Atrair potenciais clientes é necessário para empresas que querem se manter competitivas e vender. O maior desafio que as marcas enfrentam hoje é desenvolver estratégias que ajudem a atrair um lead e transformá-lo em cliente, que são os compradores em potencial.
Para que uma marca realmente interesse os consumidores, vários aspectos precisam ser considerados, desde a estratégia de marketing até a precificação de produtos e serviços.
Para atrair potenciais consumidores, é necessário entender o comportamento do público-alvo, as preferências do cliente, criar personas, para então desenvolver campanhas de marketing com base nas características dessas pessoas.
A maior diferença do marketing digital é a capacidade de atrair o público certo, mas isso porque as estratégias são direcionadas, ou seja, são desenhadas com base nas informações que a empresa tem sobre os consumidores.
Eles se identificam com o conteúdo e as atividades e naturalmente se interessam pela organização. Foi nesse momento que ela conseguiu gerar leads e começar a se conectar com pessoas que um dia se tornaram clientes.
Para aprofundar mais o assunto, este artigo vai abordar o conceito de leads, sua importância para os negócios, como o marketing digital facilita a aquisição de leads e como preparar uma empresa para recebê-los.
Afinal, o que são leads?
Leads são clientes em potencial que representam uma oportunidade de negócio porque demonstraram interesse em uma empresa de alguma forma.
Por exemplo, um usuário que visita o site de uma empresa e baixa material em troca de informações como nome e e-mail é considerado um lead.
Quando isso ocorre, a marca pode se aproximar desse indivíduo e estabelecer uma conexão com ele, assumindo o papel de nutrir o processo de venda até que ele esteja pronto para comprar.
Os leads de uma empresa que faz locação de som e iluminação são usuários ao alcance da organização, independentemente do canal pelo qual estejam conectados.
Esse conceito ficou mais aparente depois que o Inbound Marketing começou a se desenvolver. Através dela, ao invés da empresa ir atrás dos clientes, são eles que chegam até ela naturalmente através de uma estratégia de atração.
No entanto, a maioria dos consumidores que está conhecendo uma marca não está pronta para adquirir seus produtos ou serviços, e muitos nem sequer têm o perfil de cliente ideal.
É exatamente por isso que eles precisam passar pelo processo de amadurecimento que acontece no funil de vendas. Durante o processo de compra, as empresas descobrem oportunidades reais de vendas.
A força de vendas e a equipe de marketing de uma empresa de embalagem para brownie personalizada mantiveram contato com essas pessoas, enviando-lhes conteúdo para esclarecer suas dúvidas até que estivessem prontas para comprar.
Mas, para isso funcionar, é preciso que as empresas entendam a importância de buscar leads qualificados e que de fato se interessem pelo que está sendo comercializado.
O que é e como identificar um lead qualificado?
Seja por meio do marketing digital ou tradicional, alcançar seu público ideal com um evento nem sempre é a tarefa mais fácil. O desalinhamento de interesses pode ser desgastante para ambas as partes.
Portanto, uma recomendação de estratégia de negócios para empresas que se concentram na prestação de serviços de controle de acesso físico é ter uma força de vendas dedicada a lidar com pessoas interessadas no produto e com potencial para comprá-lo.
Deve-se analisar a quantidade de leads qualificados em marketing digital, vale ressaltar que esses indivíduos são aqueles que participaram de alguma forma de promoções digitais, como anúncios, e-mails e formulários no site.
Ao interagir com o mecanismo para manter o atendimento, os potenciais clientes, além de indicarem um possível interesse de compra, compartilham dados de contato para que as equipes comerciais possam se qualificar e entender a viabilidade das negociações.
No entanto, para conseguir gerar potenciais clientes e verificar uma possibilidade válida de fechar um negócio, uma empresa deve ser atraente o suficiente para gerar interesse público.
O marketing digital é o método mais econômico e pode ser empregado por empresas de diferentes portes e especialidades na busca de novos clientes, inclusive para controlador de acesso externo.
A relevância do lead para as empresas
Leads são considerados importantes para as empresas porque indicam oportunidades de vendas no funil de conversão. Eles representam pessoas que mostraram algum tipo de interesse na oferta da marca e no que ela tem a oferecer.
Não é suficiente apenas verificar a quantidade de leads, é fundamental também avaliar a qualidade desses contatos, o que torna necessário a definição da persona e a qualificação dos potenciais clientes.
