.
As estratégias de conteúdo precisam adotar diferentes formatos e opções, como publicações no blog, estudos de pesquisa, e-books, vídeos, seminários, podcasts, templates, ferramentas e newsletters.
Considerações finais
SEO é um conjunto de estratégias importantes para qualquer tipo de negócio, inclusive para aqueles que vendem para outras empresas.
Além de enfrentarem uma concorrência acirrada, eles também possuem um funil de vendas muito mais complexo e que precisa ser bem trabalhado.
A otimização de páginas é a melhor forma de destacar essas empresas organicamente, trabalhar melhor seu funil de vendas e fazer com que ela seja mais conhecida no ambiente digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.