Marketing de conteúdo é uma estratégia usada para gerar leads em uma página. Consiste na criação de materiais ricos e relevantes, que falam sobre assuntos do interesse do público e que estejam relacionados com o mercado de atuação do negócio.
Esses conteúdos assumem diferentes formatos e são aplicados ao longo do funil de vendas para atrair, encantar e converter os consumidores em clientes.
O propósito é ir além das estratégias de publicidade e vendas, além de não ter como foco a oferta de produtos e serviços. Seu objetivo é gerar informações úteis e importantes que vão influenciar a decisão de compra das pessoas.
Esses materiais são estratégicos e posicionam a empresa na internet como autoridade naquilo que faz. O público percebe que, mais do que vender, a companhia é capaz de gerar informações de valor e transmitir conhecimento.
O marketing de conteúdo gera quase 3 vezes mais visitas e quase 4 vezes mais leads para os negócios, e boa parte das empresas já percebeu sua importância e a necessidade de colocá-lo em prática.
Ele também é necessário para o e-commerce, por isso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing de conteúdo e os benefícios que ele traz para as plataformas de vendas.
Entenda o que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é focado em materiais de viés publicitário, mas que se diferenciam dos anúncios online e offline. Seu objetivo é atrair as pessoas com informações relevantes, que geram o interesse e despertam a necessidade de compra.
Tudo isso é feito sem abordar diretamente os produtos e serviços, mas sempre trabalhando as etapas pelas quais os clientes passam, que são:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Retenção.
Durante a etapa de atração, um fabricante de gerador de energia para eventos deve criar conteúdos relevantes e que chamem a atenção dos interessados.
Na etapa de conversão, os materiais conseguem transformar os visitantes em leads, que nada mais são do que pessoas que representam uma oportunidade real de negócio.
No momento da venda, os conteúdos vão influenciar a decisão de compra do consumidor, e depois que ele se tornar cliente, vão manter o relacionamento para retê-los e fidelizá-los.
Para trabalhar todas as etapas, é necessário usar diferentes ferramentas e tipos de conteúdo, capazes de ampliar o conhecimento sobre a marca, educar o consumidor e trazer mais oportunidades de negócios.
As plataformas e-commerce são empresas que vendem seus produtos e serviços exclusivamente pela internet e, por essa razão, o consumidor não pode visualizar as mercadorias antes de comprá-las.
O marketing de conteúdo se torna uma ferramenta ainda mais importante para conquistar a confiança das pessoas, portanto, quem aluga van eventos pela internet ou vende qualquer tipo de produto, precisa investir nessa estratégia.
Benefícios do marketing de conteúdo para o e-commerce
As plataformas e-commerce estão crescendo cada vez mais, por isso surgem novos negócios na internet constantemente, levando ao consumidor várias oportunidades de consumir produtos e serviços em sites diferentes.
Entretanto, mesmo diante desse crescimento constante, ainda existe muita desconfiança e insegurança por parte dos consumidores encontrar com plataformas novas no mercado.
Nesse contexto, é necessário conquistar a confiança das pessoas, por meio de materiais ricos e que mostram a autoridade da marca naquilo que faz. Os benefícios do marketing de conteúdo para e-commerce são muitos, tais como:
1. Aumenta o tráfego do site
Quando uma pessoa quer tirar alguma dúvida ou comprar um produto ou serviço, recorre ao Google. Tanto é que uma pesquisa realizada pela Content Trends mostrou que 86,7% dos consumidores procuram essa plataforma para se informar.
Para um e-commerce, é a oportunidade de ser encontrado pelos usuários e oferecer a solução que eles procuram.
Ao trabalhar com conteúdos relevantes e compatíveis com os objetivos da persona, naturalmente, a plataforma receberá mais visitas, depois o Google prioriza sites com materiais de valor.
Uma empresa de caminhão pequeno para frete pode aumentar as visitas de seu site usando essa estratégia, inclusive no blog.
2. Ajuda a engajar a audiência
O consumidor moderno prioriza marcas que prestam um bom atendimento e com as quais pode se relacionar. O ser humano é emocional e procura interação e sociabilidade a todo momento.
Se a empresa se propõe a construir um relacionamento com o público e entende suas necessidades, atinge o sucesso rapidamente e consegue engajar a audiência.
