Um dos fundamentos do marketing consiste em trazer à consciência as necessidades dos clientes, e fazer com que eles desejem o produto que consiga satisfazer essas necessidades detectadas.
Se a necessidade é racional, o desejo do produto é emocional e esse desejo é desenhado por meio de ações de comunicação e propaganda.
Se há público (cliente) é preciso pensar em estratégias para atrair ele e isso vai muito além das vendas em si.
O que são os fundamentos do marketing?
Apesar dessa área ser abrangente, existem conceitos essenciais que todo profissional dela precisa saber, são eles:
- Engajamento de Clientes;
- Crescer em lembrança de marca;
- Fidelizar clientes;
- Criar relacionamento;
- Lançar produtos;
- Vender mais;
- Aumentar visibilidade;
- Educar o mercado.
As estratégias começam desde a identificação do perfil do consumidor até o modo de como vai promover uma ação, sempre com um planejamento baseado na análise, na execução e no objetivo.
O marketing pode ser:
- Pessoal;
- De relacionamento;
- Social;
- Direto;
- Atrativo;
- Indireto.
Por isso, para alcançar os objetivos é importante desenvolver um planejamento, sem pular etapas e conhecer cada aspecto do seu plano de ação para colocá-lo em prática.
O planejamento de marketing pode prevenir crises, superar os concorrentes e atrair melhores clientes.
Podendo assim, identificar ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, com uma análise geral do mercado, sempre visando ascensão e crescimento.
Com essas ações se mantém a credibilidade da marca e garante que os clientes tenham uma boa experiência com ela.
Além de gerar valor, o marketing representa o elo de relacionamento entre a empresa e o público e também é responsável pela conquista e fidelização desses clientes.
Para essa finalidade, as estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes são criadas.
Para acertar e obter bons resultados, é preciso atentar-se a algumas etapas do processo de marketing, que se dividem na análise das oportunidades de mercado, definição da estratégia, planejamento das ações e gestão dos esforços de marketing.
O conceito de 4 P do marketing
O professor Jerome McCarthy criou em 1960 o conceito de 4P, também conhecido como “Mix de Marketing”. Ele deve ser orientado para o produto e não para o consumidor.
Portanto, se deve criar uma solução em forma de produto e oferecer no mercado para quem possa se interessar pelo benefício.
Nessa linha de raciocínio que define produto, preço, promoção e praça, é necessário criar para conquistar o mercado.
Se tratando do Produto, nos referimos aos benefícios, diferenciais, nome, embalagem, e utilização.
Já em Preço, temos o custo, valor percebido, valor oferecido, preço atual e competitividade. O que leva a Promoção, que é propaganda, publicidade, vendas diretas, relações públicas e o boca a boca.
Por fim, se tem a Praça, que é referente a distribuição, canais de atendimento, pesquisas e time de vendas.
Onde aplicar esses conceitos
Imagine o cliente procurando informações sobre manutenção turbina diesel, sendo você atuante na área de marketing, você deve direcionar o cliente em sua pesquisa.
Isto, para que ele encontre os locais onde poderá encontrar esse tipo de serviço, quais os valores oferecidos no mercado, os diferenciais que cada empresa oferece.
Além de se o cliente pode contar com uma equipe de vendas e também canais de atendimento para solucionar possíveis dúvidas e questionamentos.
Existem diversos exemplos das reais necessidades dos clientes, que podem mostrar a você como esse desejo emocional pelo produto está sendo desenhado de uma forma harmoniosa e concreta pelo seu marketing.
A procura de serviços para os animais de estimação está em alta no mercado atual. Não só com relação a alimentação, presentinhos, utensílios para o conforto deles, mas também com relação a saúde.
Portanto, o hospital veterinário do câncer tem sido uma busca frequente daqueles que estão com seus animais com problemas dessa natureza.
Quando o cliente está em busca de informações a este respeito, ele não só espera encontrar um preço competitivo, como quer encontrar também um local perto e de fácil acesso.
No qual, seu animal possa ter o maior número de benefícios caso esteja com o problema, e com a estratégia de marketing, se pode conseguir fidelizar o cliente na instituição que ele encontrar, baseado nos diferenciais oferecidos, por exemplo.
Se a estratégia de marketing se inicia desde a identificação do perfil do consumidor até o modo de como vai promover uma ação para vender mais o seu produto.
Portanto, é necessário que você agregue informações sobre o produto, o preço, as promoções oferecidas e a praça (o local) onde será encontrado o produto desejado, que são os 4P falados anteriormente.
Um dos focos principais do marketing é conseguir a satisfação do cliente. Ele precisa sentir suas necessidades supridas e conseguindo isso, mais e mais o cliente se torna fiel a empresa que ele encontrar.
