data

Como descobrir a data de publicação de uma página, URL ou Post?

A internet possui um acervo enorme de conteúdos que pode ser explorado de diversas maneiras diferentes, seja para realizar um trabalho acadêmico, consultar uma informação relevante, conhecer detalhes sobre um determinado tema ou até mesmo coletar um tutorial de como realizar a instalação de painéis elétricos

As pesquisas acontecem com frequência e em um volume que chega até a assustar, de acordo com dados da Internet Live Stats, o Google processa em média, 1,2 trilhão de pesquisas por ano, o que equivale a cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias, é como se praticamente, quase metade da população global fizesse pelo menos, uma pesquisa por dia. 

No meio dessa busca incessante por informação, existem alguns dados que acabam sendo relevantes para todo mundo, independente do seu objetivo, que é a data da publicação de uma página, URL ou de um post, se você quer se manter sempre atualizado, ou consumir conteúdos fresquinhos, é necessário ler artigos que sejam mais novos e tenham publicações recentes. 

Mas como fazer para descobrir essas publicações? No texto de hoje, separamos algumas dicas de como descobrir a data exata de publicação de uma página, URL ou post de forma totalmente otimizada, bora conferir como? Então vamos lá!

Procure embaixo do artigo do título ou da postagem

A primeira forma de descobrir a data de uma publicação é verificando se ela está amostra logo embaixo do artigo do título ou no final do post, grande parte das páginas fornecem a data em que ela foi postado logo após o título e junto com o nome do autor. 

Sendo assim, veja se ela não está logo no começo, e caso não a encontre, procure rolar a página até o final, existe uma grande chance da data ser adicionada em um desses dois pontos.

Caso não encontre, você também pode voltar até a plataforma de navegação e procurar próximo ao link, da imagem ou da miniatura do logo, fique de olhos abertos e veja se encontra em algum desses locais. 

Verifique a data de copyright no final da página

A sua segunda opção é procurar a data de copyright presente no final da página, mesmo que já tenha descido o conteúdo inteiro, lido tudo sobre o uso de uma escova de vedação e ainda não encontrou a data, é possível que veja algo vinculado ao copy do site, podendo conter a data de publicação ou quando aquele artigo foi atualizado. 

Encontrar uma data de atualização também é importante, já que mesmo que aquela publicação seja considerada mais antiga, uma boa reforma no conteúdo pode ter a atualizado e feito com que ela fosse mais nova e de acordo com os acontecimentos recentes. 

Você também pode pesquisar alguma seção que tenha a biografia do autor, a data pode estar escondida dentro dela, vale destacar que a metodologia através do copy, geralmente só fornece o ano da publicação, sem data ou mês específico. 

Veja se a data faz parte da URL

Outra dica importante é ficar de olho na URL, muitos sites adicionam a data da sua postagem bem no seu link completo, fazendo com que com apenas uma olhada você consiga encontrar o dia, o mês e o ano daquela publicação. 

Para isso, é preciso verificar se aquela página é realmente da postagem que está pesquisando, e não uma página de índice e nem um arquivo, ao clicar no título da publicação, você consegue conferir se está no caminho certo. 

Vale destacar que essa tática não é totalmente eficaz, já que muitos sites diminuem a sua URL para ficar mais compacta e até mesmo mais agradável aos olhos do SEO, sendo assim, não existia uma garantia que você encontraria a data daquele jeito, mas não custa tentar. 

Utilize o Google como auxiliar

Existe uma forma de encontrar a data utilizando o Google como uma ferramenta auxiliar, para isso, é necessário copiar todo o link da URL da publicação, em seguida, adicione ele no navegador e acrescente “inurl” na frente de todo o link e clique no botão de pesquisa. 

Esse é um código que vai te ajudar a encontrar todas as informações completas do site, como se estivesse pegando um documento direto de um envelope awb, vale ressaltar que você não deve colocar as aspas, e que por mais difícil que pareça, basta colar o código junto com a URL de forma simples e prática. 

Após fazer a pesquisa, você pode colar o seguinte código “&as_qdr=y15”, e depois concluir a pesquisa, essa parte funciona como um auxiliar do código inurl, agora com os resultados na tela, basta verificar se você encontra a data, caso ela não esteja disponível, é necessário seguir a nossa próxima dica. 

Procure direto no código fonte

Essa é uma forma extrema de encontrar a data de publicação, o primeiro passo você deve clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “informações da página”, feito isso, o código fonte da página já estará aberto, você também pode optar pelo atalho “Control+U”.

Após abrir o código fonte, basta usar o “Control+F” ou “Command+F”, e digitar o seguinte código: datePublished”, “publishdate” or “published_time”, isso vai fazer com que você encontre a data sem precisar ficar pesquisando código por código. 

Por mais que pareça complexo, esse tutorial é bem simples, e com poucos cliques vai fornecer justamente a informação que você mais precisa. 

Observe os comentários para ter uma estimativa

Caso nenhuma das alternativas que listamos acima tenha dado certo, recomendamos que vá até a aba dos comentários e comece a ver a data das publicações nos quais as pessoas interagiram com a postagem. 

Vá até o primeiro comentador e veja qual a data na qual ele fez o comentário, essa é uma ação de emergência caso nada que listamos acima tenha te ajudado, ela não pode ser usada como referência nem como ponto de pesquisa principal, mas serve para quebrar um galho. 

Se você precisa descobrir a data, assim como um colaborador pode precisar muito da calça de brim uniforme, essa saída pode ser a mais viável para que você tenha uma boa base. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Share your love