Ao produzir materiais alinhados com as necessidades e desejos das pessoas, o engajamento aumenta e se torna mais frequente. Isso se transforma na oportunidade perfeita para conquistar o público e mostrar o valor das soluções.
Além de trazer novos clientes para o negócio, uma empresa de terceirização de serviços também consegue fidelizar aqueles que já compram com ela, e automaticamente vão defendê-la e recomendá-la para outras pessoas.
Várias empresas pelo mundo transformam o marketing de conteúdo em uma estratégia de marketing de relacionamento, cultivando o público e formando uma verdadeira base de fãs.
3. Ajuda a gerar leads
Dentro de uma plataforma e-commerce, a venda só vai acontecer depois que um visitante for convertido em lead e, posteriormente, em cliente.
Os leads são oportunidades de vendas e é necessário se comunicar com eles para influenciar sua decisão de compra. Um visitante se transforma em potencial cliente por meio do preenchimento de formulário de contato.
A moeda de troca é um conteúdo rico, que aborda algum assunto do interesse da persona. Em longo prazo, essa estratégia traz muitos retornos, além de preencher o site de vendas com materiais úteis para o público-alvo.
4. Aumenta o lifetime-value
O lifetime-value (LTV) é a média de gastos de um cliente com uma empresa, durante o período que permanece comprando com ela.
Seja em um balcão de degustação, pela internet ou até no ponto de vendas, é muito mais fácil vender para um cliente antigo do que para uma pessoa que ainda não conhece a marca, mas o marketing de conteúdo facilita esse processo.
Mas no que diz respeito à fidelização e estratégias pós-venda, investir na criação de materiais, que tragam condições exclusivas, libera novos produtos e serviços, dentre outras estratégias, aumenta o LTV dos clientes atuais.
5. Melhora o brand awareness
Brand awareness pode ser traduzido como “reconhecimento de marca”, que corresponde ao modo como a empresa está presente no pensamento dos clientes e o quanto ela é lembrada quando essas pessoas precisam comprar algum produto ou serviço.
Os conteúdos de uma plataforma e-commerce ajudam a gerar valor sobre as soluções ofertadas, mostrando para as pessoas como elas resolvem problemas, além de abordar temas relacionados ao mercado de atuação.
Os efeitos são os mesmos de quando um estabelecimento enfeita a fachada com letra caixa iluminada, fazendo com que as pessoas percebam o valor da companhia e se sintam familiarizadas com ela.
Isso acaba por fazer com que os consumidores queiram fazer negócio, afinal, ele leu o blog e não tem dúvidas de que pode confiar na hora de comprar.
6. Educa o mercado
Diversas empresas oferecem soluções que muitas vezes o público não compreende ou nem mesmo sabe que precisa. Quando isso acontece, é ainda mais importante educar essas pessoas em relação às ofertas.
A marca pode mostrar como usar seus produtos e serviços, para que eles servem, como podem ajudar e como resolvem determinados problemas.
Em outras palavras, um fabricante de câmera de segurança vai instruir e solucionar as dúvidas dos clientes, além de ensinar tudo o que o público precisa antes de comprar.
Mostrar preocupação em esclarecer algumas questões é uma forma de conquistar a confiança, quebrar objeções e aumentar o nível de satisfação dos clientes, pois eles saberão tudo o que é necessário antes da compra.
7. Aumenta as vendas
O principal objetivo das empresas ao investirem em marketing é vender, algo natural e totalmente compreensível. Contudo, hoje em dia, é fundamental preparar os leads para a tomada de decisão, por meio da produção de materiais ricos e relevantes.
Embora o foco do marketing de conteúdo não seja vender, ele prepara os leads para a decisão de compra e desperta o interesse das pessoas pela sua solução.
A compra se torna uma consequência natural, e mais do que isso: faz com que o cliente adquira o produto ou serviço plenamente consciente, o que reduz os arrependimentos e cancelamentos, além de aumentar o nível de satisfação.
Considerações finais
Os e-commerce são plataformas que podem vender todo tipo de produto ou serviço, desde roupas até plano de manutenção de ar condicionado. Mas, devido ao seu alto crescimento, precisam cada vez mais conquistar a confiança das pessoas.
O marketing de conteúdo cumpre esse papel, posicionando a marca como autoridade naquilo que faz e esclarecendo ao público o valor das ofertas dentro do site. Assim, a empresa conquista novos clientes e fideliza aqueles que já possui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.