marketing

Tudo que você precisa saber sobre estratégias de marketing

Investir em boas estratégias de marketing é muito importante para posicionar o negócio no mercado de maneira assertiva, conquistar a confiança dos consumidores, ter mais credibilidade e fazer com que o público respeite a marca.

Mas conseguir tudo isso não é tarefa simples porque o mercado está cada vez mais competitivo. Negócios de diferentes tamanhos e segmentos precisam estar presentes nas plataformas digitais, pois só assim vão conseguir espaço.

Quem não sabe trabalhar as estratégias na internet, terá dificuldade para alcançar seus objetivos e metas de maneira satisfatória. Qualquer negócio que queira crescer, precisa adotar boas estratégias de marketing digital.

Isso vai potencializar os resultados e criar uma relação com os clientes, posicionando-se como uma marca forte. Contar com bons profissionais é fundamental nesse processo, afinal, eles precisam de um bom conhecimento para trabalhar as estratégias.

No entanto, antes de contratar esses profissionais ou preparar a equipe de marketing do negócio, primeiro a marca precisa conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Ela precisa saber o que é marketing, qual é a importância de investir nele e conhecer algumas dicas para criar boas estratégias, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Afinal, o que é marketing?

Marketing é uma área que tem como foco gerar valor sobre produtos, serviços e marcas de um negócio, tendo como propósito conquistar e fidelizar clientes.

Trata-se de um conjunto de instituições e processos que ajudam a criar, entregar, comunicar e trocar ofertas de valor para todos os stakeholders do negócio, sendo eles:

  • Consumidores;
  • Clientes;
  • Parceiros;
  • Funcionários;
  • Investidores;
  • Fornecedores;
  • Sociedade em geral.

Isso mostra o quanto o marketing é abrangente e que o foco dessa ciência não é apenas vender, como muitos acreditam.

Quando uma escola de curso de comunicação pessoal investe em marketing, consegue gerar valor e isso é percebido por diferentes públicos em relação ao custo benefício que a organização entrega.

O marketing também é considerado como uma área que identifica, antecipa e satisfaz as necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que ajuda a organização a obter lucro.

Ele se encarrega de identificar necessidades e desejos não preenchidos, além de definir, medir e quantificar o tamanho do mercado em que o negócio atua e seu potencial de lucro.

Faz um estudo completo que mostra quais segmentos a organização consegue servir melhor, além de criar e promover produtos e serviços mais apropriados para eles. Em linhas gerais, marketing é sobre suprir necessidades e gerar lucros ao mesmo tempo.

Isso mostra que ele não deixa de lado o principal propósito das empresas, ou seja, a obtenção de lucro, afinal, as marcas precisam vender e lucrar para que possam sobreviver e continuar competindo no mercado.

Esta é a força motriz para a existência do marketing, mas ele também pode ser adotado por empresas que não querem lucrar, como no caso das ONGs.

Importância de investir em marketing

Uma empresa de comodato de impressora precisa investir em marketing para promover seus produtos e serviços em diferentes plataformas, principalmente no ambiente digital.

Hoje em dia, as organizações divulgam suas soluções nos canais digitais, como site institucional, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outras práticas.

Os canais offline continuam sendo importantes, mas ter presença na internet é inegavelmente crucial para chegar mais longe. Entre os motivos para investir em marketing estão:

  • Conquistar autoridade no mercado;
  • Conhecer melhor os clientes;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Mensurar e controlar ações de marketing.

Quando alguém menciona um produto, por exemplo, esponja de aço, automaticamente as pessoas se lembram de uma marca. Da mesma forma, ao falar sobre lâmina de barbear, outra empresa vem à mente.

Essas marcas ficaram conhecidas por conta de sua autoridade no mercado, e elas conseguiram fazer isso porque souberam investir em marketing.

Uma companhia de switch e patch panel precisa conquistar autoridade em seu nicho de mercado para fechar mais vendas e promover seu próprio crescimento.

Ela também vai conhecer quem é o cliente, algo fundamental para que as estratégias de comunicação sejam mais assertivas, entregando exatamente o que é esperado.

Isso vai chamar a atenção do público interessado, desde que a companhia seja certeira em suas produções, saiba solucionar os problemas das pessoas e tenha credibilidade no mercado.

Investir em marketing é o caminho para alcançar esse aprendizado, principalmente quando isso é feito na internet, uma vez que é possível analisar os resultados de cada ação e entender um pouco mais sobre os desejos do cliente.

