Um Microempreendedor Individual tem muitas obrigações a cumprir e ele precisa estar em dia para evitar sofrer multas e outras punições.
Se você é um MEI e perdeu o prazo, fique tranquilo, nós vamos te explicar o que acontece a partir de agora, iremos te dizer como você pode resolver esse problema.
Não se desespere, nós vamos te ajudar. Leia este artigo até o final e fique por dentro do que é preciso a partir de agora.
O que acontece se não pagar o MEI?
Aproximadamente 1,8 milhões de empreendedores não conseguiram cumprir o prazo e agora estão devendo bilhões.
Se os empreendedores não pagarem as suas dívidas, o nome da sua empresa vai parar na Dívida Ativa da União e consequentemente vão receber multas por isso.
Caso o MEI seja inscrito na Dívida da União, eles serão obrigados a pagar multas pelos gastos do governo com o processo e também poderão ser excluídos do Simples Nacional.
Quando isso acontece, eles enfrentam muitas dificuldades para conseguir crédito, e isso pode fazer com que o Microempreendedor tenha muitos prejuízos no futuro. Mesmo você entendendo isso você pode entrar no gerencia net, pois lá possui diversos tutoriais.
Verifique seus débitos e como regularizar dívidas do MEI
Antes de realizar o pagamento, é importante você conferir se realmente o seu MEI possui dívidas, nós vamos te ensinar como fazer isso, siga os seguintes passos:
- Busque pela página do PGMEI (Programa Gerador de DAS para o MEI);
- Para ter acesso é preciso que você tenha em mãos o certificado digital ou com código de acesso, que você pode conseguir no site do Simples Nacional;
- Após preencher os dados necessários, clique em Consulta Extrato;
- Depois clique na opção Consulta Pendências no Simei;
- Feito isso, você poderá ter a certeza se realmente sua empresa possui algum débito e qual o valor.
- Caso tenha algum débito, é preciso que você emita o DAS para efetuar o pagamento o mais rápido possível, evitando assim que o seu nome vá para Dívida Ativa da União.
Ainda dá para regularizar minha situação?
De acordo com o Fisco, 1,8 milhão de novos empreendedores estão com pendências.
Alguns desses empreendedores terão sua dívida inscrita na Dívida Ativa da União, e sofrerão algumas punições como:
- Pagamento de multas,
- Exclusão do programa,
- Dificuldade para conseguir crédito.
Ainda posso pagar?
Ainda tem um jeito, o período estipulado já passou, mas os débitos ainda não foram encaminhados para a Dívida Ativa, isso leva algum tempo.
O MEI ainda pode emitir o DAS e então efetuar os pagamento das suas dívidas, mas isso precisa ser feito o mais rápido possível.
É fundamental que o MEI faça o pagamento, afinal, se o MEI for excluído do Simples Nacional ele ficará de fora de vários benefícios e sua empresa começará a ter problemas financeiros.
Caso você possua dívidas com o fisco, pode emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional e fazer o pagamento, mas é fundamental fazer isso antes do nome da sua empresa ser inscrito na Dívida Ativa.
MEI: Saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio
Se você busca iniciar como MEI e deseja estar legalizado e em dia com o governo, é necessário um bom planejamento para o desenvolvimento da sua empresa, e podemos ajudar.
Já imaginou poder economizar de R$ 50 a R$ 300 todo o mês com toda burocracia e ainda ficar tranquilo com a certeza de que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta?
Isso é possível, o MEI disponibiliza um curso para aprender tudo em apenas um final de semana.
Se trata de uma alternativa rápida e muito eficaz para você que deseja crescer.
O curso MEI é completo e detalhado com tudo que um micro empreendedor individual precisa saber para nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.