Os dados são considerados o novo petróleo e, assim como o precioso recurso natural, devem ser protegidos. A segurança de dados é a área da tecnologia da informação que se dedica à proteção dos dados contra ameaças internas e externas.
As empresas investem cada vez mais em segurança de dados, pois os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e podem causar danos irreparáveis às organizações. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas brasileiras também precisam se adequar às novas regras para evitar multas pesadas.
Neste conteúdo, abordemos os principais motivos pelos quais a segurança de dados é tão importante para as empresas.
Pilares da segurança de dados
Para ajudar as organizações a se manterem seguras e cumprirem as regulamentações, o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade estipulou cinco pilares da segurança de dados, são eles: identificação dos riscos, classificação de dados, gerenciamento de riscos, contenção de riscos e monitoramento.
Os riscos de segurança dos dados podem vir de várias fontes, como hackers e vírus. A identificação dos riscos estabelece a necessidade de as empresas identificarem as ameaças potenciais aos seus dados, como as informações de quem contratou o aluguel de máquina de solda ou seus dados bancários, por exemplo.
A classificação de dados detalha a importância de classificar os dados para avaliar quais são os mais importantes para serem protegidos. Em seguida, a organização deve desenvolver procedimentos de gerenciamento de riscos, pois é necessário conhecer as vulnerabilidades e estabelecer medidas para proteger os dados.
A contenção de riscos difere da gestão de riscos, pois é o processo pelo qual o setor de cibersegurança coloca em prática as medidas de segurança adotadas, como criptografia, autenticação de dois fatores e auditorias que auxiliam na identificação de acessos não autorizados.
Por fim, o monitoramento de dados e sistemas é uma das mais importantes etapas do ciclo de segurança, pois abrange todas as áreas, como backups, análise de log, acompanhamento de contas e controle de incidentes de segurança.
Considerar e seguir os cinco pilares é como realizar a manutenção de uma grama sintética, por exemplo. Ambos resultam em usuários mais felizes e precisam que o responsável siga passos pré-definidos para garantir a maior qualidade possível.
Eles são essenciais para o cuidado com as informações de uma empresa. Cada empresa deve adotar uma abordagem de segurança de dados que funcione para ela, enquanto segue diretrizes gerais de proteção de dados.
Consequências da falta de segurança de dados
Com os desenvolvimentos tecnológicos dos últimos anos, ficou cada vez mais importante proteger as informações confidenciais e pessoais armazenadas digitalmente. A falta de segurança dos dados podem ter consequências catastróficas para qualquer empresa, principalmente no setor de e-commerce.
Por exemplo, uma empresa de vareta de solda prata pode sofrer um grande dano financeiro se os dados dos clientes forem invadidos. Além disso, a marca também enfrentará problemas de reputação ao perder a confiança dos clientes. Um vazamento de dados também pode resultar em multas, advertências ou até mesmo processos judiciais.
Os hackers conseguem acessar dados confidenciais quando os sistemas de segurança não estão a altura. Por isso, é importante que todas as empresas invistam em boas práticas de segurança de dados e foquem em polir os seus sistemas como se estivessem usando um disco abrasivo virtual.
Como melhorar a segurança de dados da sua empresa?
A segurança de dados é uma preocupação crescente para todas as empresas, não importa o tamanho ou setor em que operam. Todas as empresas têm dados confidenciais de clientes, informações financeiras e outras informações que precisam ser protegidas.
Qualquer vazamento de dados pode resultar em multas, perdas financeiras e, em última análise, arruinar a reputação da sua empresa. Por isso, é importante que as empresas tomem as medidas necessárias para garantir a segurança de seus dados.
Há diversos métodos que podem ser adotados para melhorar a segurança dos dados da sua empresa. Por exemplo, crie políticas de segurança claras e comunique-as a todos os funcionários. Isso reduz o risco de vazamentos de dados gerados por erros humanos.
Além disso, você também pode reforçar a segurança por meio da implementação de uma solução de segurança que proteja sua rede, como um firewall. Finalmente, é importante ter uma infraestrutura de segurança de dados robusta, com medidas para detectar e responder a incidentes.
Uma solução específica para melhorar a segurança dos dados da sua empresa é a implementação de soluções de segurança modernas e de última geração. Isso inclui a definição de autenticação de duas etapas para serviços internos, o uso de VPNs, criptografia e outras soluções.
Se a sua empresa instalar uma infraestrutura de segurança robusta e atualizada, pode reduzir significativamente os riscos de vazamento de dados. Por fim, investir em soluções de segurança é uma ótima maneira de proteger suas informações e garantir a tranquilidade dos usuários.