O e-commerce é uma modalidade de negócios que tem crescido muito nos últimos anos, e isso aconteceu e continua acontecendo por diversas razões. Embora as vendas pela internet já existam há algum tempo, foi em 2020 que tudo mudou.
Devido a todas as mudanças que aconteceram naquele ano, os consumidores passaram a comprar mais pela internet e logo perceberam todas as vantagens de fazer isso.
É uma forma de ter acesso a diversos tipos de produtos e serviços, por um valor mais acessível, fazer compras de maneira segura e receber tudo no conforto do lar.
De olho nessa transformação, empresas de todos os tamanhos e segmentos começaram a desenvolver suas plataformas de vendas, mas quem realmente está aproveitando são os empreendedores que criam as lojas na web.
Qualquer pessoa pode criar um e-commerce e isso é muito vantajoso porque é uma forma de ter o próprio negócio, sem precisar gastar muito e ainda aproveitar para vender para o país todo e até para o exterior.
Mas existe uma grande concorrência lá fora por conta do crescimento das vendas online, assim sendo, é necessário investir em estratégias para divulgar melhor o negócio, e é sobre isso que o artigo vai falar.
5 dicas para destacar a plataforma de vendas
A concorrência no comércio eletrônico é muito grande, no entanto, o espaço de quem sabe se destacar está reservado, e algumas dicas para fazer isso são:
Investir na variedade de produtos
Uma das coisas mais importantes para um e-commerce é oferecer uma grande quantidade de produtos, mais do que isso, é variar as mercadorias disponíveis no canal de vendas.
Pode ser que o canal seja um pouco mais restrito, como no caso de uma loja que vende peças para manutenção de celular Samsung. Neste caso, é compreensível que o negócio se restrinja a atender apenas seu nicho.
Mas supondo que a loja digital venda roupas, neste caso, é possível variar as cores, estilos, tamanhos e até mesmo acrescentar outros tipos de produtos, como sapatos, moda íntima e até mesmo acessórios.
Se a plataforma de vendas contar com diversas opções, terá muito mais facilidade para satisfazer seus clientes, consequentemente, também vai conseguir atrair um público maior.
Para acertar nessa variedade, é recomendável pesquisar informações sobre o público-alvo, ouvir o que essas pessoas gostam de comprar e aí sim ir além e superar as expectativas da audiência.
Variar as formas de pagamento
Um dos fatores que mais fazem os consumidores cancelarem compras nas lojas virtuais é a restrição quanto aos meios de pagamento.
É muito frustrante quando a pessoa está ansiosa para adquirir um produto, mas na hora de pagar, não existe a modalidade que deseja. Quando isso acontece, ela imediatamente procura outra plataforma que aceita a opção.
A verdade é que negócios dos mais variados tipos, como uma oficina funilaria e pintura, precisam aceitar diferentes modalidades de pagamento, como:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto;
- Transferência bancária;
- Pix.
Vale a pena investir em plataformas de pagamento porque elas trazem todas essas opções, permitindo que o cliente escolha aquela que mais se adequa à sua realidade.
Oferecer canais de contato
Outra dica que pode diferenciar o e-commerce dos concorrentes é disponibilizar diferentes canais de contato dentro do site de vendas.
Além dos meios de comunicação que costumam ser usados, como telefone e e-mail, vale a pena investir em outras possibilidades, como o WhatsApp e chat online,
Eles trazem mais comodidade para quem está acessando o site, para quem está com alguma dúvida, para os clientes e até para quem já comprou e deseja fazer um elogio ou crítica.
Por meio do chat online, a plataforma e-commerce pode atender seus clientes 24 horas por dia, nos sete dias da semana, usando um chatbot.
Criar um blog
Hoje em dia, todo tipo de negócio, como no caso de um fabricante de persiana rolo automática, precisa investir em um blog porque é nessa plataforma que a organização vai publicar conteúdos ricos e relevantes para o público.
Isso é muito importante porque o consumidor moderno gosta de pesquisar todas as informações possíveis sobre um produto ou serviço, antes de comprar.
O blog é uma ferramenta que concentra muitas informações sobre as soluções oferecidas pela marca e é capaz de influenciar de maneira positiva na decisão do cliente. Por essa razão, precisa estar atrelado ao site de vendas.
