Ter um blog não é uma tarefa tão simples quanto você imagina, por mais que ele possa ser uma ferramenta poderosa para gerar tráfego orgânico para o seu site, é preciso que ele se mantenha ativo com uma certa frequência, afinal, a quantidade de postagens pode ser considerado como diferencial, já que quanto mais conteúdo, melhor.
Mas ao mesmo tempo em que os números podem fazer diferença, é necessário também priorizar a alta qualidade, produzindo conteúdos únicos, sem duplicatas e temas que estejam em alta e sejam interessantes para a sua audiência.
Dessa forma, é necessário encontrar um meio-termo entre quantidade e qualidade dos conteúdos, como um vidro termoelétrico em um buffet que ajuda a controlar a temperatura, você necessita regular seus conteúdos, mas como fazer isso? Como chegar em um consenso entre esses dois fatores? É exatamente aí que entra o calendário de conteúdo.
Essa é uma ferramenta que aprimora a organização necessária para a criação e publicação de conteúdos dentro de um blog, facilitando a programação de postagens e simplificando todas as informações necessárias para que um conteúdo vá para o ar.
Mesmo ele sendo tão importante, você sabe como montar um? Bom se ainda não sabe fique tranquilo, no texto de hoje, separamos 5 dicas de como montar um calendário de conteúdo para seu blog que irão te ajudar durante toda essa jornada, bora conferir? Então vamos lá!
1 – Estabeleça quais serão as frequências para publicação
O primeiro passo para montar seu calendário de conteúdos é justamente estabelecer qual será a sua frequência de postagens, tudo dependerá do tamanho do seu site e de quantos colaboradores compõem o seu blog, caso ele seja pequeno, a recomendação é ao menos um texto por dia, ou no mínimo 5 por semana.
Caso você tenha vários colaboradores, esse número pode dobrar, veja o que é melhor para você e defina a frequência para a publicação, além disso, sempre deixe um horário fixo para postagens, isso auxilia principalmente na sua organização.
2 – Escolha as principais palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para qualquer blog, além de ajudarem na otimização do SEO, é justamente através delas que os usuários chegam até a sua página, já que o que eles pesquisam na plataforma de busca, redireciona para os links mais indicados.
Sendo assim, é importante ter um grande acervo de palavras-chave correspondentes ao seu segmento, separe as que você pode utilizar e que trarão tráfego até o seu blog, veja as melhores trends nas redes sociais, colete dados do Google Analytics e de outras plataformas.
Selecione as melhores e monte o seu próprio banco com palavras-chave relacionadas aos temas, talvez um artigo que fale sobre diferentes filtros pode ter o uso de termos como “filtro coalescente” ou “filtro prensa”.
3 – Monitore tendências e selecione as melhores pautas
É claro que uma boa produção de conteúdos precisa da seleção das melhores pautas, mas para encontrá-las recomendamos que você monitore as tendências e saiba exatamente o que está em alta entre o seu público.
Se trabalha com a instalação de grama sintética, procure por temas que encaixem no seu segmento, veja as pesquisas mais realizadas no Google e as curiosidades mais comuns das suas personas, recomendamos que você realize uma grande pesquisa todo começo de mês antes de montar o seu calendário de conteúdo.
Com isso, você deve separar um número de temas relativamente alto, pensando na frequência de suas postagens, caso você produza um texto por dia, por exemplo, encontre pelo menos, 30 pautas diferentes, que estejam em alta e sejam vinculadas ao seu blog e se encaixam bem dentro dele.
4 – Organize-se
Frequência definida, palavras-chave selecionadas e pautas escolhidas, então é hora de começar a se organizar, para isso, comece definindo quais temas serão postados em cada dia, e as palavras-chave utilizadas em cada um deles.
É preciso que você separe e designe de maneira coerente, simples e eficiente, essa pode ser uma tarefa até um pouco trabalhosa mas extremamente recompensadora, então procure ir colocando em uma planilha os temas que serão criados, os dias que serão realizados e as palavras-chave usadas.
Essa organização é o ponto-chave do seu calendário de conteúdo, então capriche, tenha paciência e verifique se tudo se encaixa bem naquilo que você deseja.
5 – Escreva o conteúdo ou indique o responsável por sua produção e postagem
Por fim, é o momento de começar a escrever o conteúdo ou indicar quem será o responsável pela produção dos textos, lembrando que assim como as câmaras de refrigeração, você não precisa ser o único a manusear e a colocar a mão na massa, é possível dividir tarefas.
Caso você queira uma maior produção, separe os seus colaboradores ou até mesmo, contrate freelancers para te ajudar nessa jornada, designe exatamente, a tarefa de cada um, com os conteúdos que serão produzidos e aquilo que você busca.
O que achou do texto de hoje? Curtiu? Já está pronto para montar seu próprio calendário de conteúdo para seu blog? Então comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!