estrategias

Aprenda a utilizar estratégias de inbound marketing

As estratégias de Inbound Marketing precisam fazer parte do planejamento de qualquer empresa, principalmente na hora de planejar as estratégias de marketing digital.

São práticas que incluem ações orgânicas e que atraem os clientes por meio das plataformas online. Hoje em dia, quando se pensa em marketing, a primeira coisa que vem em mente são as ações na internet, mas nem sempre foi assim.

Quando os canais offline imperavam, essas ações se baseavam em interrupções, ou seja, as empresas tiravam a atenção das pessoas do que elas estavam fazendo para mostrar seus produtos e serviços.

Também era muito comum que a qualidade dessas soluções não fosse tão satisfatória e o consumidor não precisava de muitos estímulos para comprar. Hoje em dia, por conta da internet e das plataformas de mídia, tudo isso mudou.

Na era da informação, o consumidor moderno está muito mais exigente e pode encontrar tudo o que precisa comprar com diferentes marcas. Nesse cenário, as companhias precisam investir em ações capazes de atrair as pessoas.

O Inbound Marketing é uma maneira de fazer isso e este artigo vai explicar seu conceito, como utilizá-lo e dar algumas dicas sobre o assunto.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que se baseiam na criação e compartilhamento de conteúdos compatíveis com os interesses do público, com o objetivo de conquistar a permissão de se comunicar com o potencial cliente.

Essa comunicação acontece de maneira direta e ajuda a estabelecer um relacionamento duradouro com as pessoas. São ações que fazem os clientes procurarem a companhia, atraídos por sua mensagem.

Ao trabalhar dessa forma, uma empresa de asfalto frio consegue apresentar suas soluções e ainda conquista clientes fiéis e que se transformam em promotores da marca.

Por essa razão, esse conjunto de estratégias também é conhecido como marketing de atração e funciona por meio de práticas em que a empresa atrai os consumidores, sem precisar buscá-los ativamente.

Como usar Inbound Marketing do jeito certo

Para usar Inbound Marketing do jeito certo, a empresa precisa investir em um planejamento, contando com as seguintes ações:

Definir o público

O primeiro passo para criar uma boa estratégia de marketing de atração é definir as características do público que a marca deseja alcançar.

Para entender como isso funciona, pode-se usar como exemplo uma empresa que comercializa um sistema de gerenciamento de projetos. Seu propósito é captar 30 leads qualificados por mês e para classificar o potencial cliente, o critério é fazer um teste gratuito.

A equipe de vendas e marketing vai definir que o público-alvo da estratégia são profissionais autônomos, de determinada região e com uma renda de valor x por ano.

Depois de definir essas características, a organização saberá os canais que essas pessoas usam e aí sim definir suas estratégias de marketing de atração.

Escolher os canais

Depois de saber quem será o público-alvo de suas estratégias inbound, um fabricante de alinhador de aro de bicicleta vai listar os canais onde essas pessoas podem estar presentes.

Para encontrar as plataformas certas, é necessário fazer pesquisas nas redes sociais, blogs e fóruns. Por exemplo, uma loja de roupas focada no público feminino descobriu que essas pessoas utilizam as seguintes plataformas:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Canais de notícia;
  • Aplicativos de mensagem.

É necessário criar uma lista com o nome dos grupos e comunidades que encontrar para filtrar quais são os mais relevantes e focados em discussões profissionais.

Se for uma empresa B2B, é importante ter bastante critério para acertar no perfil do público e usar os canais certos em suas ações.

Identificar as necessidades do público

Ao fazer pesquisas nas plataformas digitais para entender os canais que o público utiliza, dá para entender um pouco sobre as necessidades dessas pessoas.

Um fabricante de chave codificada Ford deve fazer uma lista com as dores, problemas, objetivos, desafios, entre outras questões pertinentes.

Todas essas características são fundamentais porque ajudam a direcionar o conteúdo e ainda mostram quais são os principais desafios para produzir esses materiais.

Criar um plano editorial

Sabendo qual é o perfil do público, os canais que essas pessoas usam e suas necessidades, fica muito mais fácil definir os temas trabalhados em cada etapa do funil de vendas.

É fundamental pesquisar as palavras-chave mais usadas pelas pessoas porque é a partir delas que a companhia vai planejar as publicações do blog, criação de e-book e outros conteúdos mais aprofundados.