Investir em imagens de qualidade
Uma imagem bonita, convincente e chamativa é capaz de influenciar qualquer pessoa que esteja visitando o canal de vendas.
É compreensível que plataformas que estejam começando agora não possam pagar um fotógrafo profissional para seus produtos, mesmo assim, é possível ter boas imagens com o celular em um programa de edição.
Supondo que o proprietário do site de vendas queira fotografar malha pop para calçada, pode consultar alguns tutoriais na internet que ensinam a fotografar e a obter ótimos resultados.
Como investir em um e-commerce?
Além das dicas anteriores que ajudam a plataforma de vendas a se destacar, também existem outras práticas que vão fazê-la crescer ainda mais. Para isso, é necessário investir no e-commerce e algumas dicas são:
Investir em site responsivo
Hoje em dia, as pessoas acessam a internet pelos dispositivos móveis, como celular e tablet, ou seja, ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para ligar o computador e fazer o que precisa.
Mas aqueles sites que foram criados antes desses aparelhos não são apropriados para esse tipo de acesso, por isso, quando a pessoa entra em um site que ainda não passou por algumas mudanças, tem uma experiência negativa.
Os elementos ficam bagunçados, a página demora para carregar e é praticamente impossível navegar. Além do mais, sites antigos não aparecem bem posicionados nos resultados de pesquisa.
Quando o usuário procura alguma coisa, por exemplo, forro de gesso liso com tabica, vai encontrar entre os primeiros resultados aqueles conteúdos que estão presentes em um canal responsivo.
Sites responsivos conseguem se ajustar a qualquer tamanho de tela e podem ser perfeitamente acessados por meio de qualquer dispositivo, tanto um computador, quanto um notebook, celular, entre outros.
Os elementos ficam bem organizados, as imagens são otimizadas para o tamanho da tela, as páginas carregam rapidamente e o visitante tem uma ótima experiência.
Tendo em mente que as vendas por meio de dispositivos móveis também cresceram muito, nada melhor do que investir em design responsivo para não perder nenhuma oportunidade.
Usar as redes sociais
As redes sociais se tornaram imprescindíveis para qualquer empresa nos dias de hoje, mas devem fazer parte absoluta de uma plataforma e-commerce, afinal, esse tipo de negócio depende dos canais digitais para sobreviver.
Assim como no caso de uma lavanderia EPI, uma loja virtual vai conseguir se aproximar mais de seu público, elevar o conhecimento das pessoas sobre sua marca, estreitar o relacionamento com as pessoas e interagir com elas.
Mas a empresa não deve criar um perfil em cada rede social, na verdade, deve apenas escolher os canais compatíveis com as características de seu público. Por isso é fundamental saber quem é a persona do negócio.
Fazer marketing com influenciadores
Outra coisa muito interessante e que traz ótimos resultados é fazer parcerias com os influenciadores digitais. São pessoas comuns que possuem um grande número de seguidores e que influenciam o comportamento e a decisão de seu público.
Negócios dos mais variados segmentos, como um fabricante de válvula esfera 2 polegadas, pode fazer marketing de influência com parceiros que possuem um público muito semelhante ao da marca.
Para trabalhar com essa estratégia, o e-commerce precisa investigar quem são os influenciadores mais alinhados com seu negócio e que podem firmar uma parceria.
Personalizar o site
O site é o canal mais importante para o e-commerce, tendo em vista que é por meio dessa plataforma que ele vai vender seus produtos. Com base nisso, é essencial que o site seja bem planejado e personalizado.
Contratar uma empresa para entregar panfletos e divulgar a plataforma é uma excelente estratégia, mas quando o usuário finalmente acessa o canal, precisa encontrar um ambiente agradável, simples e intuitivo.
Só assim os consumidores poderão fazer as compras facilmente e encontrar os produtos que estão procurando.
Considerações finais
Vender pela internet é uma excelente modalidade de investimento para quem quer ter o próprio negócio, mas a plataforma e-commerce precisa ser muito bem planejada e contar com estratégias que vão destacá-la na internet.
A concorrência é grande, mas tem espaço para todo mundo, principalmente para quem sabe trabalhar com as melhores práticas de marketing e vendas, atraindo o público certo, com estratégias praticamente irresistíveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.