A organização também tem a oportunidade de interagir com o público por meio de comentários nas redes sociais, pesquisas de satisfação, enquetes e outros recursos que criam uma relação de proximidade e trazem informações úteis.

Durante muito tempo, o marketing se dedicou a se comunicar com a massa, e no meio de tanta gente encontrar pessoas que se interessassem pelos produtos e serviços.

Porém, depois do marketing digital, um fornecedor de doces para encomenda voltou sua atenção para pessoas que realmente possam se interessar por seus produtos, além de criar um relacionamento com esses consumidores.

Isso mostra que existe a possibilidade de segmentar a comunicação e usar ferramentas digitais facilmente encontradas pelas pessoas certas. Isso é necessário porque a organização vai atrair apenas pessoas realmente interessadas.

Por fim, investir em marketing também permite controlar melhor as ações, o que otimiza os investimentos e evita estratégias que não trazem resultados ou que não estão de acordo com os objetivos da companhia.

Como criar boas estratégias de marketing

Para criar boas estratégias de marketing e colher excelentes resultados, é necessário trabalhar algumas etapas. São elas:

Identificar os objetivos do negócio

A primeira coisa a ser feita é analisar e definir os objetivos do negócio e só então escolher um determinado grupo de objetivos de marketing.

Por exemplo, uma companhia de laudo de insalubridade e LTCAT pode querer aumentar o engajamento com os clientes, vender mais produtos de certo fornecedor ou alcançar um segmento diferente de clientes.

É muito importante direcionar bem os objetivos para que posteriormente seja possível medir os resultados.

Definir os objetivos de marketing

Depois de definir os objetivos gerais do negócio, é necessário focar em metas específicas e necessárias para alcançar propósitos macros. Com boas metas, os colaboradores terão mais motivação, além de ficar mais fácil avaliar o sucesso posteriormente.

Um recurso muito simples para traçar as metas é a metodologia SMART, determina que as metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Além disso, as estratégias gerais também precisam ser práticas e mensuráveis, tendo em mente que dessa forma ela não precisa ser alterada frequentemente ou revisada quando as metas forem alcançadas.

Entretanto, um fabricante de cadeira dobrável articulada pode fazer essa mudança quando o mercado externo mudar, por conta de novos entrantes, mudanças e novidades em tecnologia, entre outros.

Pesquisar o mercado

Fazer uma boa pesquisa de mercado é essencial para elaborar boas estratégias de marketing, por isso o negócio precisa reunir informações gerais, como o tamanho da empresa, nível de crescimento, tendências sociais e características demográficas dos clientes.

Estar sempre atento ao mercado é fundamental para compreender as mudanças que acontecem ao longo do tempo e garantir que a estratégia seja sempre relevante e direcionada.

Criar a persona do negócio

A pesquisa de mercado é muito importante para que a companhia conheça o perfil de seus clientes, além de ser uma forma de identificar as principais necessidades dessas pessoas.

É dessa forma que uma empresa de remoção de resíduos sólidos vai conhecer os padrões de compra do público, por exemplo, onde eles compram o que precisam, como costumam comprar, porque eles compram e assim por diante.

Isso é fundamental para conseguir acompanhar as tendências e gerar oportunidades valiosas para a empresa.

Conhecer os concorrentes

Também é muito importante conhecer os concorrentes do negócio, identificando seus principais produtos, cadeias de suprimentos, preços e estratégias de marketing.

É uma forma de identificar o que diferencia a companhia de seus concorrentes, além de otimizar e melhorar suas vantagens competitivas.

Definir um orçamento

Por fim, para que uma empresa de locação de banheiro de luxo possa investir nas melhores estratégias de marketing, também deve ter um orçamento bem definido, pois isso evita riscos de endividamento.

O marketing é um investimento para o futuro do negócio, portanto, definir o orçamento é fundamental para investir da melhor forma e colher excelentes resultados no futuro.

Considerações finais

O marketing é essencial para que os consumidores possam conhecer as opções em produtos e serviços disponíveis no mercado, podendo encontrar as soluções que desejam, ao mesmo tempo em que as empresas aumentam seus lucros.

É algo extremamente necessário tanto para que os consumidores possam encontrar soluções diversas quanto para que as companhias possam divulgar o que oferecem. Assim, ambos conseguem alcançar o que desejam, tornando o mercado mais positivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love