Como alavancar o meu negócio com as redes sociais
O marketing digital conta com o apoio de várias ferramentas para funcionar plenamente, e as redes sociais estão entre os instrumentos mais importantes para isso.
Hoje em dia, mais do que nunca, as empresas têm que encontrar formas de construir relacionamentos sólidos com os clientes.
Isso significa saber exatamente como se comunicar com quem te acompanha.
Além de ferramentas essenciais para a comunicação entre pessoas, as redes sociais também têm atrativos voltados especialmente para os negócios.
Pensando nisso, preparamos esse texto com informações sobre as principais redes sociais, seus benefícios, como fazer o planejamento de comunicação para elas e as principais estratégias de marketing digital.
Conheça as principais redes sociais
Existem dezenas de redes sociais na internet, e nesse tópico, focaremos em cinco delas: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
O primeiro ponto é saber que os benefícios de cada uma dependem das intenções e das necessidades da empresa.
O Twitter é indicado para fazer relações públicas. O dinamismo dessa rede é ótimo para entregar conteúdos breves e investir em estratégias de comunicação para cativar a audiência.
O Facebook é perfeito para aprimorar a imagem da marca por meio do marketing de conteúdo.
Pesquise como funciona o Facebook Ads para fazer anúncios nessa rede e aproveitar todas as oportunidades que ela oferece.
O YouTube é próprio para postar conteúdos que aproximem marca e público, os formatos podem ser variados:
- Lives;
- Entrevistas;
- Bastidores;
- Tutoriais.
A ideia é mostrar a empresa mais de perto e criar uma proximidade positiva com as pessoas que a acompanham.
O Instagram é interessante para dar impacto visual à empresa. Seja pelas postagens no feed, stories ou campanhas de Instagram Ads, o foco dessa rede é totalmente visual.
Por fim, o LinkedIn é interessante para estreitar laços com outras empresas, se o seu negócio é B2B.
Como fazer plano para redes sociais
Como pode ver, há muitas redes sociais promissoras na internet. Usá-las para fins comerciais exige planejamento e capacitação.
O primeiro ponto é saber quais são os objetivos da empresa em relação a essa estratégia.
No tópico anterior nós destacamos as forças de cada uma, escolha aquela ou aquelas que têm mais possibilidades de te ajudar a alcançar as suas ambições.
Seja qual for o objetivo, ele vai ser concretizado por meio da comunicação com a base de clientes. Por isso, a empresa precisa conhecer bem as pessoas que a acompanham.
Reúna informações dos seus seguidores (nome, e-mail, idade, profissão) e baseie as estratégias nelas.
Depois, defina qual será o tipo e a frequência de conteúdo postado, e procure ter regularidade, mas não exagere.
O último estágio é acompanhar os resultados do que é postado. As redes sociais oferecem várias formas de quantificar esses resultados (curtidas, compartilhamentos e menções).
Estratégias para alavancar as vendas
Chegou a hora de conhecer as principais formas de fazer negócio usando as redes sociais.
Sendo assim, nos tópicos a seguir você vai encontrar as informações básicas sobre cada estratégia, confira.
Marketing de conteúdo
Um perfil corporativo tem que trazer conteúdo de impacto para os seguidores. É o que chamamos de marketing de conteúdo.
A ideia é informar a base de clientes sobre os benefícios de um certo serviço ou produto, utilizando um script de vendas personalizado.
Em vez de investir em publicidade direta, produza conteúdo informativo e promova a marca de maneira mais sutil.
O público valoriza mais as empresas que impactam a vida diretamente.
Anúncios pagos
A publicidade tradicional ainda tem espaço, a internet tem várias ferramentas voltadas para anúncios, como anunciar no Google Ads.
Conhecendo bem os clientes a que você se dirige, fica mais simples desenvolver anúncios eficazes.
O segredo está na segmentação e na capacidade de atrair o público desejado.
SEO
As estratégias de SEO servem para ganhar relevância nos motores de busca.
Para que seu site apareça entre os primeiros resultados do Google você precisa usar palavras-chaves populares, produzir conteúdo original, usar tags e editar links, para citar algumas das estratégias principais.
O SEO do inglês “otimização para mecanismos de busca” é uma das bases para a produção de conteúdo na web. Qualifique sua equipe para atender a essas necessidades.
Campanhas
Para aproveitar ao máximo as possibilidades que as redes sociais oferecem, aposte na criação de campanhas periódicas.
Sorteios, promoções e cursos online são alguns exemplos de como usar essas plataformas para aumentar o reconhecimento da marca e atrair clientes novos.
O foco é demonstrar de forma mais concreta quais são os benefícios que a empresa representa para os seus clientes.
Portanto, esperamos que essas informações tenham sido suficientes para provar a importância das redes sociais no marketing digital.
Não se esqueça de que o ideal é integrar estratégias, ou seja, escolher as redes mais vantajosas para a marca e trabalhar em uma atuação coordenada entre elas.