energia

Energia renovável: conheça o que é e quais são os benefícios em 2023

Atualmente, a energia renovável é um tema frequentemente debatido, tanto por sua capacidade de contribuir para a preservação do meio ambiente quanto pelos benefícios econômicos que pode proporcionar.

energia

É comum encontrar os termos “energia sustentável” ou “energia limpa” ao se informar sobre assuntos relacionados à ecologia na internet.

Essa popularidade ocorre em virtude do fato de que esse tipo de energia é produzido a partir de fontes renováveis, as quais geram menos poluentes, contribuindo para uma sociedade e um meio ambiente mais saudáveis.

Esses fatores têm feito com que a energia sustentável ganhe destaque, principalmente quando se leva em consideração que a maioria dos brasileiros considera que os temas relacionados ao meio ambiente devem ganhar maior relevância nos próximos anos.

Com isso, as pessoas estão cada vez mais a procura por reciclagem de materiais que podem ser danosos ao meio ambiente e até mesmo sobre como fazer a reciclagem bateria automotiva ou outros itens.

Mas para aqueles que ainda não compreendem o assunto de energia renovável e os principais benefícios que ela traz, além da preservação do meio ambiente, mas também os recursos econômicos, é fundamental entender o assunto mais a fundo.

Entendendo o que é essa fonte

Energia renovável é aquela obtida a partir de fontes naturais que se regeneram de forma contínua e sustentável ao longo do tempo. Os principais tipos são:

  • Biomassa;
  • Geotérmica;
  • Hidrelétrica;
  • Solar;
  • Energia dos oceanos;
  • Nuclear;
  • Hidrogênio verde;
  • Eólica.

Essas fontes de energia renovável são consideradas limpas, pois não geram resíduos poluentes ou emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O uso de energia renovável é uma alternativa importante para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, que além de serem finitos, têm um grande impacto ambiental e social em sua extração e transporte.

O desenvolvimento de tecnologias para a produção e uso de energia renovável tem sido uma tendência crescente em todo o mundo, visando a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Inclusive, não só o meio ambiente se beneficia dessas fontes renováveis de energia, mas empresas que atuam com produtos de higiene pessoal atacado, por exemplo, também acabam por ter grandes vantagens econômicas.

Quais as classificações das energias renováveis?

Na atualidade, existem inúmeros exemplos de energia sustentável em todo o mundo. Seu número aumentou devido ao aumento da consciência ambiental e à introdução de novas tecnologias.

E como hoje a tecnologia permite que desde uma casa seja completamente energizada por fontes renováveis, bem como empresas de monitoramento 24 horas residencial, as fontes renováveis de energia vem ganhando força. Algumas delas são:

Energia solar

Existem duas maneiras de utilização da energia solar: a fotovoltaica, que converte a radiação solar em energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, e a térmica, que utiliza a energia solar para aquecer a água.

A energia solar, vem sendo empregada em residências ou em usinas termoelétricas por meio da conversão da água em vapor, que movimenta as turbinas responsáveis por acionar os geradores.

Além disso, a energia solar possui baixo custo de manutenção dos seus equipamentos e, assim como a eólica, também causa baixo impacto ao meio ambiente, onde também pode ser usada com um controlador temperatura aquecedor solar piscina tholz.

Energia hidráulica

A energia hidráulica é gerada pela força da água que movimenta as turbinas das usinas hidrelétricas, produzindo eletricidade.

Diferente de outras formas de produção de energia, a utilização da energia hidráulica não polui a água, além de ter uma emissão baixa de gases do efeito estufa.

Energia geotérmica

Usinas geotérmicas utilizam o calor proveniente das camadas profundas da terra para gerar energia elétrica. Esse calor é utilizado para aquecer a água, que se transforma em vapor, movimentando os geradores.

Normalmente, esse tipo de usina é instalado em áreas onde há atividade vulcânica. No entanto, como o Brasil não possui uma atividade vulcânica significativa, essa forma de energia não é utilizada no país.

Energia de biomassa

A produção de energia a partir de biomassa tem sido amplamente utilizada no Brasil como uma fonte alternativa de energia. Nesse tipo de produção, materiais vegetais e derivados são usados como combustível para máquinas.

A produção de etanol e biodiesel, retirados da biomassa de cana-de-açúcar, é um exemplo bem-sucedido dessa prática e é responsável por abastecer grande parte da frota de automóveis no país.

Energia maremotriz

A energia das marés é gerada a partir da movimentação das marés, que é causada pela força gravitacional da lua e do sol.

