realidade aumentada

Afinal, o que é realidade aumentada? em 2023

A realidade aumentada é mais um recurso tecnológico que futuramente vai assumir papéis importantes na vida das pessoas, inclusive daquelas que não permanecem conectadas o tempo todo.

realidade aumentada

O fato é que o mundo virtual e a tecnologia estão se expandindo constantemente e rapidamente, tanto é que, às vezes, chega a ser difícil acompanhar todas essas mudanças.

Uma das maiores novidades é a realidade aumentada, e muito se ouve falar sobre ela, no entanto, as pessoas se perguntam o que de fato é essa tecnologia, o que ela está trazendo para o mundo e de que maneira pode ser aplicada.

Em pouco tempo, a tendência é que faça parte da sociedade como um todo, o que inclui as pessoas, as empresas e os governos, mas antes que ela chegue, é muito importante compreender um pouco mais sobre o assunto.

As organizações já estão de olho nesse recurso tecnológico e sabem que podem aproveitá-lo para melhorar seus processos internos, a comunicação com o público, entre outros aspectos fundamentais.

Para entender um pouco mais sobre o tema, este artigo vai apresentar o conceito de realidade aumentada, mostrar como esse tipo de tecnologia pode ser utilizada e alguns tipos práticos.

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada nada mais é do que uma tecnologia que permite sobrepor elementos e objetos digitais no ambiente real. Por meio dela, é possível aumentar a percepção de realidade, adicionando elementos.

Anos atrás, o aplicativo Pokémon GO se tornou uma febre e é um bom exemplo do que a realidade aumentada pode fazer. Outro exemplo são os filtros do Instagram, que adicionam ao mundo real, elementos que na verdade não existem.

Muitas empresas, como um fabricante de grelha flexível, já podem aproveitar esse recurso que surgiu a partir do QR Code, um dos primeiros usos de elementos digitais no mundo físico.

No entanto, também existe muita confusão entre realidade aumentada e realidade virtual, mas elas não significam a mesma coisa.

A realidade virtual é algo imersivo, trazendo para os usuários uma experiência visual e sensorial em um ambiente totalmente criado por projeções gráficas. Ele utiliza alguns acessórios para a imersão, como no caso de capacetes e óculos.

Para o outro lado, a realidade aumentada não é totalmente digital, mas uma tecnologia que consegue se integrar ao mundo real e físico, tornando-o mais interativo.

Como falado anteriormente, um dos principais usos da realidade aumentada está nos filtros do Instagram e do Snapchat, assim como no caso de alguns jogos, como o Pokémon GO.

Seu funcionamento combina um software com algoritmos que conseguem extrair informações de imagens digitais em tempo real, compreendendo o mundo físico e combinando elementos virtuais e reais.

Uma companhia de injeção eletrônica pode usar a realidade aumentada em QR codes para que os clientes façam pagamentos, entre outras possibilidades.

Onde a tecnologia é usada?

A tecnologia aumentada pode ser usada de várias formas e está beneficiando o mercado com sua transformação digital. Alguns tipos de uso são:

  • Turismo;
  • Móveis e decoração;
  • Roupas e calçados;
  • Supermercados;
  • Museus;
  • Setor imobiliário.

No setor de turismo, a realidade aumentada é muito utilizada em lugares históricos. Por exemplo, no muro de Berlim, o visitante pode acionar o aplicativo que vai contar histórias e mostrar vídeos sobre o local.

É possível assistir a vídeos sobre a queda do muro enquanto o visitante está no próprio local. Esse uso pode ser feito em qualquer lugar histórico e valoriza ainda mais o turismo.

O setor de móveis e decoração também está aproveitando a aplicação de realidade aumentada para que os clientes possam ver peças em seus ambientes, antes mesmo de comprá-las.

O usuário só precisa de um aplicativo que vai simular uma mobília, por exemplo, um sofá, para que a pessoa possa ver como vai ficar e assim decidir se compra ou não.

Até mesmo fabricantes de tinta adotaram a ideia para que os clientes possam verificar a cor na parede do cômodo que pretendem pintar. É uma ação que aumenta as vendas, principalmente pela internet, e reduz os índices de insatisfação.

Assim como um fabricante de produto para limpeza de piso industrial, o setor de roupas e calçados também pode aderir à realidade aumentada para criar uma vitrine virtual que traz mais realismo para a experiência do comprador.

Existem muitas lojas de roupas que já utilizam o recurso e conseguem melhorar consideravelmente a experiência do cliente.

