Para mergulhar de cabeça dentro da internet e fazer com que seu negócio se torne cada vez mais digital, é preciso conhecer todas as ferramentas e benefícios existentes que estão à disposição dentro da web e é claro, começar a criar sua própria conta nas mais diferentes opções disponíveis.
E para dar esse pontapé inicial, é natural que as pessoas criem o seu próprio site, afinal, para muitos, essa é a ferramenta básica dentro da internet sendo usada como referência e trazendo todas as informações consideradas relevantes sobre o seu negócio, é dentro dele que você vai mostrar todas as vantagens de seu Transformador de Solda, e fazer com que as pessoas vejam quem você é, seus objetivos, suas ações, e por aí vai.
É claro que o site é crucial, porém ele pode ser ainda mais rentável e produtivo se estiver acompanhado de um blog, o problema é que muitas pessoas não sabem diferenciar essas duas plataformas, e acabam acreditando até mesmo que ambas têm a mesma funcionalidade, mas com nomes diferentes.
Se você não sabe diferenciar o blog de um site fique tranquilo, isso é natural, mas o aprendizado sobre suas diferenças pode ser fundamental para melhorar seus resultados e fazer com que você tenha muito mais sucesso dentro da web, pensando nisso, no texto de hoje separamos alguns pontos que ajudam a identificar o que é um site e o que é um blog, bora conferir? Então vamos lá!
O que é um site?
Para entender melhor as diferenças entre eles é preciso compreender melhor como eles funcionam de forma individual, a começar pelo site, ou sítio em português, que nada mais é do que qualquer página online que possua algum hipertexto, independente se essa for individual ou uma página index com acesso a milhares de outras páginas, ainda assim, se caracteriza como um site, independente de sua quantidade.
Dessa forma, o site é basicamente qualquer página dentro da web, desde que possua um hipertexto, e por mais que seja extremamente generalizado, no contexto do marketing digital, podemos considerar o site como se fosse um cartão virtual de uma empresa, possuindo suas informações básicas e fazendo com que as pessoas conheçam mais sobre aquele negócio.
Se você atua com serviços de controle de acesso biométrico, por exemplo, o site vai ser onde irá adicionar suas informações, contar sobre você e falar melhor sobre o seu negócio, sendo a fonte de tudo para que os usuários conheçam melhor sobre seus produtos e serviços.
De maneira resumida, podemos então caracterizar um site como a base de tudo, sendo uma página que possui um conteúdo sólido sobre o seu assunto, com alguns recursos como a explicação de “quem somos”, a venda de seus produtos e serviços, a sua missão, visão e valores e é claro, os demais endereços de contato.
E o blog, o que é?
Na teoria, um blog também é considerado como um site, afinal, ele é uma página que possui um hipertexto, o que o caracteriza como site, porém, os seus objetivos e a sua estruturação fazem com que ele seja diferente, já que o seu principal objetivo é sempre manter o público atualizado abordando determinados assuntos e produzindo conteúdos frequentes.
Dessa forma, podemos considerar que o blog é um site no qual a empresa realiza postagens de conteúdos textuais, mantendo sempre a sua estrutura atualizada e fornecendo informações relevantes tanto para novos clientes quanto para consumidores antigos.
Sendo assim, o blog acaba sofrendo alterações constantes na sua estrutura, sempre com novos conteúdos e sendo voltado exclusivamente para eles, colecionando diferentes pautas e falando sobre os mais diversificados assuntos.
Se você chegou até essa página, significa que está dentro de um blog, já que aqui estamos falando sobre um conteúdo informativo, completo e muito mais longo.
Quais as diferenças entre eles?
Agora que você já entendeu melhor o conceito entre eles, é hora de separar quais são suas diferenças, e a principal delas é justamente a forma como o conteúdo é apresentado, um site apresentará um conteúdo de forma mais formal, falando de maneira institucional, explicando melhor sobre a empresa, e mostrando seus produtos, como a opção de Limpador enzimático e os demais serviços.
Já o blog terá uma abordagem mais dinâmica com diferentes posts geralmente separados por categorias ou tags, com atualizações frequentes de conteúdos, voltado exclusivamente para essa adição de novos textos.
Dessa forma, podemos caracterizar o site como uma página central, com todas as informações sobre um negócio, contato, questões institucionais, objetivos e por aí vai, em contrapartida, o blog já é focado quase que totalmente na parte de conteúdos.
É como se o site fosse o centro de tudo e o blog uma ramificação voltada para a produção de conteúdos, principalmente textos que abordam pautas diferentes que sejam atrativas para o público-alvo.
Afinal, qual dos dois devo escolher?
Muitas pessoas acreditam que site e blog são concorrentes e é necessário escolher um ou outro para a sua estratégia, mas se você pensa assim, saiba que está extremamente enganado, ambos não competem entre si, muito pelo contrário, eles são complementares para qualquer negócio.
Cada um possui uma finalidade e tem um propósito diferente, assim como vimos acima, isso faz com que eles alcancem o público de maneira distintas, e consigam cumprir seus objetivos trazendo um enorme equilíbrio assim como uma Balança industrial.
Dessa forma, não é preciso escolher entre um ou outro, e o recomendado é que você tenha tanto um blog quanto um site para que o seu negócio faça sucesso e consiga alcançar resultados cada vez mais eficientes.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.