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Aprenda a criar um persona em 5 passos

Para uma empresa se beneficiar do marketing digital, ela deve utilizar as ferramentas para tornar seu trabalho mais simples. A persona é um dos recursos que promove ações positivas.

Quem atua na área de publicidade ou marketing provavelmente já sentiu a necessidade de entender melhor o público-alvo da empresa em que trabalha. E esta informação é vital por várias razões.

Um dos benefícios é o potencial de criar produtos ou serviços que satisfaçam os desejos dos clientes. Além disso, é importante saber com quem o negócio vai falar para ter uma produção de conteúdo mais direcionada.

Na verdade, uma pessoa que está pesquisando o valor de um piano de meia cauda tem características diferentes de alguém que busca roupas de ginástica. Como resultado, não existe uma fórmula simples para o marketing digital, a customização é necessária.

Uma empresa que produz um material para seu site ou perfis de mídia social deve ter uma direção para garantir que o conteúdo seja realmente atraente.

Isso pode ser feito criando uma persona para a empresa. Na prática, as empresas devem saber com quem vão falar para garantir que o conteúdo atenda às expectativas.

Neste sentido, é altamente recomendável que uma empresa que ainda não possua esta componente a procure o mais rapidamente possível.

Ou seja, toda ação que uma empresa realiza deve ser voltada para a persona, isso não se limita às estratégias de marketing, pois essa persona também pode afetar a qualidade dos produtos e serviços.

Dessa forma, se torna importante entender o que é uma persona, a importância de ter uma bem definida, como utilizá-la e descobrir dicas para criar uma do zero.

Persona: O que é esse conceito?

Um negócio de auto elétrico automotivo, semelhante a um escritório de advocacia, já reconheceu que as pessoas que visitam o estabelecimento podem apresentar uma série de características semelhantes.

Levando em consideração esses fatores, ela pode ter mais chances de sucesso em suas campanhas. Nesse sentido, entender o público é fundamental para desenvolver a persona da marca.

A persona nada mais é do que uma representação fictícia de ideal para um negócio. É crucial ter uma base composta principalmente pelas características demográficas e comportamentais dos clientes.

Na hora de criar a persona, também é importante criar outros componentes que auxiliem no entendimento do perfil de quem compra da empresa. Desse modo se torna importante listar algumas características:

  • Informações pessoais;
  • Objetivos e sonhos;
  • O que as motiva;
  • Medos e preocupações;
  • Desafios que enfrentam.

É crucial para a empresa ter interagido com o público-alvo para retratá-lo com precisão. Isso facilita uma análise mais aprofundada, na qual os pontos em comum mencionados acima são destacados.

Nesse sentido, uma empresa do ramo de janelas automáticas, ou qualquer outro setor, que já possua uma base de clientes terá a maior oportunidade possível de entender seu público.

Claro que diferentes personas serão identificadas, mas isso é um aspecto positivo, pois demonstra a persona. Além disso, uma mesma empresa pode ter várias personas para formular suas estratégias.

Um aspecto importante deste estudo não deve ser focado apenas em clientes satisfeitos. Os insatisfeitos podem apresentar uma série de fatos significativos.

Afinal, é por meio da percepção do cliente sobre o seu produto que será possível reconhecer o que precisa ser melhorado e o que está fazendo sucesso no atendimento ao consumidor.

Por que as personas têm tanta importância?

Criar um personagem é essencial para o sucesso dos esforços de marketing e publicidade de qualquer tipo de negócio, independente do segmento.

Assim, seja para vender banner 2×2 personalizado ou prestar serviços jurídicos, ter uma persona é a forma mais direta de definir o tipo de conteúdo que deve ser criado para atingir os objetivos.

Além disso, esse cuidado é benéfico para ajudar a traçar estratégias de marketing direcionadas ao público que deve ser atingido. O tom e o estilo do conteúdo também são influenciados pela persona.

Não há como negar que a criação de conteúdo nem sempre é simples. Nesse sentido, a criação da persona é uma forma de ajudar a definir os temas que serão discutidos, resultando em maior participação.

Por fim, a persona auxilia no entendimento da localização dos potenciais compradores da informação, bem como a forma como eles preferem consumi-la.

Como utilizar a persona para obter mais resultado?