O consumidor moderno possui amplo acesso à informação, e é por isso que o Inbound Marketing é eficaz na atração de pessoas, permitindo que as empresas participem do processo de aprendizado delas.
Desse modo, a captura de leads é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, assim como nutri-los Se a fase de aquisição de uma empresa que realiza propaganda de som for bem conduzida, a equipe de vendas terá muito mais facilidade para fechar vendas.
Ademais, quanto mais leads a empresa capturar, maiores serão as chances de fechar uma venda. Para promover um produto com sucesso, é preciso ter clientes que serão abordados pelos vendedores, portanto, quanto maior o número de leads, maior o volume de vendas.
Quais as vantagens de um negócio gerar leads?
A vantagem principal da geração de leads está na possibilidade de compra potencial, por isso, até mesmo as empresas que utilizam totens promocionais podem ter sucesso com campanhas bem feitas.
Quando se anuncia em plataformas de publicidade, como o Google Ads, é possível realizar campanhas segmentadas. No entanto, a recepção da informação não é solicitada pelo usuário, o que pode causar desconforto.
Em contrapartida, um lead demonstra confiança na empresa. Com um trabalho de marketing bem realizado, é possível estabelecer uma relação duradoura e aumentar a base de clientes à medida que o negócio cresce.
Como realizar o gerenciamento de leads?
Ter uma grande quantidade de prospects não é suficiente para a realização de muitas vendas. É crucial personalizar e direcionar o conteúdo de maneira apropriada, além de administrar o caminho percorrido por cada lead para aumentar a efetividade nas vendas.
Cada lead representa uma possibilidade de negócio para a empresa, e uma boa gestão desses contatos é crucial para transformá-los em clientes efetivos e, para isso, uma empresa de bloqueador veicular via celular pode algumas estratégias que são:
- Estudar o público que chega até o negócio;
- Qualificação dos prospectos;
- Desenvolvimento de material relevante;
- Fazer a seleção de consumidores mais prováveis.
Aumentar o número de visitantes pode levar a um crescimento da empresa, mas a incapacidade de convertê-los em leads e gerenciá-los adequadamente pode prejudicar as chances de realização de vendas. E para facilitar, as etapas serão detalhadas a seguir.
Estudar o público que chega até o negócio
Para administrar leads de forma eficaz, é primordial conhecer os leads em questão. Isso pode ser feito por meio de informações relevantes, como o histórico de consumo de materiais, as informações fornecidas, o perfil do visitante, entre outros aspectos.
Para coletar essas informações, é recomendável que, por exemplo, os fabricantes de adesivo vazado personalizado utilizem ferramentas de gestão eficazes.
Qualificação dos prospectos
É essencial estabelecer uma classificação de leads para determinar a qualidade deles, pois o número de visitantes que oferecem seus dados nem sempre se traduz em oportunidades comerciais viáveis.
O processo de classificação permite identificar quais leads têm maior potencial de compra e priorizá-los para o time comercial. Além disso, é necessário monitorar e avaliar os leads continuamente para mantê-los atualizados e relevantes para a empresa.
Desenvolvimento de material relevante
O processo de nutrição de leads envolve fornecer informações adequadas e relevantes aos prospectos. A partir da classificação dos leads, o conteúdo é ajustado para atender aos interesses específicos de cada um.
O objetivo é oferecer informações cada vez mais esclarecedoras ao longo do processo, a fim de esclarecer dúvidas e convencer o prospect a fechar negócio de forma natural.
Através do processo de nutrição, o prospect pode aumentar seu conhecimento e identificar necessidades, além de compreender como a empresa pode ajudá-lo.
Fazer a seleção de consumidores mais prováveis
A etapa de qualificação e nutrição de leads deve ser seguida pela equipe de vendas, que pode trabalhar com eficiência com base no conhecimento aprofundado sobre os possíveis clientes.
Dessa forma, é possível identificar leads com maiores chances de realizar uma compra e aumentar a produtividade e lucratividade da empresa.
É importante reavaliar constantemente o processo e ajustar as estratégias para alcançar resultados cada vez melhores.
Considerações finais
Dedicar recursos às estratégias comerciais e implementar melhorias é fundamental para manter a saúde financeira das empresas, pois o comércio tem dificultado cada vez mais a venda.
Com isso, ter as estratégias corretas de qualificação que levam a decisões mais rápidas tem um efeito positivo no negócio, fica mais tudo dinâmico e é justamente isso que a captação, qualificação e nutrição de leads fazem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.