As lojas virtuais parecem estar cada vez mais abrindo caminho para ‘lojas de mídia social’. Não é de se estranhar, porque com a função de loja no Facebook e Instagram (e em breve também no TikTok) você, como empresário, precisa estar pronto.
Não só uma forma de realizar uma venda mais rápida, mas também muito mais fácil do que quando você tem que criar uma loja virtual completa. Aqui você pode ler tudo sobre o que é, por que deve tê-lo e como usá-lo.
Uma loja online nas redes sociais?
A mídia social está ficando mais inteligente e mais e mais funções estão sendo adicionadas que podem ser extremamente interessantes para as empresas. A função de loja é um bom exemplo disso.
Com a função de loja, você dá aos seus seguidores a oportunidade de comprar os produtos de sua loja ou loja com um único toque na foto. Isso também é conhecido como marcação de produto.
A etiquetagem de produtos vincula seus produtos ao conteúdo que você envia ao seu público-alvo por meio da mídia social. Isso mostrará a seus seguidores uma foto com produtos que também podem ser comprados imediatamente.
O Instagram criou essa função na época para criar uma experiência perfeita. Isso está tornando o processo de uma postagem na mídia social até a compra de um produto mais rápido e fácil.
Graças à marcação do produto, é possível clicar imediatamente em um produto em seu site enquanto o seguidor permanece no Instagram. Isso não só é muito mais fácil para o seguidor, mas também leva a uma venda mais rápida.
O cliente já está em contato com sua empresa e vê imediatamente as partes mais importantes de uma venda: uma foto do produto, um preço e, possivelmente, informações sobre o produto. E isso em uma mensagem de mídia social ou história ‘normal’.
Esta posição é interessante para empresas e marcas que vendem produtos online, como por exemplo sapatenis masculino ou têm clientes em potencial nas redes sociais que precisam se tornar clientes reais.
Como o Instagram e o Facebook também fornecem estatísticas extras sobre essa função de loja, você tem muitos insights sobre os clientes a quem acaba vendendo. Você pode então responder a isso com outras possibilidades dentro da plataforma de mídia social.
Como você cria uma loja no instagram?
Criar uma loja no Instagram é fácil se você atender aos requisitos certos:
- Verifique se sua empresa está localizada em um mercado favorável;
- Certifique-se de que sua empresa esteja em conformidade com as políticas de comércio do Instagram;
- Transforme sua conta do Instagram em uma conta empresarial;
- Vincule sua conta do Instagram a uma página do Facebook.
Depois disso, é importante vincular sua conta a um catálogo. Existem duas opções para isso:
1. Gerenciador de Catálogo
Esta é uma opção onde você mesmo cria um catálogo, se ainda não existir. Também é possível criar um link com um catálogo existente.
2. Usando um parceiro do Facebook
Você será assistido por um parceiro certificado que ajudará a vincular seu catálogo. Lembre-se de que isso pode levar mais tempo do que você mesmo.
Depois de escolher uma opção, registre-se no aplicativo Instagram para a opção Loja. Você faz isso acessando as configurações, clicando em Negócios e escolhendo Instagram Shopping.
Em seguida, você envia sua conta para verificação. Isso pode levar vários dias. Você sempre pode ver o status disso em suas configurações no Shopping. Quando sua conta for aprovada, você pode adicionar um produto a todas as suas postagens e histórias no Instagram.
Esta tela aparecerá com cada foto. Lembre-se de que você pode usar até cinco produtos em uma única postagem de imagem e até 20 produtos em várias postagens de imagem. Bom efeito colateral: você também pode marcar produtos retroativamente com postagens mais antigas.
Para uma postagem do Instagram com uma tag de produto, você tem a opção de fazer uma postagem padrão do Instagram, fazer um carrossel com várias fotos, exibir produtos em suas Histórias (estes estão então sob adesivos) e há uma versão beta no funciona para testar produtos por meio de um filtro.
Como criar uma loja no facebook?
No Facebook, a ‘loja’ aparecerá nas outras guias que você já adicionou à sua página, como ‘posts’ e ‘eventos’. Você verá essas guias no lado esquerdo do menu. Se a loja ainda não estiver visível para você, é muito fácil adicioná-la ao menu:
- No Facebook, vá para as configurações, clique em Editar página , depois em Adicionar guia e por fim em Store: Adicionar guia;
- Concorde com os termos, condições e políticas que você verá ao clicar na guia. No entanto, é aconselhável ler isso antes de aprová-lo, pois indica que tipo de produtos você tem permissão para oferecer e como você deve lidar com os dados do usuário;
- Em seguida, escolha a forma de pagamento desejada. Aqui você pode escolher ‘Mensagens para compradores’, que exige que os clientes enviem uma mensagem para fazer perguntas e fazer compras. Ou escolha ‘Pagar em outra página’ com a qual você pode vinculá-los à sua loja online;
- Em seguida, selecione a moeda a ser usada para mostrar os preços no Facebook;
- Em seguida, descreva em 200 caracteres o que você vai vender na sua loja do Facebook. Isso também permite que você discuta os tipos de produtos que possui ou que tipo de negócio possui;
- Em seguida, adicione produtos através do botão ‘Adicionar produtos’ e sua loja poderá abrir suas portas (online).
Agora você verá uma tela onde poderá fornecer informações sobre seus produtos e imagens, com as quais poderá preencher manualmente sua loja online. Isso é recomendado para menos de cinquenta produtos.
Quando você tem mais produtos, é possível fazer upload em massa ou instalar um pixel do Facebook, que automaticamente coloca seus produtos na loja do Facebook. Você receberá uma explicação do Facebook durante a criação do seu catálogo.
Mostre sua linha em uma ‘Coleção’ ou use ‘Produtos em destaque’ para destacar produtos.
Catálogo especial
Eventualmente, o conteúdo com a etiqueta do produto será colocado entre o conteúdo normal, mas você também receberá um catálogo especial assim que colocar pelo menos nove postagens de compras online.
Esta é uma visão geral de todo o conteúdo com uma etiqueta de produto. Se você deseja que mais pessoas vejam suas postagens, existem várias maneiras de promover seus produtos.
Como uma loja nas redes sociais é muito diferente de uma loja na web, há algumas coisas que você deve levar em consideração. Por exemplo, é importante que o conteúdo que você publica nas redes sociais com uma etiqueta de loja seja interessante e visualmente atraente para o seguidor.
Uma foto de produto ‘enfadonha’ não gera muitos cliques em uma foto e geralmente não fica bem em seu feed. Seu feed é um dos motivos pelos quais alguém deseja segui-lo, então certifique-se de que ele também seja atraente.
Também é importante que sua loja online seja responsiva para telefones celulares, para que seu seguidor não tenha problemas. Quanto mais fácil for o processo de compra de um produto nas redes sociais, mais rápido o cliente voltará a fazer isso novamente.