Transformação digital

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo pelo qual as empresas passam para implementar tecnologias digitais, capazes de solucionar problemas como quedas no desempenho, eficácia, agilidade e produtividade.

Mas para que a transformação digital realmente aconteça, é necessário investir em uma mudança estrutural dentro da organização. O fato é que esse assunto está em pauta nos últimos anos e ganha a atenção de empreendedores e gestores no mundo todo.

Algumas pessoas acreditam que a transformação digital não passa de um esforço da tecnologia da informação para melhorar a experiência do cliente, entre muitas outras ideias e definições.

Mas a verdade é que a transformação digital é um conceito presente, portanto as organizações não devem esperar para implementá-la no futuro. Além de ser algo para o presente, a tendência é que continue se desenvolvendo.

Por essa razão, é fundamental entender o que significa a transformação digital para poder aplicá-la do jeito certo dentro do empreendimento. Só assim a companhia vai poder aproveitar todo o potencial que os recursos trazem.

Para ajudar os negócios a passarem por essa transição, o artigo vai mostrar o que é transformação digital, por que ela é tão importante e dar algumas dicas para implementá-la.

O que é transformação digital?

Para entender o conceito de transformação digital, é necessário contextualizá-la com a história, pois assim fica mais fácil compreender o que acontece dentro dos negócios.

Empresas que se formaram antes do surgimento da internet passaram por muitas mudanças, visto que muitas regras que faziam parte dos processos internos e do Progresso da corporação deixaram de existir.

Mas a mudança foi plenamente possível e a maioria das empresas conseguiu se transformar e se manter ativa na era digital. É o que aconteceu, por exemplo, com um fabricante de placa em acrilico para fachada.

Com base nisso, entende-se que a transformação digital é um processo de mudança de mentalidade na corporação que começa a usar a tecnologia para cumprir o objetivo e se modernizar.

Mais do que isso, o negócio consegue melhorar seu desempenho, aumentar o alcance do mercado e ampliar os avanços tecnológicos que geram impactos em pessoas do mundo inteiro.

São mudanças que geram impactos radicais nas companhias e mesmo com todo o avanço e benefícios, ainda se vê muitos negócios que não investem. Mas isso acontece porque muitas marcas acreditam que transformação digital é algo simples.

Existe a crença de que a marca passa por esse processo quando cria um perfil nas redes sociais, um site institucional e um blog corporativo. De fato, estar presente na internet é muito importante, mas não é a única coisa a ser feita.

Quando um fabricante de bolsa personalizada para aniversário passa pelo processo de transformação digital, investe em uma mudança radical em sua estrutura e a tecnologia passa a ter papel estratégico e não apenas presença superficial.

É algo que leva muito tempo e negócios de todos os tamanhos conseguem fazer essa implementação, uma vez que não se resume a condições financeiras.

Os negócios precisam entender que o processo envolve trabalho colaborativo para que seja alcançado, e é exatamente isso que faz da transformação digital um grande desafio.

Importância da transformação digital

Esse processo envolve a implementação de novas tecnologias, talentos e metodologias que ajudam o negócio a manter a competitividade dentro de um panorama tecnológico que muda constantemente.

A partir de 2020, muitas empresas perceberam a necessidade de se adaptar rapidamente a diversas mudanças, como pressões referentes ao tempo de entrada no mercado e interrupções repentinas na cadeia de suprimentos.

Além disso, precisaram encarar rápidas mudanças nas expectativas dos clientes, o que exigiu a adoção de estratégias de transformação digital para que pudessem continuar dominando o mercado.

Existem diversos motivos que explicam a importância da transformação digital, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora na experiência do cliente;
  • Redução de custos operacionais;
  • Funcionários mais engajados.

Se um fabricante de brindes personalizados para festas fizer uso de tecnologias emergentes, como armazenamento em nuvem, conseguirá poupar tempo e aumentar a eficiência das atividades internas.

O uso de tecnologias digitais, como no caso da inteligência artificial, traz mais autonomia para os colaboradores e eles podem se concentrar em tarefas mais complexas.

Também existe a análise de dados por meio de machine learning que consegue fornecer informações para atingir as metas e objetivos do negócio rapidamente.