A sequência de nutrição de leads precisa ser trabalhada junto com uma frequência de publicação. Por exemplo, a marca pode fazer de 2 a 3 conteúdos no blog por semana, criar um e-book por mês, promover webinars trimestrais e fazer infográficos quinzenais.

Divulgar os conteúdos

Depois que os materiais são postados, um fabricante de bloqueador de umidade deve usar os canais definidos durante o planejamento para compartilhar os links com os conteúdos.

Primeiro os materiais serão publicados nos perfis sociais da empresa, depois ela pode criar uma newsletter semanal para enviar por e-mail e divulgar ainda mais os materiais.

O trabalho de divulgação é muito importante para promover crescimento orgânico e para potencializar suas capacidades, é fundamental que os títulos sejam atraentes e os conteúdos bem elaborados.

Dicas para investir em Inbound Marketing

Para potencializar as estratégias de marketing de atração e obter excelentes resultados, existem algumas práticas que podem ser trabalhadas. São elas:

Extrair informações da jornada de compra

A jornada de compra do cliente é muito importante para identificar gargalos e pontos positivos na estratégia. Se durante a jornada a empresa identificar que um canal não é atrativo para o público, não deve perder tempo com ele.

Agora, se uma marca de carpete de rolo percebeu que um canal é extremamente relevante, então deve investir um pouco mais nele.

Estar atento aos detalhes é fundamental para que a estratégia esteja de acordo com a realidade do público, assim, a companhia consegue se destacar.

Não existe fórmula milagrosa quando se trata de Inbound Marketing, na verdade, a marca depende de algumas práticas, adaptações e alterações para que o planejamento tenha um bom resultado com o público.

Ser original sempre

Mesmo que as estratégias de uma empresa sejam maduras e estejam trazendo excelentes resultados, a marca não deve se deixar levar pela mesmice.

É indispensável planejar a rotina de trabalho para produzir materiais interessantes e diferenciados. Também é necessário acompanhar as novidades, assuntos que possam estar em evidência e extrair essas informações para o público.

Um fabricante de cavalete para oficina precisa estar em sintonia com o que acontece ao seu redor e usar a criatividade para desenvolver conteúdos.

Os usuários percebem que a companhia busca informações relevantes e por isso se sentem mais atraídos pelos materiais que ela oferece.

Mensurar as estratégias

A mensuração é uma das etapas mais importantes do inbound marketing e esses relatórios trazem dados relevantes que ajudam a melhorar o processo.

Para se ter uma ideia, algo que a princípio parecia algo ruim pode apontar o erro dentro da estratégia e direcionar a marca para um caminho mais promissor.

Da mesma forma, os pontos positivos mostram técnicas qualificadas e diferenciadas que o negócio pode usar.

Uma clínica especialista em oftalmologia veterinária deve criar uma periodicidade para conferir os relatórios, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

O ideal é não ter que esperar muito tempo para conferir as informações, além de selecionar corretamente os indicadores-chave de desempenho.

Automatizar alguns processos

Hoje em dia, é muito comum ouvir falar sobre automação de inbound e ela representa uma solução viável para otimizar processos e aumentar a produtividade, mas não se deve automatizar qualquer tipo de ação.

A automação de inbound pode ser muito vantajosa se a companhia tiver fluxo suficiente e realmente tiver necessidade de usar a técnica.

Além de um grande volume de leads, é necessário verificar se o público apresenta muitas dúvidas frequentes, se o comportamento é padrão, dentre outras questões pertinentes.

Uma empresa de caldeiraria pesada deve verificar se a automação é realmente necessária, tendo em mente que as pessoas não gostam de ser atendidas por robô.

Isso significa que esse tipo de estratégia só vai funcionar se for devidamente planejada e realmente necessária.

Além do mais, é importante lembrar que o marketing de atração exige muita dedicação e trabalho, e nem sempre os recursos automáticos que poupam o trabalho são uma boa solução.

Considerações finais

Investir em Inbound Marketing é uma necessidade para qualquer empresa que queira acompanhar as tendências comportamentais do consumidor moderno e todas as possibilidades que a internet e a tecnologia oferecem.

O marketing de atração é totalmente focado nos interesses do público e justamente por isso é capaz de atrair as pessoas certas, o que aumenta as chances de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love