Como o aumento da taxa Selic afeta o mercado financeiro?

Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

E desde o início do ano, a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, vem sendo gradualmente elevada pelo Banco Central, você percebeu isso? Mas por que isso afeta pessoas físicas ou mesmo uma empresa de impermeabilização? 

Esse movimento é uma tentativa do Banco Central de conter a inflação, que vem apresentando um aumento significativo nos últimos meses. Deixa de saber desses detalhes fará com que perca investimentos e, consequentemente, anule tudo aquilo que deseja no futuro (quem sabe uma aposentadoria mais tranquila). Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

O que é a Selic e como o seu aumento afeta o mercado financeiro?

A Selic é a taxa que o Banco Central usa para controlar a oferta de dinheiro na economia. Quando ela está baixa, os juros para empréstimos e financiamentos são menores, o que estimula o consumo e mexe, positivamente, com a economia. 

Em contrapartida, quando está alta, isso desestimula as compras. Com o aumento da Selic, os investimentos que têm como referência a taxa básica de juros, como os títulos públicos do Tesouro Direto e as aplicações em renda fixa, passam a render mais. 

Ou seja, esses investimentos se tornam mais atrativos, sendo uma opção para quem busca uma rentabilidade maior. Por outro lado, haverá um impacto negativo no mercado de ações, como se colocassem um pedestal de sinalização para alertar os investidores. 

Isso ocorre porque as empresas que precisam de financiamento para investir em seus negócios e expandir suas operações têm um custo maior. Além disso, quando esse episódio se segue, é correto dizer que haverá diminuição da confiança dos investidores na economia, afetando o desempenho das empresas na Bolsa de Valores.

Outro efeito que pode ser observado com o aumento da Selic é a valorização do dólar. Já que, com juros mais altos, os investidores estrangeiros passam a ter mais interesse em aplicar em países como o Brasil, o que aumenta a demanda pela moeda local. 

De um lado é bom para quem investe em ativos dolarizados, do outro é péssimo para a economia como um todo, já que, como podem perceber, haverá aumento dos preços de produtos importados.

Quer mais? Então saiba que as dívidas se tornam mais caras e o pagamento das parcelas mais difíceis, o que pode levar a um aumento do endividamento e a uma redução do consumo.

Ou seja, precisamos ter um dinheiro reservado. Assim como é necessário fazer a Blindagem de carros para pessoas de grande exposição, devemos seguir padrões para nos dar segurança nesses casos.

Fique atento aos efeitos da Selic sobre o mercado financeiro e a tomada de decisões de investimento com base nas condições do mercado e no perfil de cada investidor.

Aplicativos que ajudam a verificar a Taxa Selic

Assim como uma empresa de ferragens precisa do aluguel de máquina de solda para seguir entregando suas encomendas, não há como negar que os investidores devem baixar aplicativos que o ajudarão a verificar como está a Taxa Selic.

Pensando nisso, separamos alguns deles. Boa parte são gratuitos e servem tanto para iOS quanto para Android, ou seja, qualquer pessoa com um smartphone pode acessar a loja de apps e baixar. Se ficou curioso, veja quais são agora!

Banco Central do Brasil 

O aplicativo oficial do Banco Central está disponível para Android e iOS e oferece diversas informações econômicas, incluindo a taxa Selic. É possível acompanhar o histórico da taxa e acessar outras informações relevantes para o mercado financeiro.

Ele é um dos mais populares, até porque, milhares de pessoas têm conta por lá. Apesar disso, é um pouco oscilante, dependendo do dia e do número de buscas feitas, mas vale a pena por ser extremamente confiável.

Valor Investe e Infomoney 

O aplicativo do site Valor Investe também disponibiliza informações sobre a taxa Selic, além de outras notícias e análises do mercado financeiro (tudo mostrado com as cotações mais atualizadas do mercado). Ele é um dos mais requisitados em nosso país e é intuitivo e com tamanho para download que caberá em qualquer smartphone.

Já o Infomoney pode ser baixado para Android e iOS e traz notícias, análises e informações sobre a economia e o mercado financeiro, incluindo a taxa Selic. É uma linguagem fácil e assertiva, mesmo para quem não tem costume com nomenclaturas e etc.

MyPush e TC Mover

Ao oferecer alertas personalizados sobre a taxa Selic e outras informações relevantes para investidores, o MyPush consegue ser o mais simples de todos. Com ele, é possível configurar notificações para acompanhar as mudanças na taxa e tomar decisões de investimento mais informadas.

Ao mesmo tempo, o TC Mover também traz notícias e análises do mercado financeiro, além de disponibilizar informações sobre a taxa Selic e outras variáveis econômicas relevantes. É um concorrente a altura, que chegou para ficar.

Share your love