Com a agitação do dia a dia, o serviço executivo transporte tem sido uma opção para clientes que trabalham no segmento de transportes, seja para excursões, eventos e até mesmo locomoção de executivos.
Nesse caso, o foco será para a venda de serviços, implicando diretamente no relacionamento entre prestador e cliente. A venda consiste em uma promessa de entrega de serviço, isso tem o desafio de manter os padrões de atendimento.
O marketing de serviços tem como função identificar, medir e quantificar o potencial de obtenção de lucro.
Ele indica quais são os meios para explorar, despertar e satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo.
Nesse caso, é preciso destacar, agregar e entregar valores às pessoas, para que o produto ou a empresa seja diferente dos concorrentes.
O público-alvo procura por alinhamento e balanceamento perto de mim. Nesse caso de marketing de serviços, envolverá métodos para divulgar quais as vantagens e quais os impactos que uma oferta desse serviço causa na vida do cliente.
Além de utilizar táticas de comunicação baseadas no seu relacionamento com o público-alvo, poderá publicar conteúdos informativos, enviar, também, comunicações por SMS e veicular (transmitir) propagandas em mídias de massa.
Além dos 4 P do marketing tradicional, é possível contar com mais três métodos, sendo eles o Processos, que é a padronização e fornecimento adequado do serviço.
Partindo para Pessoas, que no caso é a contratação e treinamento de pessoas para satisfação do cliente.
Por fim, o Palpabilidade, que são recursos visuais, auditivos, vídeos e depoimentos, antes e depois.
No exemplo de produção musical música eletrônica, é uma prestação de serviços, também. A diferença é que no marketing musical o produto ou serviço prestado é a música e os consumidores são os fãs do artista.
Os objetivos do marketing musical:
- Divulgar a carreira musical do artista para encontrar o público;
- Acompanhar e gerenciar o crescimento dessa carreira;
- Ajudar na comunicação do músico com o público;
- Pensar no futuro dessa carreira musical;
- Criar a identidade musical para o artista;
- Encontrar soluções para que o músico consiga gerar mais renda.
Sendo assim, para atrair clientes para móveis de luxo para sala é necessário ir além e utilizar-se da internet, aumentando sua audiência, trata-se aqui, de marketing digital.
Ter um site para postar fotos e vídeos em redes sociais, fazer lives e stories é apenas uma parte. Para isso, deverá ter um bom plano de marketing digital e realizar ações em diferentes frentes, para alcançar o sucesso desejado.
Sendo preciso conhecer a jornada de compra da pessoa, até que ela se torne seu cliente.
Nessa jornada é possível usar o seu site como uma fonte para captar clientes e isso inclui um portfólio digital, que é uma carteira de informações a respeito do produto.
Além de um showroom digital que é uma sala de apresentação do produto para tornar os móveis de luxo mais lucrativos.
Sendo assim, deverá atrair o cliente identificando marcas de preferência e as mais consumidas, quais os sonhos e crenças, as necessidades em querer adquirir o produto, quais as soluções que o tipo da marca oferece.
Mapeamento realizado nessa área
Para tudo isso, outro ponto importante é o mapeamento do cliente-alvo. Ele definirá os produtos ou linhas de produto que atenderão ao cliente e esses produtos deverão resolver totalmente ou em parte as necessidades e deverá oferecer uma boa proposta de valor.
Alinhando assim, a relação produto x cliente as perdas serão minimizadas e aumentarão as vendas. É possível enumerar as 10 marcas de móveis de luxo mais desejadas pelo cliente.
Ele precisa admirar a marca desde o primeiro contato no site, onde nele é detalhado o produto, fornecendo boa proposta de valores, criando conteúdos, a fim de atraí-lo e educá-lo.
Isto vai atrair novos clientes nas redes sociais atuais, fazer anúncios nas plataformas disponíveis também. Portanto, coloque os clientes em uma lista de transmissão e envie informações importantes, periodicamente.
Considerações finais
Como uma empresa predial limpeza e prestação de serviços, a excelência exige dedicação, no marketing não é diferente.
A atuação nessa área precisa seguir os processos de fornecimento adequado do serviço, elencando quais os diferenciais oferecidos e um bom preço.
Além do trabalho desenvolvido por profissionais treinados, que vão realizar aquilo que o cliente procura, com técnicas adequadas, trazendo satisfação para ele.
Assim, conquistará mais clientes, fidelizará os que já possui e manterá um relacionamento saudável com todos eles.
Lembrando sempre de acompanhar o antes e o depois da venda ou serviço, procurando saber o impacto dos recursos visuais e auditivos no cliente, quando ele receber informações por meio dos vídeos e depoimentos, como se aplica a empresas de içamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.