A realidade aumentada também traz mais informações sobre os produtos de um supermercado.

É uma oportunidade para que os varejistas possam criar promoções e campanhas específicas além de trazer mudanças na disposição dos produtos nas prateleiras.

Os museus também aderiram a essa tendência, assim como o setor de turismo, melhorando ainda mais a experiência dos visitantes.

É possível criar vídeos, imagens e trazer informações complementares que agregam e enriquecem a visita. Até mesmo um jukebox bar pode usar um QR Code para que o cliente escolha as músicas que quer tocar diretamente pelo celular.

Porém, como nem sempre o museu consegue explicar todos os detalhes sobre as peças expostas, a realidade aumentada consegue levar todas as informações complementares para os visitantes.

Por fim, outra aplicação muito comum dessa tecnologia é no setor imobiliário. Por exemplo, um apartamento vazio pode ganhar vida durante uma visita, transformando seus espaços.

Isso traz uma visão muito melhor para os clientes que pretendem comprar ou alugar o imóvel. Mas além de saber como e onde a tecnologia é usada, é interessante conhecer alguns tipos práticos.

Tipos práticos da realidade aumentada

Existem tipos diferentes de realidade aumentada que podem ser usados por uma empresa de locação de salas por hora para profissionais da saúde e muitos outros estabelecimentos. São eles:

Realidade aumentada baseada em marcador

Esse tipo também é conhecido como reconhecimento de imagem porque precisa de um objeto e uma câmera para digitar, usá-lo e identificá-lo.

Qualquer coisa pode passar pelo processo, como um QR Code, uma imagem, uma sinalização, um gráfico e assim por diante.

Em alguns casos, a realidade aumentada pode calcular a posição e orientação do marcador para posicionar o conteúdo, e depois de fazer a identificação inicial, transmite as imagens digitais para os usuários, possibilitando até mesmo imagens 3D.

Realidade aumentada baseada em localização

A localização de equipamentos de realidade aumentada pode ser verificada por meio da utilização de sinal de GPS, acelerômetro, giroscópio ou bússola.

A conjunção desses dados vai determinar o conteúdo que se encontra em determinada área. Por exemplo, ao posicionar o celular em uma rua, o aplicativo mostra se existem hotéis e até mesmo empresas como um fabricante de babador descartável dentista.

É uma boa opção para quem está visitando outra cidade ou outro país e gostaria de encontrar um lugar para almoçar, um museu, uma loja de suvenires, entre outras.

Realidade aumentada baseada em projeção

Os objetos de realidade aumentada se tornam visíveis por meio da projeção de uma luz sintética em superfícies físicas, permitindo, em alguns casos, a interação entre o usuário e o objeto.

É um conceito que corresponde aos hologramas muito presentes em filmes de ficção científica e que já se popularizaram.

Realidade aumentada baseada em sobreposição

Nesse tipo, a vista original é substituída pela tecnologia, por meio da inclusão de objetos virtuais, tanto de forma total quanto parcial.

Por exemplo, uma pessoa pode fotografar um equipamento de Aquecedor Ariston e saber um pouco mais sobre seus dados, como dimensões e volumetria, sendo algo muito importante para reconhecer o conceito.

Um dos maiores exemplos disso são os já citados aplicativos em que os clientes podem visualizar móveis no ambiente que desejam decorar para saber como ficariam essas peças, caso as comprem.

Importância para as empresas

A realidade aumentada é benéfica tanto para as pessoas quanto para as empresas, mas no caso das organizações, é uma forma de melhorar a interação com o público, além das vantagens para a experiência do cliente.

Além disso, é fundamental dizer que as estratégias de marketing que envolvem essa tecnologia são muito mais engajadoras. Para uma empresa que presta serviços de hidráulica e elétrica, é uma forma de melhorar a imagem de sua marca.

Isso acontece porque essas ações sempre têm repercussão positiva na mídia, despertando nos consumidores a curiosidade e a vontade de testá-las.

Considerações finais

A tecnologia evolui rapidamente no mundo todo e traz muitas facilidades e vantagens para as pessoas e para a sociedade como um todo.

A realidade aumentada é um dos maiores exemplos disso que pode ser usada tanto para entretenimento, quanto nas estratégias de marketing, em processos de pagamento, entre outras possibilidades.

Investir nesse recurso é um passo muito necessário para qualquer negócio que queira crescer e mostrar para os consumidores que acompanha as tendências tecnológicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love