Os clientes esperam que os produtos e serviços estejam disponíveis constantemente e em diferentes canais. Também desejam acessar sites e sistemas de comunicação convenientes, por meio de seus dispositivos móveis.

Isso mostra que a transformação digital também gera impactos na experiência dos consumidores, uma vez que é possível desenvolver aplicações e fluxos de trabalho móveis, além de rastrear e atender pedidos com mais rapidez.

Um fabricante de bateria automotiva tem mais facilidade para envolver-se com os clientes em tempo real e adotar a inteligência artificial. Também melhora o suporte e o atendimento ao cliente por meio da automação.

O uso de tecnologias digitais consegue reduzir significativamente os custos operacionais, otimizando os processos existentes e reduzindo gastos com manutenção de equipamento, logística e entrega.

Também é uma forma de diminuir despesas com energia, despesas com recursos humanos e custos no atendimento ao cliente.

Dicas para implementar a transformação digital

Depois de entender o que é transformação digital e todos os benefícios que ela pode trazer para as empresas, chegou o momento de saber como implementá-la. Algumas dicas para isso são:

Mapear o que será mudado

A primeira coisa que precisa ser feita é mapear todos os processos que vão passar pela transformação, priorizando áreas e a atividade.

Um fabricante de geladeira de inox espelhada pode fazer esse mapeamento por meio de pesquisas de opinião interna, dados nas redes sociais e acessos ao site. Essas informações são importantes para qualquer tipo de mudança.

Se o negócio tiver alguma dificuldade para definir o que deve ser priorizado, pode fazer uma gestão digital de documentos, pois isso ajuda a melhorar a organização, além de classificar e segmentar arquivos.

Descobrir as tendências do mercado

A segunda etapa é saber quais são as tendências tecnológicas que estão invadindo o mercado, uma vez que isso pode influenciar no desempenho da companhia.

O ideal é superar as expectativas do cliente e compreender quais são as necessidades do público. Isso requer o estudo de conceitos e ferramentas, bem como as mudanças no comportamento do consumidor.

Manter o foco no cliente

Independentemente da mudança que a organização quer implementar, o principal beneficiado deve ser o consumidor.

Antes de adotar qualquer ferramenta ou processo, um fabricante de cortina interna deve questionar se os benefícios da transformação em questão vão chegar ao usuário, afinal, a experiência do cliente é primordial.

Para não errar na escolha, recomenda-se desenvolver um software para trabalhar com experiência do usuário e sentir que o produto é personalizado e de acordo com as necessidades das pessoas.

Avaliar a cultura da empresa

A transformação digital só acontece se estiver totalmente equilibrada com as características culturais da companhia. Durante sua implementação, o negócio pode sentir a necessidade de fazer algumas mudanças nesse sentido.

É fundamental entender essa questão porque de nada adianta investir nos melhores softwares se a equipe não estiver preparada para utilizá-los e tampouco encorajada a participar do processo.

Dentro de um fabricante de coxinha congelada para fritar, todos precisam estar de acordo com a mudança.

Para garantir a participação uníssona, vale a pena investir em treinamentos com os setores que vão ser mais impactados pelas transformações e oferecer um período de adaptação.

A empresa precisa se preocupar com seu capital humano e investir em capacitação para as equipes, de modo que possam enfrentar essa nova realidade.

Explorar automação

A automação é um processo que facilita as tarefas do dia a dia, garante uma comunicação mais ampla e integrada entre as áreas do negócio, além de reduzir custos operacionais e tempo para realizar as atividades.

Para um fabricante de caixa box personalizada, é um grande motivador, uma vez que o profissional reduz o tempo gasto com atividades repetitivas e cansativas e passa a usar seus conhecimentos para necessidades complexas.

Considerações finais

Quando se fala em transformação digital, rapidamente as pessoas relacionam esse processo com a chegada da internet e dos canais digitais. Mas dentro de uma empresa, ela está muito além das redes sociais e do site institucional.

É necessário que ocorra uma mudança no mindset e na cultura do negócio para que possa de fato digitalizar diversos processos internos, aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar a qualidade das soluções e aumentar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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