É crucial que qualquer empresa, de uma fornecedora de chopeira elétrica profissional completa ou lojas de roupas femininas, tenham personas projetadas para serem utilizadas em seus planos.

Com isso, a empresa consegue utilizar esse recurso para múltiplas finalidades, o que leva ao sucesso nas atividades cotidianas, como:

  • Produção de conteúdo bem direcionado;
  • Despertar a necessidade no público-alvo;
  • Compreender e sanar as dores do público;
  • Escolher os canais certos para estar.

Na realidade, o uso da persona é considerado quase obrigatório para empresas que desejam adotar múltiplas estratégias e alcançar resultados mais efetivos.

Como elaborar uma persona da forma correta?

Depois de entender o significado dessa estratégia, reconhecer sua importância e aprender a utilizar uma persona, é hora de agir.

Com essas sugestões, uma empresa de pin resinado personalizado ou de diversas áreas pode criar uma persona do absoluto zero.

Estabelecer características principais da persona

O primeiro passo é identificar as características da persona. Isso inclui definir características como nome, idade, profissão, hábitos, hobbies e preferências de compra.

Algumas empresas farão de tudo para tornar a persona mais realista, empregando um modelo visual da persona. Isso facilita, por exemplo, a criação da imagem de um potencial cliente interessado.

Coletar dados através de pesquisas

Realizar pesquisas com a base de clientes existente é uma forma criativa de obter as informações mais precisas possíveis para a criação da persona.

Uma sugestão é incentivar os clientes oferecendo um bônus, por exemplo, um voucher de desconto para uma compra futura de rack com painel madeira madeira ou qualquer outro produto que a loja comercializa.

Também é fundamental entender a relação entre o cliente e o negócio, então é possível perguntar ao cliente o que o levou a buscar suas soluções, como sua empresa utiliza o atendimento e qual é o seu maior atributo, segundo a perspectiva dele.

Criar cenários para preparação

É importante entender as situações comuns que levam as pessoas a comprar ou buscar informações em uma loja.

Criar hipóteses é uma forma prática de prever situações, com isso, são criadas soluções que facilitam a vida do cliente. Isso facilita que esses indivíduos se tornem clientes sem grandes dificuldades, eles percebem os benefícios da marca.

Criar mais de uma persona por vez

Com uma grande quantidade de dados, é necessário determinar quantas personas serão criadas para garantir que as ações pretendidas sejam realizadas.

É importante reconhecer que o número de personas não deve ser excessivo, principalmente porque criar vários perfis pode gerar confusão e baixa produtividade.

Na prática, existem vários perfis diferentes que se espelham pode afetar negativamente a qualidade do conteúdo, além de dificultar a criação de soluções efetivas para os clientes

Por isso, é fundamental que a criação da persona seja reduzida em tamanho, devendo ser eficaz ao considerar as características do público-alvo para garantir que as ações pretendidas tenham os resultados desejados.

Descrever a persona com todos os detalhes

Outra boa ação que pode contribuir para o desenvolvimento da persona de uma empresa que fornece coifa industrial ilha é descrever as personas criadas. Na primeira etapa, há um questionário que coleta informações.

Após a coleta desses dados, é interessante criar uma narrativa que facilite a equipe de marketing a idealizar situações e entender mais sobre a demografia dos consumidores que compram da empresa.

Com essas dicas, o processo de criação de uma persona se torna mais simples e eficaz, isso leva a que mais recursos sejam dedicados à criação de campanhas de marketing e publicidade que impactam diretamente o público e a empresa.

Considerações finais

Muitas das empresas que já utilizam o marketing na Internet têm dificuldade em afetar os clientes de maneira eficaz. Por isso, precisam entender como utilizar ferramentas que facilitem um trabalho mais personalizado e que gere retorno.

Um dos empreendimentos mais interessantes e produtivos é a criação de uma persona. Com isso, a marca não só consegue alterar suas ações, como também começa a conquistar seus clientes com mais facilidade.

Por isso, é fundamental aproveitar as sugestões deste artigo para criar uma persona do zero, que trará benefícios significativos para a empresa no dia a dia.

Além disso, a definição correta da persona ajuda a gerar uma conexão maior com o público devido a comunicação direta e customizada justamente para eles. Dessa forma, as empresas só têm a ganhar com a elaboração de personas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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