Essa energia pode ser aproveitada de duas maneiras para gerar eletricidade: pela transformação da energia cinética das correntes marítimas ou pela transformação da energia potencial da diferença de altura entre as marés alta e baixa.

6 benefícios que as energias renováveis possuem

Em essência, o tema da energia renovável busca transmitir a compreensão de que a utilização dessas fontes de energia traz benefícios não apenas para o meio ambiente e a atmosfera, mas também para o desenvolvimento de um país como um todo.

Além disso, até mesmo as empresas do segmento de sistema de alarme residencial via celular, por exemplo, podem se beneficiar do uso de energia mais sustentável. Os principais benefícios são:

Preservação de recursos naturais do ambiente

Como mencionado anteriormente, um dos maiores benefícios da energia renovável é a conservação dos recursos naturais do meio ambiente.

Afinal, muitas fontes de energia são poluentes, também são esgotáveis. Carvão, gás natural e petróleo são exemplos típicos.

Além de ter um baixo impacto ambiental, a energia renovável é limpa e não requer água para funcionar. Isso alivia o fardo dos recursos hídricos que são limitados.

Diminuição da geração de resíduos

Ainda no campo ambiental, a energia renovável não gera resíduos nem libera dióxido de carbono ou gases de efeito estufa.

Isso afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, como resultado, elas podem respirar um ar mais limpo. No caso da energia hidráulica, não há poluição da água.

Os efeitos das fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis são mais prejudiciais à atmosfera e ao bem-estar dos seres vivos.

Redução de uso das matérias-primas

É importante reconhecer que a construção de usinas eólicas e solares requer matérias-primas que afetam o mundo natural.

No entanto, esse fator é contrabalançado pelo fato de que as fontes de energia renováveis ​​são mais benéficas do que as fontes de energia de combustíveis fósseis.

A conclusão foi derivada de um estudo liderado por Edgar Hertwich, professor de energia e engenharia de processos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Para ele, a energia renovável é mais vantajosa do que as usinas a carvão porque a produção de energia eólica e solar não exige que materiais adicionais sejam adicionados à turbina ou painel ao longo de sua vida útil.

Maior número de empregos

Os benefícios das energias renováveis incluem a criação de empregos, especialmente em áreas menos desenvolvidas onde os investimentos são direcionados para a construção de usinas.

Além disso, esses tipos de energia tendem a utilizar mais mão de obra humana do que as indústrias de combustíveis fósseis, que passaram a ser altamente mecanizadas ou, também, os negócios do ramo de pomo giratório removível, por exemplo.

O setor de energia renovável também tem investido constantemente na fabricação de equipamentos e no aperfeiçoamento de tecnologias, o que tem impulsionado a busca por trabalhadores.

Essa percepção é respaldada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), bem como pela observação do atual cenário de construção de usinas geradoras de energia renovável.

Ajuda no desenvolvimento econômico

A energia renovável vem ganhando destaque no mundo todo como uma alternativa mais sustentável e econômica em relação às fontes de energia não renováveis, como o petróleo e o carvão.

Além de ser mais amigável ao meio ambiente, o uso de energias renováveis como a solar, eólica e hidráulica, pode contribuir para o desenvolvimento econômico, gerando empregos em áreas como a construção e manutenção de infraestrutura.

O investimento em tecnologias de energia renovável pode incentivar o surgimento de novas indústrias, como as que produzem gerador de energia silenciado, e a adoção de práticas mais sustentáveis por parte das empresas.

Isso tudo pode contribuir para o crescimento econômico a longo prazo, aumentando assim a possibilidade de novos investimentos em áreas que beneficiem tanto empresas, quanto o meio ambiente.

Possui incentivo governamental

Qualquer pessoa física que instale um sistema fotovoltaico para captação de raios solares em sua residência será beneficiada.

Isso ocorre porque a energia excedente será encaminhada à rede de distribuição pública, gerando créditos ao proprietário da tecnologia.

Além disso, empresários do setor industrial, comercial e hoteleiro que também utilizam painel backdrop personalizado, podem se beneficiar dos incentivos fiscais oferecidos pelos estados brasileiros para empresas que utilizam energia solar fotovoltaica.

Considerações finais

As energias renováveis são parte fundamental dos mais diversos processos que compõem a sociedade, dessa forma, o uso consciente de fontes de energia mais sustentáveis tem crescido muito.

Com isso, os materiais, equipamentos e itens para produzir energia renovável tem diminuído, o que incentiva mais pessoas a buscarem alternativas benéficas para a geração de energia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love